Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 13

O significado do Salmos 13 trata de um lamento pelo sofrimento prolongado. Portanto como vários dos salmos anteriores, este também é uma oração que o salmista fez em meio à aflição. Davi descansou em confiança no Senhor, embora não visse alívio imediato de sua situação, possivelmente doença. Este salmo de lamento individual projetado para uso comunitário começa com soluços e termina com canto.

Lamento pelo sofrimento prolongado

No entanto o Salmo consiste em… três grupos de magnitude decrescente. Um suspiro longo e profundo é seguido, como de um peito aliviado. Ou seja, por uma oração já muito mais suave e meio calma; e isso novamente pela alegria da fé que antecipa a certeza de sendo respondida. Esta canção, por assim dizer, lança ondas constantemente diminuindo, até que se torna imóvel como o mar quando liso como um espelho, e o único movimento discernível finalmente é o da alegre ondulação do repouso calmo.

As perguntas retóricas expressavam a frustração de Davi e procuravam levar Deus à ação (ver  Salmos 6:3). Deus aparentemente se esqueceu de Seu servo ou estava se escondendo dele (ver Êxodo 2:24-25). Não tendo nenhuma palavra do Senhor, Davi teve que ouvir seu próprio raciocínio que ele considerava um pobre substituto. Nesse meio tempo, seu inimigo continuou a desfrutar da vantagem.

Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim? Será para sempre? Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto? Mas até quando terei de suportar este sofrimento? Até quando o meu coração se encherá dia e noite de tristeza? Até quando os meus inimigos me vencerão? (Salmos 13:1-3)

Petição de resposta

Davi precisava de informação e sabedoria em vista de sua necessidade.  Se ele morresse, seu inimigo, que também era inimigo do Senhor, já que Davi era o representante de Deus, concluiria que o havia vencido e se alegraria. O “sono da morte” pode ser uma metáfora para depressão e sofrimento profundos.

Seu pensamento é dominado por uma única ansiedade, a ansiedade de que ele possa vacilar em sua fé e perder a confiança em Deus e, assim, fornecer a seus adversários a oportunidade de obter uma vitória fácil (Salmos 13:4-5).

Confie na libertação final

Contudo apesar da falta de resposta de Deus, Davi continuou a confiar no amor leal do Senhor. Mas ele estava confiante de que Deus acabaria por libertá-lo e que ele se regozijaria no Senhor e cantaria louvores a Ele. Portanto a base dessa confiança era a bondade generosa de Deus para com ele no passado. Assim a bondade de Deus é um tema recorrente nos salmos.

A verdadeira canção de louvor explodiria assim que a libertação fosse realizada, mas o conhecimento de que a libertação estava chegando criou uma calma antecipada e uma sensação de confiança. Quando os céus parecem ser de bronze e sentimos que Deus se afastou de nós, devemos continuar a confiar Nele e esperar por Sua salvação. Podemos encontrar encorajamento lembrando-nos de Seu passado leal amor e bondade para conosco.

Eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. E, porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a ti, ó Senhor (Salmos 13:5-6).

Fonte da explicação de Salmos 13:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.
  2. Versículos citados : NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.