Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 16

O significado do Salmos 16 trata da confiança que o salmista tem no Senhor. O versículo primeiro é uma espécie de sentença de tópico para a seção. É uma oração por proteção em alguma angústia não identificada baseada na confiança do salmista na proteção do Senhor (Salmos 16:1).

Alegria na angústia presente

Este salmo expressa a alegria que Davi experimentou em sua vida, por causa de sua confiança em Deus e comunhão com Deus, mesmo enfrentando perigos físicos angustiantes. Davi aparece neste salmo como o tipo de pessoa que ele descreveu no salmo anterior. Chisholm classificou este salmo como indiretamente messiânico (cf. Atos 2:22-31Atos 13:35-37), e Merrill o chamou de salmo de confiança.

Davi havia dito ao Senhor que Ele era sua única esperança. “Tu és o meu Senhor; tudo o que tenho de bom vem de ti”.  Uma evidência da confiança de Davi no Senhor foi sua escolha de manter a companhia de outros que confiavam e andavam com Deus. Ele os respeitava porque compartilhavam a majestosa qualidade de seu Deus.

Em contraste com esses santos piedosos estão aqueles que trocam a adoração ao Deus verdadeiro pelo que eles pensam que ganharão seguindo outros deuses (isto é, apóstatas). No entanto, eles só recebem tristezas multiplicadas. Davi recusou-se a juntar-se a eles na adoração de falsos deuses, ou mesmo mencioná-los, porque achava o que eles estavam fazendo de muito mau gosto (Salmos 16:2-4).

Herança valiosa

Davi falou com satisfação do Senhor como algo que alguém lhe havia dado. Ele comparou Deus a uma herança valiosa que lhe foi transmitida por seus antepassados ​​e ao vinho em uma taça que traz grande alegria e satisfação a quem o bebe. Ele também deu crédito a Deus por apoiá-lo em sua vida. As linhas que marcavam os limites da herança de Davi (isto é, a vontade de Deus) acabaram sendo boas linhas, pois prescreviam uma grande herança. Comparado a um terreno como o que foi dado às tribos israelitas quando entraram na Terra Prometida, Davi recebeu um lote agradável. Ele via sua herança como uma bela propriedade. Obviamente, ele estava agradavelmente contente com Deus e encontrou grande prazer nele.

Em vista desse deleite, Davi se propôs a abençoar ou louvar ao Senhor. Esta é a primeira de muitas referências à bênção ou louvor ao Senhor no Livro dos Salmos. Bendizer a Deus significa falar bem dele e, assim, louvá-lo.

Deus havia aconselhado Davi através de Sua Palavra. Davi recebeu conselho de Deus por meio dos livros previamente escritos do Antigo Testamento, por meio de outros profetas, como Natã e Gade, e por meio de revelações pessoais. O próprio Davi era um profeta, bem como um rei. É provavelmente a essas palavras pessoais do Senhor que Davi se referiu na segunda parte deste versículo (Salmos 16:5-7).

O foco principal

Porque o próprio Senhor era o foco principal da atenção e satisfação de Davi, ele sabia que ninguém iria abalá-lo de nenhuma maneira importante de sua estabilidade na vida (cf. Salmos 15:5 c). Davi descreveu dar a Deus o primeiro lugar em sua vida como tendo colocado Deus à sua direita, o lugar de maior honra e autoridade no antigo Oriente. Visto que Davi era um rei, o lugar que ele deu a Deus era especialmente honroso. Porque Davi delegou sua defesa a Deus, ele sabia que seu “homem de mão direita” não iria falhar com ele.

Pedro citou Salmos 16:8-11 no dia de Pentecostes como uma profecia messiânica (Atos 2:25-28). Essas palavras eram verdadeiras para Jesus Cristo. Eles se aplicam a Ele.

Evidentemente, Davi recebeu uma revelação especial do Senhor de que não morreria então, mas escaparia de qualquer aflição que estivesse enfrentando (cf. Salmos 16:7 a). A frase “minha glória se alegra” (NASB) significa que Davi se alegrou porque sua glória como uma pessoa viva abençoada por Deus continuaria a ser uma fonte de alegria para ele. Deus pouparia sua vida. É claro que Davi não quis dizer que viveria para sempre, ignorando a morte. Ele só quis dizer que não morreria então. Davi era o “santo” de Deus ( Sl 16:10 ) em que Deus o havia separado para um propósito especial e porque sua vida era de fato de Deus, como ele descreveu anteriormente neste salmo.

O Messias

O apóstolo Paulo se referiu a Salmos 16:10 como uma profecia messiânica da ressurreição de Jesus Cristo ( Atos 13:35). Esta é uma das poucas referências claras à ressurreição no Antigo Testamento (cf. Isaías 26:19Daniel 12:2).

“O Salmo 16 é uma predição da ressurreição do Rei. Como profeta, Davi declarou que, não em Seu primeiro advento, mas em algum momento posterior à Sua morte e ressurreição, o Messias assumiria o trono davídico. Cp Atos 2:25-31 com Lucas 1:32-33 e Atos 15:13-17 .”

Confiança na libertação futura

O salmista contava com Deus dando-lhe mais revelação sobre o caminho a seguir para que ele experimentasse a vida em vez da morte. Esse caminho o levaria eventualmente à presença de Deus, onde a alegria de Davi seria completa. Prazeres sem fim viriam da mão direita de Deus (cf. Salmos 16:8b).

Pedro e Paulo viram em Salmos 16:8-11 , e em Salmos 16:10b , respectivamente, profecias concernentes à ressurreição de Jesus Cristo (cf. Atos 2:25-28Atos 13:35-37). O que Davi estava confiante de que Deus faria por ele, ou seja, livrá-lo da morte, foi o que Deus também fez pelo maior filho de Davi, o Senhor Jesus. No caso de Davi, Deus fez isso adiando sua morte, mas no caso de Jesus Ele o fez ressuscitando-o. O que Davi estava confiante de que Deus faria por ele, Deus também fez por Cristo, só que de uma maneira diferente.

Como cristãos que estão lendo este salmo hoje, nós também podemos nos regozijar como Davi fez, que o Senhor preservará aqueles que se refugiam nele. Ele até nos livrará da morte, talvez prolongando nossas vidas temporariamente como fez no caso de Davi, mas definitivamente nos ressuscitando como fez com Jesus Cristo (cf. 1 Coríntios 15:202 Coríntios 5:8Filipenses 1:23).

Fonte da explicação de Salmos 16:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.