Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 8

O significado do Salmos 8 fala da glória divina e a dignidade humana. Portanto este salmo pode ser chamado de poema de sabedoria. Pondera a exaltação, por parte de Deus, da humilde humanidade, outorgando-lhe domínio sobre a criação.

A Glória divina e dignidade humana

Deus é tão grande em majestade e poder que nada no universo pode desafiar seu governo soberano. Os louvores das crianças podem parecer fracos e simples, mas são suficientes para silenciar os inimigos de Deus. Deus usa o que parece ser impotente para vencer todas as forças hostis que seus inimigos podem reunir.

Ó SENHOR, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. O louvor dado a ti chega até o céu, e é cantado pelas crianças e pelas criancinhas de colo. Tu construíste uma fortaleza para te proteger dos teus inimigos, para acabar com todos os que te desafiam (Salmos 8:1-2).

Assim este poder majestoso de Deus é visto também na vastidão do universo que ele criou. Quão surpreendente, portanto, que Deus tenha dado a seres humanos fracos e insignificantes uma posição de dignidade que os torna únicos entre todas as coisas criadas; pois somente eles são feitos à imagem de Deus (cf. Gênesis 1:26-30).

Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares, que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei (Salmos 8:3-5).

Quão excelente é o teu nome sobre toda a terra

Contudo os seres humanos têm uma autoridade dada por Deus que os coloca no comando do mundo físico em que vivem. Tendo sido feitos à imagem de Deus, eles governam como representantes de Deus. Mas eles não são Deus; eles são meramente a imagem e representantes de Deus. Além disso seu primeiro dever é sempre prestar homenagem, adoração, louvor e glória ao Senhor e Deus a quem eles servem.

Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele: as ovelhas e o gado e os animais selvagens também; os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar. Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro (Salmos 8:6-9).

Mas por causa do pecado, a raça humana nunca cumpriu os propósitos de Deus para isso. Somente em Cristo as pessoas podem ser levantadas da vergonha e desesperança do pecado, e entrar na glória que Deus planejou para elas (Hebreus 2:6-91 Coríntios 15:21-28).

Fonte da explicação de Salmos 8:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Autoria: Bíblia de Estudo de Genebra; Commentary.
  3. Versículos citados : NTLH– Nova Tradução na Linguagem de Hoje.