Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 60

O significado do Salmos 60 trata de um lamento nacional. Portanto a ocasião para este salmo de lamento nacional (comunal) foi a vitória de Israel sobre os arameus e os edomitas (cf. 2 Samuel 8:131 Reis 11:15-161 Crônicas 18:12). Naharaim (lit. rios) e Zobah eram regiões em Aram. Nesta batalha, Joabe foi responsável por derrotar 12.000 edomitas (2 Samuel 8:13). O irmão de Joabe, Abisai, era o comandante de campo, e o escritor de Crônicas lhe deu o crédito pela vitória (1 Crônicas 18:12). Este é um salmo didático de acordo com o cabeçalho. Ou seja, Davi o escreveu para ensinar os leitores a confiar no Senhor quando encontrassem dificuldades semelhantes.

Um clamor por libertação na batalha – (Salmos 60:1-5)

Na batalha com os arameus, o inimigo de Israel a venceu temporariamente. Mas Davi viu essa derrota como um castigo do Senhor. Ele clamou em oração pela restauração nacional. Já que Deus permitiu a derrota, Ele era Aquele que poderia revertê-la.

Aparentemente, Davi quis dizer que Deus havia conduzido Seu povo para a batalha (dando-lhes uma bandeira) apenas para deixá-los cair diante de seu inimigo – a fim de ensinar uma lição a Israel. Davi agora pedia libertação divina para o povo escolhido. A mão direita de Deus representa seu poder. (Salmos 60:5-12 são idênticos a Salmos 108:6-13).

Um lembrete de vitória garantida – (Salmos 60:6-8)

No entanto, Davi citou uma profecia que ele recebeu garantindo o sucesso militar de Israel. Deus havia dito que daria Siquém e o vale de Sucote a Israel. Siquém é o local a oeste do Jordão onde Deus primeiro prometeu Canaã a Abraão e seus descendentes (Gênesis 12). Foi também onde Jacó viveu depois que voltou a Canaã da opressão de Padã-Arã e Labão (Gênesis 33:18-20). Sucote era o lugar a leste do Jordão onde Jacó se estabeleceu depois que Deus o libertou de Esaú, quando Jacó voltou de Padã-Arã. Ambos os lugares tinham associações com vitórias passadas sobre os arameus e o cumprimento das promessas de Deus com relação à terra. Usados ​​juntos, esses lugares representam a vitória em ambos os lados do Jordão.

Os lamentos anteriores dão lugar a um oráculo de encerramento. Gileade era o território prometido de Israel a leste do rio Jordão. O território tribal de Manasses se estendia sobre o Jordão. Efraim, a oeste do Jordão, era uma das tribos mais fortes e seguras de Israel. Ficava no centro-oeste de Canaã e era semelhante a um capacete na medida em que fornecia defesa.

Outras tribos

Deus havia prometido a Judá o direito de governar as outras tribos (Genesis 49:10), que o cetro simbolizava. Moabe serviria a Deus como lavatório; ou seja, seria reduzido ao status de servo. O povo de Deus experimentaria purificação ali enquanto lutava contra esse vizinho. Então Deus jogaria seu sapato em direção a Edom como um homem joga seu sapato em seu servo quando ele volta para casa. Evidentemente, isso era comumente feito no antigo Oriente Próximo. Ou seja, os edomitas, como os moabitas, eram servos de Deus, não Seus filhos no mesmo sentido que os israelitas. A tradução da NIV, “Sobre a Filístia eu grito em triunfo”, retrata Deus anunciando a vitória de Davi sobre os arameus para este inimigo.

Uma expressão de confiança em Deus – (Salmos 60:9-12)

Davi estava confiante em vista das promessas de Deus de subjugar os inimigos de Israel e dar-lhe a Terra Prometida. Ele levaria os israelitas à vitória final, embora tivesse permitido que sofressem uma derrota imediata.

Portanto, Davi reconheceu que a vitória tinha que vir de Deus. Os israelitas não poderiam obtê-lo sem Sua ajuda. No entanto, com Sua ajuda, eles poderiam e venceriam com valentia. Assim tanto a vitória como a derrota vêm de Deus. Consequentemente, os crentes devem olhar para Ele em ambas as situações, e devem confiar em Sua força sobrenatural e Suas promessas de aliança para o sucesso contra seus inimigos.

Fonte da explicação de Salmos 60:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.