Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Jó 42

O significado de Jó 42 trata do arrependimento de Jó para com Deus. Embora Jó não tenha a resposta para seus problemas, ele sabe agora que Deus tem – e Deus não falhará. Deus não deu a Jó nenhuma razão para seus sofrimentos, mas deu a Jó um conhecimento mais completo do Deus todo-poderoso e todo-sábio, e isso mudou o pensamento de Jó.

Jó se submete a Deus 

Agora Jó vê que Deus está acima de tudo e no controle de todos; ele se preocupa com os mínimos detalhes. Embora Jó possa não entender a razão pela qual Deus faz as coisas, ele tem certeza de que Deus está trabalhando de acordo com seus próprios propósitos, e esses propósitos são perfeitos. Jó foi vencido, mas também encontrou a paz, pois o Deus que lhe foi revelado é maior do que Jó jamais imaginou. Jó não exige mais nada de Deus. Ele apenas adora.

Humildemente Jó confessa a verdade da acusação de Deus contra ele de que ele ‘escureceu o conselho sem conhecimento’. Deus desafiou Jó a responder suas perguntas (ver Jó 38:2-3), mas Jó agora não tem nada a dizer.

Então, em resposta ao SENHOR, Jó disse: Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas (Jó 42:1-4).

Anteriormente, ele tinha um conhecimento teórico de Deus, mas agora ele conheceu Deus pessoalmente. Embora suas perguntas não sejam respondidas, ele mesmo está plenamente satisfeito (Jó 42:5-6).

Deus exalta Jó 

Os três amigos, apesar das verdades misturadas com seus discursos, agora são declarados errados. Jó, apesar de seu discurso precipitado e protesto irreverente, agora é declarado certo. Ao acusar Jó de grande pecado, os três amigos não falaram a verdade, ao passo que Jó, ao alegar ser justo e não culpado de grande pecado, agora provou ser verdadeiro.

A teoria dos amigos de que o sofrimento é sempre o resultado do pecado pessoal é provada errada, enquanto o desejo de Jó por um Deus justo é satisfeito. Os amigos confiaram em teorias tradicionais, enquanto Jó havia buscado a verdade. Os amigos falavam de Deus, enquanto Jó falava com Deus.
Jó não foi altivo na vitória, nem os amigos foram amargos na derrota. Em perdão amoroso, Jó orou pelos amigos, e em humilde arrependimento os amigos pediram perdão a Deus oferecendo os sacrifícios que ele exigia deles.

Depois que acabou de falar com Jó, o Senhor disse a Elifaz, da região de Temã: —Estou muito irado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram a verdade a meu respeito, como o meu servo Jó falou. Agora peguem sete touros e sete carneiros, levem a Jó e ofereçam como sacrifício em favor de vocês. O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a sua oração e não os castigarei como merecem, embora vocês não tenham falado a verdade a meu respeito, como Jó falou. Então Elifaz, que era da região de Temã, Bildade, que era da região de Sua, e Zofar, que era da região de Naamá, foram e fizeram o que o Senhor havia mandado, e ele aceitou a oração de Jó (Jó 42:7-9).

Deus restaura a prosperidade de Jó

Aparentemente Jó ainda não sabia (e possivelmente nunca soube) que a principal razão de seus sofrimentos era uma acusação feita contra ele por Satanás (veja 1:11; 2:5). Agora que Satanás estava errado, era justo que a antiga prosperidade de Jó e a felicidade da família retornassem. Ao mesmo tempo, poderia ter mostrado aos concidadãos de Jó, da única maneira que eles entendiam, que Deus estava satisfeito com Jó.

O ponto de virada nos sofrimentos de Jó veio quando ele orou por seus críticos. Sua doença foi curada, a boa saúde voltou, as crianças nasceram para substituir aqueles que morreram, e sua riqueza cresceu para o dobro dos dias anteriores. Depois disso, Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos. E morreu bem velho (Jó 42:10-17).

Fonte da explicação de Jó 42:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Versículos citados : NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.