Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Gênesis 1

O significado de Gênesis 1 trata da história da criação. A ciência moderna revelou tanto sobre as maravilhas e o tamanho do universo físico que os seres humanos podem parecer quase nada. Mas a Bíblia tem uma visão diferente.

Os seres humanos são sua principal preocupação, pois somente eles são feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:26). A história da criação é apenas uma introdução à história das relações de Deus com a raça humana. A Bíblia demonstra essa ordem de importância desde o início, ajustando a história da criação em apenas uma semana, na página de abertura de uma Bíblia de mais de 1.000 páginas.

A Bíblia nunca teve a intenção de ser um livro científico. Não está preocupado com o tipo de investigação que preocupa a ciência moderna. Se sua linguagem fosse a da ciência moderna, as pessoas em épocas anteriores não a teriam entendido, e as pessoas em épocas futuras a achariam desatualizada. O objetivo do relato da criação em Gênesis 1 não é ensinar teorias científicas, mas dar um relato curto e simples do início das coisas na linguagem que pessoas de qualquer idade possam entender.

A linguagem da Bíblia no livro de Gênesis

Como no resto da Bíblia, o livro de Gênesis foi escrito na linguagem cotidiana das pessoas da época. Por exemplo, a Bíblia fala dos quatro cantos da terra (Isaías 11:12) e dos pilares, bases e pedras angulares da terra (Jó 9:6Jó 38:4-6); mas se as pessoas usam essas declarações para negar que a terra é um globo, elas usam mal a Bíblia. Eles mostram um mal entendimento da natureza da linguagem da Bíblia.

No entanto, tais mal-entendidos ocorrem. Séculos atrás, as pessoas pensavam que o sol se movia em volta da terra, mas quando um cientista sugeriu que a terra se movia em volta do sol, ele foi condenado por não acreditar na Bíblia. O argumento que seus acusadores usavam era que a Bíblia diz que a Terra permanece quieta e o sol nasce e se põe sobre ela (1 Crônicas 16:30Eclesiastes 1:5).

 A Bíblia

A Bíblia fala dos céus e da terra como as pessoas comuns os vêem do ponto de vista na terra. O cientista pode falar do Sol como o centro do sistema solar, com a Terra como um planeta menor do Sol e a Lua como um pequeno satélite da Terra. Mas para as pessoas dos tempos antigos, e até para nós hoje, a terra onde as pessoas vivem é o centro do seu mundo. O sol é apenas a “luz maior para governar o dia” e a lua a “luz menor para governar a noite”.

Ao ler a Bíblia, precisamos entender não apenas o que a Bíblia diz, mas também o que ela significa. Quando diz que Deus ‘se senta acima do círculo da terra’ (Isaías 40:22), isso não significa que ele se senta no espaço em algum lugar acima do horizonte, mas que ele é o Senhor soberano do universo. Da mesma forma, quando diz que Deus “fez o homem do pó da terra” (Gênesis 2:7), isso não significa que ele pegou nas mãos uma bola de barro e a transformou em uma forma humana, como um padeiro faz um pão de gengibre homem, mas que ele fez do homem produtos químicos comuns. Dizem que até nós, que viemos por processos naturais de nascimento, somos formados de argila e feitos do pó da terra (Jó 10:9 ; Eclesiastes 3:20).

O trabalho do Criador

Deus se agrada quando as pessoas estudam sua criação e aprendem suas maravilhas (Salmos 111:2). A Bíblia nos diz que Deus é o Criador, e revela algo de seus propósitos na criação, mas se as pessoas querem descobrir como a criação física funciona, devem fazê-lo com muito trabalho, como Deus designou (Gênesis 3:19) . Deus não dá esse conhecimento por revelação direta. Como os vários órgãos do corpo humano funcionam, por exemplo, é um problema para a ciência médica resolver, não a Bíblia. O mesmo princípio se aplica a outros campos da ciência.

A ciência pode nos dizer mais sobre a criação de Deus, mas o faz de um ponto de vista diferente do da Bíblia. A Bíblia nos diz que Deus é quem fez essas coisas, e o cientista conta como ele pode ter feito isso.

Quando a Bíblia diz ‘Deus fez isso’ ou ‘Deus criou aquilo’, isso não significa que ele deve ter feito isso instantaneamente ou ‘magicamente’. Oramos: ‘Nos dê hoje nosso pão diário’ (Mateus 6:11), mas não esperamos que Deus trabalhe instantaneamente e jogue comida do céu em nossos pratos.

Deus é provedor

Esperamos que ele trabalhe através dos processos normais da natureza na produção das colheitas a partir das quais obtemos nossa comida trabalhando duro. Ainda agradecemos a Deus, pois sabemos que ele é o provedor de todas as coisas. Crentes e incrédulos podem concordar em como a natureza fornece comida à humanidade, mas os crentes acrescentam algo extra, porque vêem Deus trabalhando através da natureza.

As ‘leis da natureza’ são as leis de Deus. A ciência pode investigar o mundo físico e sugerir como algo aconteceu, mas não pode dizer quem fez isso acontecer. Os crentes podem, pois ‘pela fé entendemos que o mundo foi criado pela palavra de Deus’ (Hebreus 11:3).

Os crentes podem, portanto, hesitar em descartar uma teoria científica simplesmente dizendo: “Mas eu acredito que Deus fez isso”, porque a teoria pode ter sido da maneira que Deus fez. Quando o cientista nos diz como as chuvas caem ou como a grama cresce, não o contradizemos dizendo: ‘Mas a Bíblia diz que Deus faz a chuva cair, Deus faz a grama crescer’ (Mateus 5:45Mateus 6:30). Aceitamos ambos como verdadeiros.

O plano de trabalho em Gênesis 1

Como poderíamos esperar, o relato da criação em Gênesis é do ponto de vista da pessoa comum. A história é registrada como se alguém estivesse descrevendo a criação, não de algum lugar no espaço sideral, mas de sua morada na terra. A Terra é apenas uma parte muito pequena da criação de Deus, mas a história da criação na Bíblia se preocupa principalmente com a Terra e menciona outras características apenas em relação à Terra.

O relato de Gênesis preocupa-se em mostrar que Deus criou tudo do nada, que ele trabalhou do sem forma para o formado, do simples para o complexo. Descreve como ele trouxe o universo através de vários estágios, até que sua atividade criativa atingiu seu clímax em Adão e Eva. Seu design básico é dividir a história da criação em dois grupos de três dias cada. O primeiro grupo mostra como Deus criou as esferas básicas de operação (luz e escuridão; mar e céu; terra fértil), o segundo como ele criou os recursos dentro de cada uma dessas esferas (luzes do dia e da noite; criaturas do mar e do céu; criaturas da terra).

Esta história simples da criação, embora não pretenda ser uma descrição científica, não está em conflito com a ciência. As notas a seguir sugerem uma maneira pela qual o conhecimento científico, longe de nos levar a duvidar da história da criação do Gênesis, pode de fato nos dar uma visão mais significativa dela.

A criação

Inúmeros anos atrás, Deus, por seu poder e vontade soberana, criou o universo. A princípio, a terra estava sem características e na escuridão por causa da massa de água circundante, mas quando as densas nuvens de vapor d’água começaram a perder sua densidade, uma luz nebulosa veio dia após o sol invisível (1: 1-5; primeiro dia ) À medida que perdiam mais densidade, as nuvens de vapor circundantes subiam gradualmente da terra, produzindo uma distinção clara entre a superfície do oceano abaixo e o teto de nuvens pesadas acima (6-8; segundo dia). Enquanto isso, a terra estava secando e a terra se tornou visível. Formas de vida mais simples começaram a aparecer. Vários tipos de solos e condições climáticas produziram vários tipos de plantas, criadas de modo a continuar produzindo outras plantas de sua própria espécie (Gênesis 1:9-13; terceiro dia).

A nuvem pesada acima, que estava ficando cada vez mais fina, finalmente se rompeu. O sol, a lua e as estrelas, anteriormente ocultos, tornaram-se claramente visíveis. Seu efeito sobre a terra ajudou a produzir uma variedade de condições climáticas e um padrão de estações anuais (Gênesis 1:14-19; quarto dia).

Vida animal

À medida que a atividade criativa de Deus avançou, a vida animal começou a aparecer, com criaturas no mar e criaturas no ar, todas adequadas ao ambiente (Gênesis 1:20-23; quinto dia)  A terra também experimentou esse desenvolvimento da vida animal, até que também ficou cheia de todos os tipos de criaturas. Finalmente chegou o primeiro casal humano, que juntos representou o auge da criação de Deus. Como os outros animais, eles foram feitos para poderem se alimentar do que cresceu na terra e reproduzir sua própria espécie. Mas eles eram diferentes de todos os outros animais e receberam poder sobre eles; pois somente eles, de todas as criaturas de Deus, foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1:24-31; sexto dia).

O descanso de Deus após a criação do primeiro casal humano significou não que ele estava cansado ou inativo (pois continua a cuidar do que ele criou), mas que ele havia levado seu trabalho a esse objetivo. Tendo preparado a criação natural para a vida humana, Deus agora desejava que a humanidade desfrutasse dessa criação com ele (2: 1-3; sétimo dia).

A imagem de Deus

Sendo feitos à imagem de Deus, os seres humanos são únicos na criação de Deus. De alguma forma, eles são como Deus de uma maneira que nada mais é. Isso não significa simplesmente que certas ‘partes’ de seres humanos, como suas capacidades espirituais, morais ou mentais, refletem a natureza divina. A pessoa inteira está à imagem de Deus. Por causa dessa expressão de Deus dentro deles, homens e mulheres são, de certo modo, representantes de Deus na Terra. Ele os designou governantes sobre a criação terrena (Gênesis 1:27-28).

Sem a imagem de Deus dentro deles, as pessoas não seriam (de acordo com a definição bíblica) humanas. Mesmo se tivessem a aparência física de seres humanos, não seriam mais que criaturas do mundo animal.

A “animalidade” de um animal é em si mesma; a humanidade de uma pessoa não é. Depende de sua existência em Deus. É por isso que os seres humanos, apesar da dignidade e status dados por Deus, não podem existir independentemente de Deus. Eles podem querer e podem causar desastre como resultado (como pode ser visto na história de sua desobediência original), mas não podem destruir a imagem de Deus. A imagem de Deus dentro deles é o que os torna humanos.

Fonte da explicação de Gênesis 1:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.