Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 12

O significado do Salmos 12 trata de um pedido de libertação. No entanto a multidão de mentirosos e enganadores que cercavam Davi o levou a clamar a Deus por libertação para a minoria piedosa.

Pedido de libertação

Assim Davi depositou grande confiança nas promessas de Deus para libertar aqueles que O buscam para salvação. Isso não foi fácil para o salmista fazer, visto que em sua época, poderosos ímpios estavam tirando vantagem dos fracos e vulneráveis ​​(ver Salmos 11:3). O gênero deste salmo é provavelmente um lamento comunitário com uma declaração de confiança em Deus.

Pareceu a Davi, como aconteceu a Elias anos mais tarde, que os piedosos quase se extinguiram em Israel (ver Salmos 11:2-31 Reis 19:10-14). Mentirosos e bajuladores vacilantes substituíram gradualmente as pessoas que eram fiéis à sua palavra e aos seus compromissos.

Então Davi desejou que o Senhor acabasse com as afirmações bajuladoras e arrogantes daqueles ao seu redor. Além disso eles acreditavam confiantes que poderiam realizar qualquer coisa que escolhessem com suas mentiras e enganos (Salmos 12:1-4). Mas eles também repudiaram qualquer restrição de sua liberdade de expressão (ver Tiago 3:5).

Garantia de libertação

Não sabemos como Davi recebeu a garantia de que Deus lidaria com os mentirosos que o perturbavam. Foi uma visão profética, e pode ter vindo diretamente de Deus ou através de outro profeta. No entanto, em vista dos versículos que seguem, o salmista percebeu isso como uma promessa autorizada de Deus (Salmos 12:5). Este é o primeiro de vários salmos que contêm um oráculo de resposta do Senhor (cf. Salmos 60, 81, 95).

Em contraste com as promessas dos mentirosos que tanto frustraram Davi, a promessa do Senhor que ele havia recebido no versículo 5 era absolutamente pura (impecável) e muito preciosa. Ele podia confiar nisso completamente. Sete era o número que os israelitas associavam à obra perfeita de Deus, remontando à criação do cosmos em sete dias.

Davi recebeu encorajamento e confiança da Palavra de Deus que lhe assegurava proteção divina dos mentirosos presunçosos que encontrava por toda parte. Assim quando as pessoas buscam uma vida de vaidade e conduta vil, o engano verbal é abundante, mas Deus preservará os piedosos. Davi não resolveu o problema do mal, mas reconheceu que o mal está sob a plena soberania de Deus, que cuidará de Seus filhos.

As promessas do Senhor merecem confiança; elas são como a prata pura, refinada sete vezes no fogo. Ó Senhor Deus, guarda-nos sempre bem protegidos e livra-nos dos maus, pois eles andam por toda parte, e todas as pessoas dão valor àquilo que é mau (Salmos 12:6-8).

Fonte da explicação de Salmos 9:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.
  2. Versículos citados : NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.