Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 61

O significado do Salmos 61 trata de um salmo de lamento real. Portanto vários dos comentaristas acreditam que Davi escreveu esse salmo de lamento real individual quando estava fugindo de Saul. No entanto, o próprio texto não registra tal informação (cf. Salmos 61:6 a). Davi se fortaleceu no Senhor – quando se sentiu fraco e inadequado – lembrando-se de sua Rocha e confiando em Suas promessas.

Pedido de salvação – (Salmos 61:1-2)

Davi começou este salmo, como fez muitos outros, pedindo a Deus que desse atenção à sua oração. Ele evidentemente se sentiu separado de seu próprio povo e de seu ambiente seguro nesta ocasião. A rocha que ele pediu pode ter sido um monte literal no qual ele poderia se refugiar, como Massada. Por outro lado, ele pode estar falando figurativamente de Deus (cf. Deuteronômio 32:4, 15, 18; 30-31 e 37 2 Samuel 22:2Salmos 18:31 e 46Salmos 28:1).

Confiança em Deus – (Salmos 61:3-8)

O desejo de Davi pela proteção de Deus baseava-se nas provisões prévias de libertação do Senhor para ele. Deus provou ser seu refúgio e torre de força. Agora o salmista desejava habitar na tenda ou tabernáculo do Senhor e desfrutar da proteção de Suas asas, como se fosse um pintinho ou um pássaro (cf. Salmos 17:8; 36:7; 57:1; Salmos 63:7; 91:4).

“O anseio do salmista por Deus (Salmos 61:1-5) é um motivo familiar nos Salmos como uma expressão de profundo amor por Deus que surge de grande adversidade (cf. Salmos 20; 21; 27; 42; 43; Salmos 63).” [Nota: VanGemeren,].

Portanto Davi sabia que Deus ouvira sua oração. A herança daqueles que temem o nome de Deus foi a prosperidade sob as promessas da Aliança Mosaica (Deuteronômio 29:9). Mas essas promessas incluíam vida longa e permanência na presença de Deus. Davi pediu a Deus que o tratasse com amor leal e verdade, para que ele realmente perseverasse em sua presente provação.

Promessa de louvor

No entanto, quando Deus o libertaria, Davi louvaria a Deus com cânticos, e continuaria a pagar suas ofertas prometidas regularmente no futuro.

Então os crentes podem pedir com confiança a Deus por libertação, com base em suas promessas e em sua antiga fidelidade. Mas esses recursos podem dar força quando nos sentimos vulneráveis ​​e sozinhos.

Fonte da explicação de Salmos 61:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.