Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 6

O significado do Salmos 6 relata que este salmo consiste em um lamento individual. Tal como acontece em muitos lamentos, o salmista expressou sua confiança no Senhor, no fim do salmo.

Ansiedade em tempos de angústia

Por doença ou alguma outra situação deprimente, David fica angustiado, tanto no corpo quanto na mente. Isso o levou a examinar sua vida para ver se Deus está usando essa aflição para puni-lo por algum pecado. Mas  humildemente ele pede misericórdia a Deus.

Senhor Deus, não me repreendas quando estiveres irado! Não me castigues no teu furor. Tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido, e a minha alma está muito aflita. Ó Deus, quando virás me curar? (Salmos 6:1-3).

Em profunda angústia

Assim ele teme a morte, e sua dor e tristeza tornam-se mais angustiantes através dos ataques pessoais que seus oponentes fazem a ele.

Vem salvar a minha vida, ó Senhor Deus! Por causa do teu amor, livra-me da morte. Pois no mundo dos mortos não és lembrado, e lá ninguém pode te louvar. Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro. Por causa dos meus inimigos, os meus olhos estão inchados de tanto chorar, e quase não posso enxergar (Salmos 6:4-7).

O pensamento desses inimigos ímpios, no entanto, dá a Davi a confiança de que Deus o curará. Ele sabe que Deus se opõe aos ímpios, mas ajuda aqueles que o buscam humildemente.

Afastem-se de mim, vocês que fazem o mal! O Senhor Deus me ouve quando choro; ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações. Os meus inimigos ficarão envergonhados e apavorados; eles fugirão de repente, em completa confusão (Salmos 6:8-10).

Fonte da explicação de Salmos 6:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Versículos citados : NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.