Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 20

O significado do Salmos 20 trata a intercessão do povo ao rei. O povo levantou suas vozes a Deus a respeito de seu rei (Salmos 20:6) e orou para que Deus lhe desse sucesso neste salmo real (cf. Salmos 21:2). Refeições e holocaustos de adoração muitas vezes acompanhavam orações pela ajuda de Deus na adoração de Israel. Seu propósito não era apenas expiar o pecado, mas também buscar o favor de Deus e consagrar-se para a guerra (cf. 1 Samuel 7:9-11 Samuel 13:9-12).

A intercessão do povo

Antes de uma batalha com um inimigo, Davi encontrou encorajamento na intercessão de seu povo para confiar em Deus para a vitória. Este salmo dá um bom exemplo do que significa interceder por outro.

O povo antecipou a vitória na próxima batalha. Quando os soldados saíam para a guerra marchavam de acordo com suas tribos, e cada tribo tinha sua própria bandeira distintiva (cf. Números 2:2).

Davi estava confiante de que seria bem-sucedido no conflito vindouro porque era o ungido do Senhor. É claro que, se Davi fosse culpado de pecado, Deus poderia não ter lhe dado a vitória. No entanto, o rei acreditava que estava limpo e, com a intercessão de seu povo, sentia-se ainda mais seguro de que sairia vitorioso.

Ele repudiou a confiança nos instrumentos físicos de guerra mais sofisticados disponíveis, mas afirmou sua confiança no próprio Senhor para a vitória (cf. Êxodo 14; Juízes 4). O nome do Senhor se refere ao Seu caráter, reputação e natureza. Davi ganhou confiança ao meditar em seu Deus. O rei tinha certeza do sucesso. Muitas vezes, nos salmos, os escritores expressaram forte confiança ao descrever um evento ainda futuro como já tendo ocorrido com o resultado desejado, como aqui (Salmos 20:1-8).

A repetida intercessão do povo

Em vista da semelhança entre esta petição e a que abre este salmo, é provável que os israelitas também a tenham orado. Eles olhavam para Jeová como sua autoridade suprema e Aquele de quem a vitória deveria vir.

Os eleitos podem apelar a Deus pela vitória contra seus inimigos espirituais com confiança, quando estão andando com Ele, porque Ele está disposto e é capaz de subjugar os poderes das trevas. Deus nos assegurou de nossa vitória final (cf. 2 Coríntios 2:14). O salmo apresenta três elementos essenciais para a vitória enquanto o povo de Deus luta contra as forças do mal. Primeiro, deve haver um povo que ora (Salmos 20:1-5). Em segundo lugar, deve haver um líder confiante (Salmos 20:6-8). Terceiro, deve haver um Senhor soberano (Salmos 20:9).

Fonte da explicação de Salmos 20:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.