Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 17

O significado do Salmos 17 trata de um salmo de refúgio, cuja título é Oração. A urgência com que Davi clamou a Deus para atender sua petição sugere que ele estava em uma posição muito difícil. Então ele alegou estar representando uma causa justa ao fazer seu pedido, e assegurou a Deus que estava falando a verdade no que estava prestes a dizer. Ele visualizou Deus como o Juiz celestial e pediu uma decisão justa em Sua corte. No que se segue, o clamor por investigação da situação de Davi (Salmos 17:3-5) e vindicação da pessoa de Davi (Salmos 17:6-15) continua.

O apelo dos justos

O conteúdo deste salmo de lamento é semelhante ao do anterior, exceto que o perigo que Davi enfrentou quando escreveu este salmo foi mais ameaçador. Novamente ele se via como uma pessoa comprometida com Deus que vivia entre muitos outros que viviam para o presente. Ele orou por libertação de sua opressão e antecipou o futuro na presença de Deus. Uma forte preocupação com a justiça permeia todo o salmo (cf. Salmos 17:1-2Salmos 17:15).

Davi não estava pedindo a aceitação de Deus por causa de sua própria justiça. Mas ele alegou que no conflito atual, no qual pessoas más estavam se opondo a ele, ele não havia feito nada digno de seu antagonismo. Deus havia examinado as atitudes de Davi, bem como suas ações, e não tinha base para condená-lo. Além disso, Davi já havia feito um forte compromisso de não pecar.

Ele pede a Deus para ‘testar’ seu ‘coração’ (ver Salmos 7:9), ou seja, para colocá-lo em todo exame concebível. A sondagem do ‘coração’ (Salmos 17:3 a) é uma determinação da pureza e integridade do coração. Assim como a prata e o ouro passaram por um processo de refinamento e foram testados até que o ferreiro estivesse satisfeito com a pureza desses metais preciosos, o salmista pede um exame de sua pureza de devoção a Deus.

Davi também afirmou ter se mantido livre dos caminhos dos pecadores com a ajuda da Palavra de Deus. Ele havia buscado a maneira revelada de Deus para viver consistentemente. O salmista baseou seu pedido no amor leal de Deus por ele, como visto em Sua libertação daqueles que se refugiam nEle. Ele clamou a Deus para libertá-lo imediatamente (Salmos 17:1-7).

A petição de proteção

Portanto Davi pediu a Deus para mantê-lo longe dos ímpios do mundo que são viciosos e orgulhosos. A menina dos olhos evidentemente se refere à pupila, a fonte da visão. Com esta figura, Davi estava pedindo a Deus para mantê-lo no centro de Sua visão, não para deixá-lo fora de Sua vista, mas para manter Seus olhos nele. Davi também expressou sua necessidade de proteção cuidadosa de Deus, usando a imagem de um pássaro protegendo seus filhotes sob suas asas (cf. Deuteronômio 32:10-11Rute 2:12Mateus 23:37).

Qualquer que fosse a situação na vida de Davi à qual ele se referia neste salmo, fica claro nesses versículos que os inimigos de Davi o cercavam (figurativamente, se não literalmente, cf. Salmos 22:12-18). Assim eles decidiram matá-lo. Eles parecem estar confiantes em seu sucesso também. Seus olhos estavam em Davi assim como os do Senhor estavam (Salmos 17:8 a), mas havia ódio em seu olhar. Em vez de protegê-lo amorosamente como uma ave mãe (Salmos 17: 8b), eles estavam dispostos a despedaçá-lo e devorá-lo como um leão faz sua presa, esgueirando-se e atacando. O leão é um símbolo de força bruta e um apetite feroz (cf. Juízes 14:14), e assim fornece uma imagem adequada dos ímpios (cf. Salmos 7:2Salmos 10:9Salmos 22:13

A menção de Davi à espada do Senhor pode significar que ele esperava que Deus usasse um exército humano para libertá-lo, ou isso pode ser apenas uma maneira metafórica de falar sobre libertação. Sua descrição dos ímpios chama a atenção para o fato de que eles vivem apenas para o presente. Pois eles estão contentes com as muitas bênçãos que Deus dá a todas as pessoas nesta vida por meio de Sua “graça comum”. Eles se ocupam inteiramente com suas famílias e propriedades, excluindo os assuntos espirituais (Salmos 17:8-14).

A perspectiva para o futuro

Em contraste com os ímpios, Davi encontrou seu maior prazer em Deus, não nas coisas temporais deste mundo (cf. Filipenses 3:19-20). Alguns leitores assumiram que este versículo se refere à esperança de Davi de ver Deus depois que ele morreu.

No entanto, os versículos anteriores parecem apontar para um contraste: a preocupação dos ímpios com as coisas terrenas versus a preocupação de Davi com Deus durante suas vidas. O despertar em vista, então, não seria uma referência à ressurreição, mas ao despertar do sono dia após dia. É claro que um dia Davi realmente veria Deus, mas esse versículo não parece estar descrevendo esse evento. Fala antes do gozo de Davi na presença de Deus antes da morte (cf. Mateus 5:8Tito 1:15). A preocupação de Davi era mais a face e a semelhança de Deus do que sua futura ressurreição.

Certamente em tempos de oposição de pessoas ímpias cujas vidas giram em torno de assuntos materiais, os fiéis seguidores de Deus podem desfrutar da comunhão de Deus agora. Portanto eles também podem esperar a libertação divina e ver o Senhor um dia. Assim a esperança de Davi estava em um relacionamento contínuo com Deus, e a nossa também. Mas ele não teve a quantidade de revelação do que está além da sepultura que nós temos. Ele encontrou conforto em seu relacionamento com Deus nesta vida como sendo superior ao que os ímpios desfrutavam. Nós também, mas também sabemos que, além disso, quando morrermos, iremos à presença do Senhor e a partir de então estaremos com Ele (2 Coríntios 5:81 Tessalonicenses 4:17).

Fonte da explicação de Salmos 17:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.