Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 5

O significado do Salmos 5 nos diz que o salmista pede proteção contra os ímpios. Este lamento roga ao Senhor, em meio à aflição. Entretanto, o salmista também expressou confiança na proteção do Senhor. Ou seja, a aflição do salmista foi causada pela linguagem maligna dos ímpios.

O clamor a Deus, o Rei

Davi novamente relembra os ataques que certos inimigos fizeram contra ele. Isso o leva a considerar as diferentes atitudes que Deus tem para com os piedosos e os ímpios. Davi espera que Deus ouça suas orações e o salve de seus inimigos.

Salmo de Davi. Ao regente do coro-para flautas. Ó Senhor Deus, ouve as minhas palavras e escuta os meus gemidos! Meu Rei e meu Deus, atende o meu pedido de ajuda, pois eu oro a ti, ó Senhor! De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta (Salmos 5:1-3).

A razão para a confiança de Davi é que seus inimigos pertencem a esse grupo de pessoas cuja maldade traz apenas oposição de Deus. Em contraste, Davi adora a Deus com um coração verdadeiro e tem um desejo sincero de conhecer os caminhos de Deus e andar neles.

Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar. Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal. Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta. Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo. Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim (Salmos 5:4-8).

Julgamento

A fala dos ímpios revela o mal em seus corações, e por causa desse mal, Deus os punirá. Por outro lado, a alegria dos justos mostra seu amor por Deus e, por causa desse amor, Deus os protegerá.

Não se pode confiar no que eles dizem, pois só pensam em destruir. A sua conversa é uma bajulação macia, mas está cheia de engano e morte. Condena e castiga-os, ó Deus! Que os próprios planos deles os façam cair na desgraça! Expulsa-os da tua presença, pois eles muitas vezes quebram as tuas leis e se revoltam contra ti. Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria porque tu os defendes. Os que te amam encontram a felicidade em ti. Pois tu, ó Senhor Deus, abençoas os que te obedecem, a tua bondade os protege como um escudo (Salmos 5:9-12).

Fonte da explicação do Salmos 5:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Autoria: Comentário Bíblia de Estudo de Genebra.
  3. Versículos citados : NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.