Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 7

O significado do Salmos 7 trata do apelo de Davi a Deus para julgar sua causa. Então Davi apela a Deus, que é seu refúgio, para salvá-lo e resgatá-lo. Assim como uma pessoa falsamente acusada de assassinato podia encontrar abrigo na casa de Deus e apelar ao tribunal divino, assim também o salmista entregou seu caso a Deus. Seus protestos de inocência referem-se à acusações específicas.

Cuche, o benjamita

Entretanto durante o reinado de Saul, Davi ganhou muita fama para si mesmo. Saul ficou com ciúmes e tentou matar Davi. Quando Davi escapou, Saul o perseguiu cruelmente, sendo instigado por um grupo de cortesãos zelosos (provavelmente da tribo de Benjamim de Saul), que acusaram Davi de conspirar para derrubar o rei.

A época foi de considerável sofrimento e tentação para Davi, mas ele permaneceu sem culpa o tempo todo. Ele se recusou a fazer qualquer coisa contra Saul, a quem ainda reconhecia como o rei ungido de Deus. Tudo o que ele queria era salvar sua própria vida (1Samuel 20:1; 1Samuel 24:111Sm 26:9-10). Ou seja, Cuche, o benjaminita contra quem Davi escreveu este salmo, provavelmente foi um dos que falsamente acusaram Davi e instaram Saul a destruí-lo.

Perseguido injustamente por inimigos ferozes, Davi se volta para Deus em busca de proteção. Em uma declaração com palavras fortes, ele declara ousadamente sua inocência. Ele apela ao juiz do céu e da terra também para declarar sua inocência e, além disso, condenar seus inimigos (Salmos 7:1-9).

Confiança em Deus

A confiança de Davi é que Deus sempre age com justiça. Portanto, aqueles que são maus devem se afastar de seus pecados, caso contrário serão vencidos pelo julgamento de Deus (Salmos 7:10-13).

Visto que as más ações, mais cedo ou mais tarde, causam a queda daqueles que as praticam, Davi não precisa temer seus inimigos. Sua confiança na justiça dominante de Deus o fortalece em sua aflição atual.

Vejam como os maus imaginam maldades. Eles planejam desgraças e vivem mentindo. Armam armadilhas para pegarem os outros, mas eles mesmos caem nelas. Assim eles são castigados pela sua própria maldade, são feridos pela sua própria violência. Eu, porém, agradecerei a Deus a sua justiça e cantarei louvores ao Senhor, o Deus Altíssimo (Salmos 7:14-17).

Fonte da explicação de Salmos 7:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Autoria: Bíblia de Estudo de Genebra; Comentário.
  3. Versículos citados : NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.