Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 21

O significado do Salmos 21 fala da alegria na força do Senhor. Portanto falando de si mesmo na terceira pessoa, o rei Davi deu graças a Deus por lhe dar a vitória sobre outro rei e seu reino. Ele reconheceu que foi a força do Senhor, não a sua própria, que lhe trouxe a salvação na batalha. Deus deu a vitória a Davi como um presente.

A coroa (Salmos 21:3) pode se referir à coroa literal de seu inimigo que os reis vitoriosos se apropriaram no tempo de Davi. Ou seja,  metaforicamente, poderia se referir a uma nova coroação que Davi acreditava ter recebido do Senhor ao conceder-lhe essa vitória. A vida de Davi estava segura, e muita glória e alegria vieram a ele como resultado da vitória.

Alegria na força de Senhor

Este salmo real de ação de graças é um companheiro do anterior, pois registra a ação de graças de Davi pela vitória que ele antecipou no Salmo 20. Davi viu sua vitória como uma recompensa por sua confiança em Jeová. Porque o Rei Altíssimo foi fiel às Suas promessas, Davi podia ter certeza de que permaneceria seguro em seu trono.

A mudança de pessoa indica que os súditos de Davi agora se dirigiam a ele. Porque ele confiou no Senhor e recebeu a vitória, o povo tinha certeza de que ele continuaria derrotando seus inimigos. A mão direita refere-se simbolicamente ao poder e autoridade. Os inimigos de Davi pereceriam como em um forno ardente e como por um animal faminto.

A Escritura muitas vezes usa o fogo como uma metáfora para a ira de Deus (por exemplo, Êxodo 19:18Hebreus 12:29Apocalipse 1:14). Deus cortaria a posteridade dos inimigos, então a derrota dos inimigos de Davi seria final (Salmos 21:1-9).

Antecipação de mais bênçãos

Mesmo que os inimigos de Davi se opusessem a ele, eles falhariam. Davi os faria fugir em retirada e lhes daria uma derrota devastadora descrita como atirar-lhes no rosto com suas flechas.

Evidentemente, Davi se uniu ao seu povo para exaltar o Senhor por causa de Sua força. Eles prometeram adoração contínua por Seu poder que trouxe vitória.

Quando o povo de Deus experimenta a vitória sobre seus inimigos espirituais, eles devem reconhecer que seu sucesso é obra de Deus para eles. Podemos esperar vitórias futuras na vontade de Deus porque Deus é leal às Suas promessas e forte o suficiente para vencer todos os inimigos (Salmos 21:10-13).

Fonte da explicação de Salmos 21:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.