Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 2

O significado de Salmos 2 nos diz que ao passo que a maioria dos Salmos do reinado enfoca a atenção sobre a monarquia divina ou humana, o Salmo 2 integra artisticamente a ambas, contrastando o Rei divino e sua contraparte humana com os hostis “rei da terra”. Este salmo não tem título, embora Atos 4:25 indique que o escritor foi Davi.

Ou seja, o salmo provavelmente foi escrito para celebrar alguma grande ocasião nacional, como a coroação de um rei. Portanto foi um lembrete para o rei, o povo e as nações inimigas que o rei israelita era, em certo sentido, o filho de Deus, aquele através de quem Deus exercia seu governo (2 Samuel 7:11-16; cf. Êxodo 4:22). Por meio dele, Deus venceria toda oposição e estabeleceria seu governo na terra.

Na parte inicial do salmo, o oficial encarregado da cerimônia lembra aos ouvintes que pessoas rebeldes, como os líderes das nações inimigas ao redor de Israel, desafiam a regra que Deus deseja exercer por meio de seu rei ungido (Salmos 2:1-3).

A atitude e interferência de Deus

O rei responde que o grande poder de Deus faz qualquer demonstração humana de força parecer tão fraca que é risível. Como o rei é filho de Deus, seu representante adotivo, ninguém pode resistir ao seu poder conquistador. Seu governo se estenderá até os confins da terra (Salmos 2:4-9).

Depois de tal expressão de confiança em Deus, o presidente devolve o desafio aos rebeldes. Ele os chama a se submeterem ao governo de Deus, caso contrário, Deus pode se voltar contra eles em uma terrível destruição.

Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra. Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor. Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam! (Salmos 2:10-12).

Fonte da explicação de Salmos 2:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.