Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 24

O significado do Salmos 24 trata da soberania de Deus. Davi afirmou a soberania de Jeová sobre todas as coisas. Ele está acima de tudo porque Ele criou tudo.

Subida ao santuário –  (Salmos 24:1-6)

Portanto somente pessoas caracterizadas por atos justos e pensamentos puros podem entrar no lugar onde habita o glorioso Rei do Universo. A ocasião que inspirou a composição deste salmo é desconhecida. No entanto, em vista de seu conteúdo, muitos intérpretes acreditam que Davi pode tê-lo escrito quando trouxe a arca da aliança para Jerusalém (2 Samuel 6).  Mas talvez ele tenha escrito quando voltou de alguma vitória na batalha. Durante o exílio, os judeus desenvolveram a tradição de ler este salmo todos os domingos, celebrando o primeiro dia da Criação.

O salmista então se perguntou quem poderia entrar no santuário de um Deus tão grande no Monte Sião. Quem teria coragem de fazê-lo? Ações corretas (mãos limpas) e atitudes corretas (coração puro) são necessárias se alguém espera obter admissão à Sua presença. Além disso, idolatria e o falso testemunho, talvez representando todos os pecados para Deus e para o homem, desqualificam qualquer adorador em potencial.

Deus abençoará aqueles indivíduos – que buscam a comunhão de Deus seguindo os caminhos da justiça – concedendo seu desejo.  A “geração” daqueles que O buscam provavelmente se refere ao grupo que busca a face de Deus (ou seja, busca a Deus). O salmista se referiu ao Deus de Jacó aqui. Esta referência a Jacó traz à mente Jacó lutando com o Senhor para receber uma bênção dEle (Gênesis 32:24-32). Todos os que da mesma forma lutam para obter a bênção do Senhor pela busca da justiça receberão Seu favor, como Jacó recebeu.

Entrada do Rei – (Salmos 24:7-10)

Evidentemente, Davi imaginou em sua mente os portões fechados de Jerusalém como se fossem cabeças curvadas. Ele convocou esses portões personificados para que levantassem suas cabeças para que o grande Rei pudesse entrar. Normalmente as pessoas baixavam a cabeça quando a majestade passava, mas nesta figura os portões faziam o contrário. Levantar os portões refere-se a tornar os portões mais altos, maiores, para que um Deus tão glorioso possa entrar.

Davi explicou que este glorioso Rei era Jeová em resposta à questão dos portões personificados, e talvez do povo. O Senhor é glorioso porque Ele é onipotente, como visto em Sua vitória sobre Seus inimigos e Sua provisão de salvação. O Rei divino de Israel era totalmente glorioso porque Ele era invencível. Os “anfitriões” retratam os exércitos celestiais que o acompanham e apoiam.

Para sublinhar a glória de Jeová como o grande Rei, Davi repetiu a exortação e a explicação contidas em (Salmos 24:7-8), respectivamente. Esses versos reafirmam, em paralelismo sinônimo, o mesmo pensamento, e todos os quatro versos servem como um grito de vitória. “Vida longa ao rei!” “Vida longa ao rei!”

O povo de Deus deve honrar e glorificar o Senhor porque Ele é o mais forte de todos os Reis. Devemos perceber que a comunhão com tal Um requer pureza de pensamento, palavra e ação. Este será um salmo apropriado para recitar quando o Senhor Jesus retornar à terra para estabelecer Seu reino por 1.000 anos.

Trilogia

“Os Salmos 22, 23, , 24 formam uma trilogia. Nos Salmos 22, o bom Pastor dá Sua vida pelas ovelhas (João 10:11); nos Salmos 23, o grande Pastor, ‘trazido novamente dentre os mortos… pelo sangue da aliança eterna ‘(Hebreus 13:20), ternamente cuida de Suas ovelhas; em Salmos 24 o sumo Pastor aparece como Rei da glória para recompensar Suas ovelhas (1 Pedro 5:4).”

Fonte da explicação de Salmos 24:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.