Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 27

O significado do Salmos 27 trata da confiança em Deus apesar dos perigos. Davi expressou grande confiança ao olhar para o futuro porque Jeová era sua luz, salvação e defesa (fortaleza).

Confiança apesar do perigo – (Salmos 27:1-3)

No entanto muitos dos salmos começam com um lamento e terminam em confiança. Mas este começa com confiança, depois afunda em um lamento e finalmente se eleva novamente à confiança em Deus. Ou seja, os temas em comum com o salmo anterior incluem o tabernáculo de Deus, a dependência do Senhor e a esperança na libertação divina. Este pode ser um salmo real com características de um salmo de lamento.

No passado, quando os inimigos de Davi avançavam contra ele, tropeçavam e caíam porque Deus o defendia. Portanto, Davi disse que no futuro ele não temeria se um exército inteiro montasse acampamento e se preparasse para atacá-lo.

O maior presente que Deus poderia dar a Davi seria o privilégio de passar seu tempo contemplando e refletindo sobre as características maravilhosas de seu Deus. O salmista poderia conseguir isso bem em Israel perto da arca da aliança, onde Deus localizou Sua presença em um sentido especial. Ali os sacerdotes liam e estudavam a Lei mosaica e adoravam a Deus com orações e cânticos.

O templo em vista aqui não era de Salomão, pois Salomão ainda não o havia construído. Provavelmente foi a tenda que Davi construiu em Jerusalém para abrigar a arca – que era a sucessora do tabernáculo mosaico – que ficava em Gibeão durante o reinado de Davi.

Como no bem conhecido Salmos 23:6 , esta não é uma ambição de ser um sacerdote ou levita, mas para desfrutar da presença constante de Deus que é tipificada por seu chamado. Seu desejo é habitar na casa do Senhor. Contemplar a formosura do Senhor e inquirir em Seu templo. E nós também desejamos estar com Ele, contemplá-Lo face a face.

A fonte de segurança – (Salmos 27:4-14)

Ao buscar o Senhor, Davi obteria Sua proteção contra seus inimigos e uma base firme para sua vida. Esses inimigos não o perseguiriam até o santuário. A verdadeira segurança do salmista veio em buscar refúgio no próprio Senhor – que Seu tabernáculo apenas simbolizava. Davi tinha certeza de que o Senhor o exaltaria acima de seus inimigos eventualmente. Quando isso aconteceu, ele prometeu adorar ao Senhor com sacrifícios e louvor verbal.

Aparentemente, Davi não estava recebendo a ajuda de que precisava, então apelou fervorosamente ao Senhor. Na Lei mosaica, Deus disse ao Seu povo que se lembrasse Dele e se aproximasse Dele em vez de abandoná-Lo. Davi estava fazendo exatamente isso, então ele pediu a Deus que não o abandonasse ou permanecesse em silêncio quando ele pedia libertação. Ele lembrou ao Senhor que ele era Seu servo porque os senhores normalmente não negavam a seus servos o acesso à sua presença. Deus poderia rejeitar o apelo de Davi porque ele era um pecador, então o salmista reconheceu a possibilidade de que Deus o rejeitaria.

No versículo 10 provavelmente deveria ser uma declaração condicional: “Se meu pai…”. O ponto de Davi neste versículo era que mesmo que aqueles que mais o apoiavam na terra o abandonassem, ele sabia que o Senhor não o abandonaria.

Oração por socorro rápido

Davi precisava de instruções de Deus, pois seus inimigos estavam tentando pegá-lo. Ele temia que eles o condenassem falsamente se o Senhor permitisse que ele caísse em suas mãos.

A confiança de Davi em Deus voltou, e ele se alegrou com a perspectiva do livramento do Senhor. Ele encorajou a si mesmo e seus leitores a esperar por esse resgate, e fortalecer-se com fé em Deus (cf. Deuteronômio 31:7Josué 1:18Josué 10:251 Coríntios 16:13).

Os crentes podem permanecer positivos e confiantes sobre sua segurança espiritual à medida que se deleitam no Senhor. Quando o medo levanta a cabeça, a maneira de derrotá-lo é voltar a confiar em Deus.

Fonte da explicação de Salmos 27:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.