Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 9

O significado de Salmos 9 relata que este lamento começa como se fosse um poema de ação de graças, mas existem algumas petições breves, mas estão intimamente relacionadas com as medidas de louvor. No entanto nos Salmos 9 e 10 encontramos outro tipo de versículo hebraico, o acróstico. (Outros acrósticos são os Salmos 25, 34, 37, 111, 112, 119 e 145). Em um acróstico, a primeira palavra de cada verso (ou estrofe) começa com uma letra diferente do alfabeto hebraico de 22 letras, movendo-se em ordem, por assim dizer, ‘de A a Z’. O acróstico neste caso se move ininterruptamente pelos Salmos 9 e 10, indicando que originalmente eles provavelmente formavam um salmo. A ausência de um título para Salmos 10 apoia essa visão. Os dois salmos parecem pertencer aos dias do reinado de Davi.

O louvor do Altíssimo

Davi começa com uma expressão de louvor a Deus, por causa de uma notável vitória que Deus deu a Israel sobre seus inimigos.

 Ó SENHOR Deus, eu te louvarei com todo o coração e contarei todas as coisas maravilhosas que tens feito. Por causa de ti eu me alegrarei e ficarei feliz. Cantarei louvores a ti, ó Deus Altíssimo. Quando apareces, os meus inimigos fogem; eles caem e morrem. Tu és um juiz justo e, sentado no teu trono, fizeste justiça, julgando a meu favor. Tu condenaste os pagãos e destruíste os maus; eles nunca mais serão lembrados. Arrasaste as cidades dos nossos inimigos; elas foram destruídas para sempre, e eles estão completamente esquecidos (Salmos 9:1-6).

Assim essa vitória ilustra a justiça perfeita de Deus em defender o que é certo e seu amor infalível em cuidar daqueles que confiam nele. Davi, portanto, chama toda a congregação para se juntar a ele neste hino de louvor (Salmos 9:7-12).

Oração pela intervenção divina

Ao relembrar os ataques do inimigo, o salmista agradecido lembra também como orou desesperadamente na crise e prometeu oferecer louvor público a Deus em seu retorno bem-sucedido a Jerusalém. Sabendo que Deus é justo em todos os seus julgamentos, o salmista tem a certeza de que Deus punirá os ímpios e cuidará dos fiéis (Salmos 9:13-18). No entanto ele pede a Deus que aja decisivamente contra aqueles que o desafiam e que lhes mostre que são meros seres mortais.

Vem, ó Senhor, e não deixes que os seres humanos te desafiem! Põe os povos pagãos diante de ti e julga-os. Faze, ó Senhor Deus, com que sintam medo! Que eles fiquem sabendo que são simples criaturas mortais! (Salmos 9:19-20).

Fonte da explicação de Salmos 9:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Versículos citados : NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.