Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 42

O significado do Salmos 42 trata do anseio do salmista por Deus. Como a água de um riacho sustenta fisicamente um cervo, assim o próprio Deus sustenta as pessoas espiritualmente (cf. João 4:14). O salmista tinha sede de Deus. Ele ainda não conseguiu obter o refresco de que precisava, mas esperava encontrá-lo em breve. O escritor sofreu nas mãos de inimigos atormentadores.

Observações:

No Livro 1, todos os salmos, exceto 1, 2, 10 e 33, reivindicam Davi como seu escritor. É provável que ele tenha escrito estes quatro também, embora eles não tenham seu nome (cf. Atos 4:25).

No Livro 2, os títulos identificam Davi como o escritor de 18 salmos (Salmos 51-65, 68-70). Mas ele também pode ter escrito aqueles com a notação “dos filhos de Coré” (Salmos 42, 44-49). Os filhos de Coré (cf. Números 26:10-11) foram músicos distintos (1 Crônicas 6:31-48). Coré era um bisneto de Levi que se rebelou contra a liderança de Moisés (Números 16:1-2). Alguns estudiosos acreditam que Davi escreveu esses salmos para que os filhos de Corá os executassem. Outros acreditam que os filhos de Corá os compuseram. Há grande semelhança entre o conteúdo desses salmos e os que Davi escreveu. Asafe escreveu Salmos 50, e Salomão compôs Salmos 72. Salmos 43, 66, 67, , 71 são anônimos.

O nome “Elohim” ocorre 164 vezes nesta seção dos Salmos, e o nome “Jeová” (“SENHOR”) aparece apenas 30 vezes. [Nota: Merrill, “Salmos”, .] Assim, pode-se pensar neste livro como “o livro de Elohim”.

Salmos 42

Contudo alguns manuscritos hebraicos antigos uniam os Salmos 42, 43 como um só. Isto é compreensível visto que o mesmo refrão ocorre em ambos (cf. Salmos 42:5; 42:11Salmos 43:5). O Salmo 42 expressa o anseio do escritor por Deus. [Nota: Para o significado de Masquil, veja minha nota sobre Salmos 32]. Consiste em duas estrofes, cada uma das quais termina com o mesmo refrão. Ambos os salmos são lamentos individuais. O cabeçalho identifica os filhos de Corá como os escritores (ou destinatários) deste salmo.

“Corá, Asafe, Hemã e Etã estão todos associados ao serviço e à música do santuário no reinado de Davi. Durante o tempo de Esdras e Neemias (século V AC), os cantores do templo ainda eram chamados de ‘filhos de Asafe’. Em vista do longo e contínuo serviço desses servos do templo, não podemos ter certeza absoluta de quando esses salmos foram compostos, mas se foram escritos no tempo de Davi ou tão tarde quanto Esdras, eles ainda são associados davídicos, e isso parece reforçar a natureza davídica dessas coleções.” [Nota: Bullock,.].

O anseio do salmista por Deus – (Salmos 42:1-5)

O escritor sofreu nas mãos de inimigos atormentadores. Mas ele ansiava por Deus, a quem ele esperava confiantemente capaz de louvar no futuro, quando o Senhor o livrasse.

Ou seja, em vez de beber de Deus, ele teve que beber a água de suas próprias lágrimas. Deus não estava suprindo suas necessidades naquele momento. O escritor lembrou-se com grande prazer dos tempos em que encontrou refrigério espiritual no santuário de Jerusalém, mas ainda não pôde voltar para lá.

Assim o salmista encorajou-se retoricamente, lembrando-se de que novamente louvaria a Deus. Ele precisava continuar a esperar em Deus até então.

A lamentação do salmista por causa de seus inimigos – (Salmos 42:6-11)

No entanto o salmista estava longe de Jerusalém e do santuário central. Evidentemente, ele estava perto da cordilheira do Hermon, que ficava ao norte do mar de Chinnereth (Galiléia). Além disso, o vale do Jordão é bastante largo ao norte deste mar e as montanhas do Hermon erguem-se a leste dele. O Monte Mizar é uma das colinas desta zona. Ficava muito longe do monte Sião, onde a arca morava nos dias de Davi.

Nesta estrofe, o escritor se concentrou em seus inimigos e não em Deus. No entanto, ele voltou à mesma expressão de confiança com que terminou a primeira estrofe.

O escritor via seus problemas como ondas caindo sobre ele, como se estivesse debaixo de uma cachoeira. Ele comparou o barulho das ondas aos seus problemas, que ele personificou como chamando um ao outro para vir e oprimi-lo.

No entanto, ele acreditava que Deus permaneceria leal a ele. Durante o dia, o Senhor derramava Seu amor ao salmista e, à noite, ele respondia louvando a Deus.

Em sua oração, ele também perguntava a Deus o motivo de seu contínuo sofrimento físico e emocional. A provocação repetida de seus inimigos esperançosamente moveria Deus para libertá-lo (cf. Salmos 42:3). Novamente o salmista encorajou-se com o refrão retórico (cf. Salmos 42:5).

Quando espiritualmente secos, nós que somos crentes devemos nos lembrar que Deus é suficiente para todas as nossas necessidades. Essa lembrança nos encorajará a continuar confiando nEle enquanto passamos por períodos temporariamente angustiantes. [Nota: Swindoll,.].

Fonte da explicação de Salmos 42:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.