Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 11

O significado do Salmos 11 trata de mais um salmo de refúgio. Ameaçado por seus inimigos, o salmista deposita
sua confiança em Deus.

Como princípio de vida, Davi buscou refúgio de seus inimigos no Senhor, sua Fortaleza. Consequentemente, quando seus conselheiros o exortaram a correr e se esconder em uma fortaleza física, ele se recusou a fazê-lo. Ele considerava Jeová um refúgio muito mais seguro do que qualquer fortaleza. Fugir como um pássaro descreve a fuga rápida para um lugar distante e seguro (cf. Salmos 55:6Salmos 124:7).

Conselho de desespero

Parece que Davi estava fugindo de um inimigo quando escreveu este salmo, mas não sabemos exatamente o que aconteceu. Ele expressou confiança de que, mesmo que a autoridade legal possa perecer, os piedosos podem confiar no Senhor para punir os ímpios e libertar os justos. A questão central neste salmo de lamento individual, com ênfase na confiança e ação de graças, é a perseguição dos justos pelos ímpios.

Ou seja, ímpios estavam atacando os justos e Davi em particular. Ele era o alvo de seus mísseis mortais. Eles podem estar atirando nele ou ele pode estar sob ataque verbal.

Assim os conselheiros tímidos de Davi evidentemente sentiram que os próprios fundamentos de sua nação corriam o risco de serem destruídos. Eles se sentiram angustiados a ponto de se distrair com essa possibilidade. Mas muitas pessoas de coração fraco se comportam de maneira semelhante hoje quando veem elementos fundamentais de sua sociedade sob ataque.

No entanto a perspectiva de Davi incluía o trono de Deus no céu, o símbolo de Seu governo real e autoridade para julgar. Lá ele visualizou o Senhor sentado em perfeito controle sobre a nação que Ele havia criado e prometido manter (cf. Habacuque 2:20). Os pagãos pensavam que seus deuses moravam em templos celestiais, mas Deus realmente morava. A descrição antropomórfica dos olhos e pálpebras de Deus (paralelismo) retrata Seu escrutínio minucioso e consciência precisa de tudo o que estava acontecendo em Israel. Ele não ignorava a situação de Seu povo.

Confiança em Deus

O teste do Senhor refere-se a Ele examinando os justos e os ímpios. Então ele se coloca contra as pessoas que amam o que Ele odeia, incluindo a violência, em oposição à Sua vontade.

Então Deus acabará punindo aqueles que se opõem à Sua vontade. Além disso, ele pode usar qualquer uma das inúmeras armadilhas e punições à Sua disposição. Mas Davi parece ter em mente a destruição de Sodoma e Gomorra (cf. Gênesis 19:24Ezequiel 38:22).

Deus odeia a violência e a punirá (Salmos 11:5-6), mas Ele ama a justiça e a recompensará com Sua comunhão, presença, proteção e favor. Mas ele admitirá os piedosos à Sua presença, e eles desfrutarão de Suas bênçãos. Ou seja, este é um prêmio maior do que a segurança física.

No entanto de tempos em tempos, parece que a sociedade como a conhecemos está desmoronando ao nosso redor. Os profetas da desgraça nos aconselham a tomar medidas drásticas para nos preservar ou pereceremos, dizem eles. Os piedosos devem lembrar que Deus ainda está no controle, e Ele cuidará daqueles que confiam nele e se comportam em harmonia com Sua vontade.

“Nosso Senhor Jesus também teve confiança no Pai quando enfrentou as tentações de Satanás e a hostilidade das pessoas. Quando nossos corações confiam nele, ele prometeu nos ajudar em situações de crise. A confiança no Senhor é uma marca de maturidade cristã “.

Fonte da explicação de Salmos 10:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.