Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 1

O significado de Salmos 1 trata da vida do piedoso e da vida do ímpio. Assim este salmo é realmente uma introdução a toda a coleção. Mostra a vida dos piedosos e a recompensa que traz, e a vida dos ímpios e o julgamento que receberá. Deus é o controlador supremo do destino de cada pessoa e ordena tudo de acordo com sua própria justiça. Tanto em seu pensamento quanto em seu comportamento, os piedosos são diferentes dos outros.

Eles estão constantemente aumentando seu conhecimento da “Palavra de Deus” e, à medida que permitem que essa “Palavra” mude sua perspectiva e atitudes, seu caráter se torna cada vez mais semelhante ao de Deus. Suas vidas são marcadas por frescor, força e crescimento.

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! (Salmos 1:1-3).

O ímpio em comparação com o piedoso

Os pecadores, por outro lado, não têm qualidade ou estabilidade em suas vidas. Eles escolheram o caminho que não tem valor e, portanto, suas vidas trarão decepção e terminarão em desespero. Deus está no controle de todos os assuntos humanos, e ele determina a recompensa ou punição que resultará do modo como cada pessoa viveu .

Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição! (Salmos 1:4-6).

Fonte da explicação de Salmos 1:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.