Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 59

O significado do Salmos 59 trata de súplica em prol de libertação. A ocasião para este salmo de lamento individual foi evidentemente o evento que o escritor de 1 Samuel registrou em Salmos 19:8-14 , a saber: a tentativa de Saul de matar Davi em sua cama em casa. Davi pediu a Deus que o defendesse dos ataques de homens sanguinários e os humilhasse para que todos pudessem reconhecer a soberania de Deus. “O foco do salmo está em Deus, o Libertador (Salmos 59:1-9) e o Juiz (Salmos 59:10-17).”

A conspiração dos inimigos de Davi – (Salmos 59:1-5)

Davi primeiro clamou a Deus em oração, pedindo libertação de seus agressores. Os homens que o esperavam pretendiam matá-lo. O salmista sitiado explicou o motivo de seu pedido. Homens violentos estavam armando uma armadilha para ele, embora ele não tivesse feito nada para merecer sua hostilidade.

Davi novamente clamou por ajuda divina. Ele pediu a Jeová como o Deus dos exércitos e o Deus de Israel que viesse em seu auxílio. Ele ampliou seu pedido para incluir sua nação que sofria de forma semelhante nas mãos de vizinhos gentios hostis.

O triunfo de Davi sobre seus inimigos – (Salmos 59:6-13)

No entanto o salmista comparou seus inimigos a cães selvagens que ganham coragem com a calada da noite para ameaçar arrogantemente e atacar. Suas armas ofensivas incluíam suas palavras que eram semelhantes a espadas em seu poder destrutivo (cf. Salmos 55:21; 57:4; 64:6).

Davi sabia que Deus não se intimidava quando ouvia suas ameaças. Mesmo as contendas das nações não o perturbaram (cf. Salmos 2:4). A tradução da NVI, “Ó minha Força, eu te espero”, expressa muito bem a confiança de Davi no Senhor. Em vez de se sentir aterrorizado por seus assassinos, Davi confiou em seu Vingador.

Contudo Davi não queria apenas que Deus frustrasse os ataques de seus inimigos. Mas ele desejava que Deus usasse sua agressão como uma lição para muitas pessoas de como Deus lida com aqueles que se opõem a Ele e aos Seus ungidos.

A alegria de Davi em vista do livramento certo – (Salmos 59:14-17)

Voltando ao pensamento de seus inimigos se comportando como cães selvagens (Salmos 59:6-7), Davi lembrou ao Senhor de seus ataques cruéis.

Em contraste com o comportamento deles, o salmista expressou sua confiança confiante de que Deus frustraria seus antagonistas, como havia feito muitas vezes no passado. Ele ansiava por cantar louvores ao Senhor por Sua força, amor leal e proteção.

Mesmo quando nossos inimigos espirituais ameaçam nossa segurança, nós que somos crentes podemos confiar no Senhor com grande confiança. Ele não permitirá que nada nos separe de Seu amor (cf. Romanos 8:31-39). À medida que passamos por ataques, não devemos apenas nos fortalecer com lembretes de Sua completa adequação como nosso recurso, mas também devemos orar por sua glória.

Fonte da explicação de Salmos 59:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.