Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 3

O significado de Salmos 3 relata que o salmista cercado de aflições e clamando ao Senhor em sua angustia, exprime profunda confiança em Deus.

Perseguição e conforto

O título que introduz este salmo, indica que Davi escreveu o salmo depois que seu filho Absalão se rebelou contra ele e tomou o trono de Israel (2 Samuel 15:1-29). Com muita angústia, Davi fugiu de Jerusalém, mas ainda confiava em Deus.

A rebelião de Absalão parece ser tão bem-sucedida que muitas pessoas pensam que Davi não tem chance de escapar. Ele parece ter pouca esperança de salvar sua vida.

Davi escreveu este salmo quando fugia do seu filho Absalão. Ó Senhor Deus, tenho tantos inimigos! São muitos os que se viram contra mim! Eles conversam a meu respeito e dizem: “Deus não o ajudará! ” (Salmos 3:1-2).

Mas a fé de Davi em Deus é inabalável. Ele se deita à noite sabendo que Deus ouve suas orações e o protege; ele acorda de manhã com confiança renovada.

Mas tu, ó Senhor, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem. Eu chamo o Senhor para me ajudar, e lá do seu monte santo ele me responde. Eu me deito, e durmo tranquilo, e depois acordo porque o Senhor me protege. Não tenho medo dos milhares de inimigos que me ameaçam de todos os lados (Salmos 3:3-6).

Salva-me, ó meu Deus

Os perigos que o enfrentam apenas aumentam sua confiança em Deus. Ele clama a Deus para que se levante e salve. Além disso, ele lembra que Deus feriu os inimigos no passado e quebrou os dentes dos ímpios. Assim ele reconhece que a salvação pertence ao Senhor. Ou seja, ele espera nada menos que a vitória total.

Vem, ó Senhor! Salva-me, meu Deus! Tu atacas os meus inimigos; tu humilhas os maus e acabas com o seu poder. És tu que dás a vitória. Ó Senhor Deus, abençoa o teu povo (Salmos 3:7-8).

Fonte da explicação de Salmos 3:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Versículos citados : NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.