Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 22

O significado do Salmos 22 relata a angustia de Davi. No entanto este salmo é bem conhecido por suas muitas citações e alusões no Novo Testamento. Este salmo, expressa os sofrimentos de Cristo. O Filho de Davi, que morreu às mãos de homens perversos.

Novamente Davi se sentiu frustrado pela falta de resposta de Deus aos seus clamores (cf. Salmos 13:1-4). Deus não responderia a Davi independentemente de quando ele orasse. O Senhor Jesus citou as palavras de Davi enquanto Ele estava pendurado na cruz (Mateus 27:46Marcos 15:34).

 Frustração e fé

Davi se sentiu abandonado por Deus e ridicularizado por seus inimigos, mas sua confiança estava no cuidado contínuo do Senhor. Mas o humor deste salmo contrasta dramaticamente com o do Salmo 21. Ou seja, neste, Davi se sentiu abandonado por Deus, e as ameaças de seus inimigos pesavam sobre seu coração. Ele evidentemente sentiu que a morte poderia estar próxima. Ele descreveu sua condição como enfrentando a execução.

No entanto, o Senhor respondeu à sua oração por ajuda. Nenhum cristão pode ler isso sem ser vividamente confrontado com a crucificação. Não é apenas uma questão de profecia minuciosamente cumprida, mas da humildade do sofredor – não há apelo por vingança – e sua visão de uma reunião mundial dos gentios. O motivo do justo sofredor que é tão proeminente neste salmo de lamento individual encontra seu cumprimento no Messias (cf. Salmos 69).

Apesar do silêncio de Deus, a confiança de Davi nele era forte porque ele sabia que Deus é santo, separado de todos os ídolos como o único Deus vivo e verdadeiro. Além disso, Deus ainda era o verdadeiro Rei de Israel entronizado no céu e louvado por Seu povo por quem Ele é. Além disso, Davi encontrou encorajamento ao se lembrar das respostas de Deus às orações dos antepassados ​​dos israelitas quando oraram em aflição e experimentaram libertação. Visto que Deus recompensou a confiança deles, Davi acreditou que também honraria a dele.

Verme

Portanto ao comparar-se a um verme, Davi estava expressando seus sentimentos de inutilidade, vulnerabilidade e desprezo aos olhos de seus inimigos. A figura retrata sentir-se menos que humano (cf. Jó 25:6Isaías 41:14). Esses inimigos o estavam insultando, desprezando e zombando de sua fé em Deus porque o Senhor não o estava resgatando (cf. Mateus 27:39Mateus 27:44). Balançar a cabeça pode significar rejeição (cf. Salmos 109:25) ou espanto (cf. Salmos 64:8Lamentações 2:15). Os inimigos do Senhor Jesus falaram essas mesmas palavras enquanto Ele estava pendurado na cruz (Mateus 27:42-43).

No entanto, Davi se fortaleceu ao lembrar que Deus o havia sustentado por toda a vida, mesmo desde o nascimento. Quando David era apenas um menino, ele aprendeu a confiar no Senhor, que o sustentou até os dias atuais (Salmos 22:1-10).

O clamor de Davi por ajuda – (Salmos 22:11-16)

Davi clamou a Deus para estar perto dele com ajuda salvadora, pois estava em grande perigo e não havia ninguém para ajudá-lo. Ele se sentia muito sozinho e vulnerável. O salmista sentiu que estava à mercê de seus inimigos, como uma pessoa está na presença de um touro ou leão perigoso. O gado cresceu grande e forte em Basã (ou Gileade), o território a leste do Mar de Quinerete (Galileia; cf. Números 32:1-5Amós 4:1).

Com muitas outras imagens gráficas, Davi descreveu como se sentia angustiado por causa dos ataques de seus inimigos. Quando a água se derramou no chão, ele não conseguiu se recompor para resistir a eles. Ele se sentiu dolorido e incapaz de se defender, como quando os ossos se deslocam. Seu espírito, em vez de permanecer firme, derreteu como cera quente. Ele se sentia tão desprovido de energia quanto um caco de cerâmica quebrado. Ele estava precisando de refrigério, como uma pessoa com sede anseia por água quando sua boca está seca. Concluiu que estava quase na sepultura, quase morto, porque o Senhor não o havia ajudado.

Davi comparou seus inimigos a cães selvagens que o cercaram e estavam esperando para acabar com ele. Ele já sentia como se tivessem começado a despedaçá-lo mordendo suas extremidades, mãos e pés. Anos depois, os inimigos do Senhor Jesus realmente perfuraram Suas mãos e Seus pés quando O pregaram na cruz (cf. Lucas 24:39-40).

Os inimigos e a agonia de Davi – (Salmos 22:17-18)

Então novamente, Davi seguiu uma metáfora de seus inimigos com uma descrição de sua própria agonia (cf. Salmos 22:12-15). Ele estava evidentemente fraco e emaciado; seus ossos estavam aparecendo proeminentemente sob sua pele devido à perda de peso produzida por sua angústia. Aparentemente seus inimigos tinham tanta certeza de que Davi pereceria que já estavam invadindo seu guarda-roupa e dividindo suas roupas entre si. Isso também aconteceu quando os inimigos de Jesus Cristo o crucificaram (Mateus 27:35).

“O Salmos 22 é uma imagem gráfica da morte por crucificação. Os ossos (das mãos, braços, ombros e pélvis) desconjuntados; a transpiração profusa causada por intenso sofrimento; a ação do coração afetada (Salmos 22:14), força esgotada e sede extrema (Salmos 22:15), as mãos e pés perfurados (Salmos 22:16, note, mas cp. João 20:20 também); nudez parcial com a mágoa da modéstia (Salmos 22:17), estão todos associados a esse modo de morte.

As circunstâncias que acompanham são precisamente aquelas cumpridas na crucificação de Cristo. O clamor desolado de Salmos 22:1 (Mateus 27:46); os períodos de luz e escuridão de Salmos 22:2 (Mateus 27:45); o tratamento desdenhoso e humilhante de Salmos 22:6-13; (Mateus 27:39-44); os lançamentos de sorte dos Salmos 22:18 (Mateus 27:35), foram todos literalmente cumpridos. Quando se lembra que a crucificação era uma forma de execução romana, não judaica, a prova de inspiração é irresistível”.

Oração pela libertação da morte – (Salmos 22:19-21)

Assim o salmista implorou a Deus que salvasse sua vida dos ataques fatais de seus inimigos, aos quais se referiu novamente como animais selvagens. Ele clamou a Deus para estar perto dele e agir rapidamente para salvá-lo.

Uma mudança marcante na atitude de Davi ocorreu no meio de Salmos 22:21 . Evidentemente, ele recebeu a certeza da ajuda do Senhor porque a última parte deste versículo expressa confiança em Sua libertação. Essa confiança pode ter chegado ao profeta por revelação direta. O restante do salmo continua esse tema da certeza confiante da salvação.

Em vista da libertação do Senhor, Davi prometeu louvar a Deus publicamente. Mais tarde, Deus salvou Seu Filho da morte, assim como Ele agora livrou o salmista dela. No caso de Davi, Ele o fez prolongando sua vida, e no caso de Cristo, pela ressurreição. O escritor de Hebreus citou este versículo em Hebreus 2:12 como uma expressão do louvor do Senhor Jesus a Deus por livrá-lo da morte em resposta à Sua oração (cf. Hebreus 5:7).

Louvor e encorajamento – (Salmos 22:22-31)

Em seguida, Davi convocou a congregação de Israel para se juntar a ele no louvor a Deus porque Ele veio em seu auxílio. Davi evidentemente fizera votos a Deus durante o tempo de sua aflição, que agora prometia pagar. Votos em Israel eram promessas de dar algo a Deus se Deus fizesse uma certa coisa pela pessoa que fez o voto, ou porque Ele já havia feito uma certa coisa por ela. As pessoas às vezes juravam coisas materiais, mas muitas vezes prometiam elogiar.

O propósito de Deus para Israel era que ela fosse um reino de sacerdotes mediando o conhecimento de Deus para todas as pessoas e trazendo todas as pessoas para um relacionamento com Deus (Êxodo 19:6). Davi tinha uma visão desimpedida desse propósito, como fica claro a partir dessa expressão de sua preocupação de que a libertação de Deus dele resultaria nos gentios se voltando para Jeová com fé. Afinal, Jeová é o Rei soberano que governa todas as nações, não apenas Israel (Salmos 22:28).

Está consumado

Todas as pessoas se curvarão diante dele, sejam elas ricas ou moribundas ( Salmos 22:29). Davi acreditava que seu testemunho de Deus o livrando da morte influenciaria gerações posteriores de pessoas a confiarem no Senhor. Porque Deus preservou este registro nas Escrituras, encorajou todas as gerações sucessivas a fazê-lo.

O registro de Deus libertando Jesus Cristo quando Ele clamou por salvação da morte (Hebreus 5:7) e Deus ouvindo e ressuscitando Ele encorajou muitos mais a depositar sua confiança no Deus de Davi. A última frase do versículo 31 é, “Ele quem o fez”, é semelhante ao clamor de nosso Senhor: “Está consumado” (João 19:30).

Filho de Davi

Este é um dos salmos messiânicos (Salmos 22:27-30 com Atos 2:30-31 e Filipenses 2:8-25; e com Hebreus 2:12). Ficou claro mais tarde, que não só registrou eventos reais na vida de Davi, mas também predisse eventos na vida do maior Filho de Davi, o Messias, Jesus Cristo. Davi provavelmente descreveu muitos de seus próprios sofrimentos figurativamente, mas suas descrições aconteceram literalmente nos sofrimentos, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Alguns comentaristas acreditavam que Davi não experimentou nada parecido com o que ele descreveu neste salmo, mas que suas palavras eram totalmente preditivas do Messias. Curiosamente, não há confissão de pecado ou imprecação aos inimigos neste salmo. Os sofrimentos da cruz de Nosso Senhor também estavam livres desses elementos.

O povo de Deus de todas as idades pode aprender com este salmo. Mesmo que pareça que o Senhor nos esqueceu e nos abandonou em tempos de extrema perseguição, podemos contar com Ele nos livrando da morte em resposta às nossas orações. Portanto nosso resgate pode vir pelo prolongamento de nossas vidas, como no caso de Davi, ou pela ressurreição, como no caso de nosso Senhor. Com esta garantia de libertação, podemos louvar a Deus ainda hoje e encorajar outros a confiarem e adorá-Lo também.

Fonte da explicação de Salmos 22:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.
  2. Versículos citados: Bíblia de Estudo de Genebra.