Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 95

O significado do Salmos 95 trata de um convite para adorar a Deus porque ele é o salvador. Portanto o salmista exaltou Jeová como o grande Rei acima de todos os deuses e exortou os israelitas a adorá-lo somente ao invés de descrer nEle. Os tradutores da Septuaginta creditaram a Davi a escrita deste salmo, que o escritor da Epístola aos Hebreus seguiu (Hebreus 4:7). Este é outro salmo de “entronização” (cf. Salmos 47, 93, 96-99).

Exortação para louvar o soberano Senhor – (Salmos 95:1-7a)

Assim esses versículos introdutórios convidam a congregação a glorificar o Senhor em cânticos para sua salvação. A frase “rocha da nossa salvação” combina as ideias de segurança e libertação. Deus é Aquele que dá segurança ao prover libertação do perigo.

Contudo a grandeza de Jeová se manifesta em sua superioridade, sobre todos os chamados deuses que os pagãos adoravam. Eles veneravam deuses que supostamente governavam as cavernas da terra, e outros que pensavam viver nas montanhas. Ainda outros receberam crédito por controlar os mares e outros a terra. No entanto, Jeová é o Rei de todos eles. Ou seja, Ele é o verdadeiro governante.

Deus foi o Criador de Israel em um duplo sentido. Ele criou a nação e a redimiu (cf. Deuteronômio 32:6). Ele também era o Pastor de Israel, e os israelitas eram suas ovelhas.

Exortação para crer no soberano Senhor – (Salmos 95:7b-11)

Israel, no entanto, tinha sido um rebanho rebelde no passado. Isso levou o escritor a alertar o povo a evitar os pecados que resultaram nas peregrinações pelo deserto, “a marcha fúnebre mais longa do mundo”. [Nota: Wiersbe, The . . . Sabedoria ., pág. 265].

Em Meribá (lit. contenda; Êxodo 17:1-7Números 20:2-13) e Massá (lit. teste; Êxodo 17:1-7). Israel testou Deus exigindo que Ele provesse para eles em seus termos. Eles deveriam simplesmente ter continuado a confiar e obedecer a Deus. Talvez o escritor tenha mencionado essas rebeliões, e não outras porque elas revelam tão claramente a ingratidão, e a obstinação que finalmente resultaram em Deus, sentenciando aquela geração a morrer no deserto.

Suas ações traíram o fato de que eles não haviam aprendido os caminhos de Deus, especificamente, que Ele faria o que fosse melhor para eles em seu próprio tempo e maneira. Essa geração poderia ter entrado em descanso na terra do leite e do mel. Da mesma forma, os crentes que não seguem fielmente seu Bom Pastor podem esperar uma vida de dificuldades e bênçãos limitadas. Em vista da urgência dessa exortação, o escritor começou pedindo ação “hoje”.

Os cristãos

O escritor aos Hebreus citou Salmos 95:7-11 para exortar os cristãos a crer em Deus e seguir em frente com fé. Não obter descanso, para o cristão, significa deixar de receber todas as bênçãos que poderiam ter sido dele (ou dela) se ele (ou ela) tivesse confiado e obedecido fielmente a Deus.

Este salmo é um lembrete sóbrio de que o louvor precisa se conectar com confiança e obediência. Também antecipa o tempo em que aqueles que seguem fielmente o Pastor reinarão com Ele em seu governo beneficente sobre a terra (cf. Salmos 2; 2 Timóteo 2:12 a; Apocalipse 3:21; et al.).

Fonte da explicação de Salmos 95:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.