Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 15

O significado do Salmos 15 trata de perguntas e respostas de Davi. Em sua oração, o salmista perguntou a Jeová quem poderia ter comunhão com Ele, ou seja, que tipo de pessoa. “Permanecer na tenda do Senhor” ou santuário (isto é, o tabernáculo que Davi havia erigido) e “morar em Seu monte santo” (isto é, o Monte Sião) representam uma pessoa que é hóspede de Deus. Os hóspedes no antigo Oriente Próximo eram aqueles que tinham um relacionamento íntimo com seu anfitrião, que lhes havia estendido sua proteção e provisões (ver Salmos 5:4).

A pergunta de Davi

Nesse salmo, Davi refletiu sobre a importância de um caráter puro para aqueles que adoram a Deus e têm um relacionamento íntimo com Ele. Estilisticamente, começa com uma pergunta e termina com uma promessa (ver Isaías 33:14-16). Esse estilo marca a literatura de sabedoria, e muitos estudiosos consideram isso um salmo de sabedoria. A pessoa sábia neste salmo contrasta com o tolo no anterior.

O padrão de perguntas e respostas aqui pode ser modelado no que acontecia em certos santuários no mundo antigo, com o adorador perguntando as condições de admissão e o sacerdote dando sua resposta. foi uma lista de requisitos rituais (ver Êxodo 19:10-151 Samuel 21:4), aqui, surpreendentemente, a resposta do Senhor sonda a consciência.

Pessoa de integridade

Oito características descrevem esse tipo de pessoa com mais detalhes. Juntos, eles retratam uma pessoa de integridade.

  • Ele fala a verdade com sinceridade, ao invés de ser de língua dobre, ou seja, não dizendo o que é verdade algumas vezes e mentindo em outras vezes (Salmos 15:2 c).
  • Não calunia outras pessoas dizendo coisas falsas e destrutivas sobre elas (Salmos 15:3 a).
  • Ele não faz mal ao seu próximo (ou seja, qualquer um com quem ele entra em contato, Sl 15:3 b; ver Provérbios 14:17-24).
  • Porém ele não inicia ou propaga informações que desacreditem os outros (Salmos 15:3 c).
  • Ele não aprova aqueles que se afastam do Senhor, mas honra os outros quando eles escolhem seguir os caminhos de Deus ( Salmos 15:4 ab).
  • Assim ele cumpre suas promessas mesmo quando isso lhe custa (Salmos 15:4 c). “Sua honra é mais importante que sua carteira.
  • Não cobra juros sobre o dinheiro que empresta a seus irmãos, aproveitando-se assim de sua fraqueza (Salmos 15:5 a; ver Êxodo 22:25Levítico 25:36).
  • Ele não perverte a justiça para sua própria vantagem e assim traz dificuldades aos outros (Salmos 15: 5b; c); (ver  Deuteronômio 27:25).

Concluindo, Davi observou que tal pessoa experimentará estabilidade em sua vida, bem como desfrutará de comunhão íntima com Deus.

Um crente precisa ter certeza de que está andando na vontade de Deus consistentemente para desfrutar de comunhão com Deus e estabilidade em sua vida.

Fonte da explicação de Salmos 15:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.