Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de 2 Samuel 7

O significado de 2 Samuel 7 fala a respeito da aliança do Senhor com Davi, e a oração de Davi. Quando Davi expressou seu desejo de edificar a Deus uma morada simbólica permanente, Deus o lembrou através do profeta Natã que o Deus de Israel, o Senhor, não estava limitado a uma terra ou um lugar. Por essa razão, sua morada simbólica havia sido uma tenda, algo móvel e que poderia ser montado em qualquer lugar (2 Samuel 7:1-7).

A promessa de Deus e a oração de Davi (2 Samuel 7:1-29)

No entanto, como o povo de Israel não estava espiritualmente em uma condição em que o ideal para eles pudesse funcionar, Deus permitiria que construíssem o templo (assim como ele havia permitido que eles estabelecessem a monarquia). Mas a construção do templo não era de importância imediata. Deus estava mais preocupado que a casa de Davi fosse firmemente estabelecida – referindo-se não ao seu palácio, mas à sua dinastia (2 Samuel 7:8-11).

Davi teria uma linhagem de descendentes reais que governaria geração após geração em Israel. Portanto um deles construiria o templo de Deus. Mesmo que alguns reis se mostrassem indignos de suas bênçãos, Deus não alteraria seus propósitos. Ele havia escolhido a dinastia de Davi como o meio de trazer o Messias, o Salvador do mundo (2 Samuel 7:12-17; cf. Salmos 2:7-9; Salmos 89:19-37; Mateus 22:42; Atos 13:22-23).

O estabelecimento de Davi como rei de Israel foi incrível o suficiente, mas até isso parecia uma coisa pequena em comparação com a dinastia permanente que Deus agora lhe prometera. Assim profundamente humilhado, David mal sabia o que dizer. Ele só podia louvar a Deus por tudo o que havia feito, tanto por Davi pessoalmente quanto pelo povo de Israel como um todo. Davi orou para que Deus cumprisse sua promessa e que seu povo nunca deixasse de louvá-lo (2 Samuel 7:18-29).

Fonte da explicação de 2 Samuel 7:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.