Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 23

O significado do Salmos 23 trata-se de uma unidade literária, com duas metáforas dominantes que expressam os cuidados e a bondade de Deus: o pastor e a mesa do banquete. Este é um salmo de confiança e confiança na bondade de Deus no presente e no futuro.

Davi comparou Jeová a um pastor enquanto recapitulava Suas bênçãos sobre sua vida (cf. Salmos 28:9Salmos 80:1). No entanto este era um papel familiar para Davi, que havia sido pastor de ovelhas quando jovem e que mais tarde se tornou pastor do povo de Deus como seu rei. Outros antigos reis do Oriente Próximo também se descreveram como os pastores de suas nações. Isaías mais tarde se referiu ao Messias como um pastor (Isaías 40:11). Este título foi aquele que Jesus Cristo reivindicou para Si mesmo (João 10:14) e que os escritores do Novo Testamento usaram para Ele (Hebreus 13:201 Pedro 5:4). Como pastor de Davi, o Senhor proveu tudo o que Davi precisava.

Deus como líder – (Salmos 23:1-4)

Então Davi refletiu sobre as muitas bênçãos de Deus para ele. E concluiu que Deus continuaria a ser fiel a ele e lhe concederia comunhão no futuro. Este é um salmo de confiança e confiança na bondade de Deus no presente e no futuro. “Profundidade e força fundamentam a simplicidade deste salmo. Sua paz não é fuga; seu contentamento não é complacência: há prontidão para enfrentar as trevas profundas e o ataque iminente. E o clímax revela um amor que não se dirige a nenhum objetivo material, mas ao Senhor Ele mesmo”. Como seu pastor, Deus forneceu a Davi descanso e nutrição espiritual. Alimento para a alma é a Palavra de Deus (Hebreus 5:12-141 Pedro 2:2).

O Senhor também provê refrigério e restauração espiritual. Esses benefícios vêm a nós quando aproveitamos a provisão de Deus da água da vida, que é a Palavra viva e escrita de Deus (João 4:10-14Efésios 5:26). Deus renova nossas forças e nos purifica através desses instrumentos. Assim Deus também orienta Suas ovelhas no caminho correto da vida para que não vaguemos sem rumo. Ele o faz em parte por causa de Sua própria reputação, como Aquele que prometeu dirigir Seu povo.

A proteção é a quarta bênção pela qual Davi deu louvor a Deus. As promessas da presença do Senhor nos asseguram de sua proteção em tempos de perigo quando tememos (Mateus 28:20Hebreus 13:5). A vara do pastor (um porrete usado no cinto) repelia os animais atacantes, e seu cajado (bengala) mantinha as ovelhas longe de perigos físicos, como precipícios. Da mesma forma, Deus vem em defesa de Seu povo quando nosso inimigos nos atacam. Ele também nos impede de entrar em situações espiritualmente perigosas que resultariam em nossa destruição (cf. Mateus 6:13).

Deus como provedor

Neste versículo, Davi descreveu Deus como um anfitrião e não como um pastor. Como um anfitrião gracioso, Deus oferece hospitalidade ao Seu povo. Ele nos supre com o que precisamos e desejamos generosamente, e Ele o faz, não nos removendo da presença de nossos inimigos espirituais, mas na presença deles.

No antigo Oriente, um anfitrião atencioso recebia um convidado de honra na proteção de sua casa derramando um pouco de óleo em sua cabeça (cf. Salmos 45:7; 92:10; 133:2Amós 6:6Lucas 7:46). A unção com óleo nas Escrituras retrata a concessão de Deus do Seu Espírito Santo ao crente (Êxodo 40:9-16Levítico 8:10-12; 1 Samuel 10:11 Samuel 16:131 Reis 1:39; e outros). O cálice de Davi simbolizava sua sorte na vida que transbordava de bênçãos abundantes (Salmos 23:5).

A resposta do crente (Salmos 23:6)

Davi percebeu que o bom e leal amor de Deus o perseguiria por toda a sua vida. Portanto seguir aqui não significa trazer a retaguarda, mas perseguir vigorosamente (cf. Salmos 83:15). Habitar na casa do Senhor (isto é, o santuário em Jerusalém) era uma imagem de desfrutar de plena comunhão e comunhão com o Senhor.

A palavra traduzida como “habitar” no texto hebraico implica morar depois de voltar para lá, em vez de morar já estando lá. Evidentemente, Davi não estava no santuário quando compôs este salmo, mas ansiava por voltar a ele muitas vezes.

Vale escuro

“É… improvável que o Salmo 23 se refira a uma vida após a morte na presença de Deus. Embora que nos versículos 4 e 6 em particular às vezes tenha sido assim entendido. O versículo 4 refere-se ao pastor divino guiando seu cordeiro (o salmista) através de um perigoso vale escuro (um símbolo para o perigo representado por seus inimigos, cf. Salmos 23:5).

“Embora o salmista possa não estar falando especificamente de uma vida após a morte na presença de Deus, no progresso da revelação suas palavras expressam tal esperança para o povo de Deus. Mas que agora entende as ramificações completas da afirmação do salmo de que Deus protege os Seus. Da mesma forma, as declarações em Salmos 17:15; 49:15; e 73:24 tornam-se, nos lábios de um cristão, um testemunho de fé na vindicação final dos justos de Deus, mesmo além da sepultura.

A bondade do Senhor para com Seu povo, conforme vista em Sua liderança e provisão para nós, deve nos motivar a apreciar nossa segurança nEle e a permanecer em comunhão com Ele.

Fonte da explicação de Salmos 23:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.