Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 94

O significado do Salmos 94 trata de apelo para a justiça de Deus. Este salmo, que começa como um lamento nacional (Salmos 94:1-15) e termina como um lamento individual (Salmos 94:16-23), clama a Deus para vingar os justos a quem os ímpios oprimem injustamente. Manifesta fé na justiça de Deus.

Uma oração por vingança – (Salmos 94:1-15)

O escritor implorou ao Senhor, como o Juiz da terra, para punir os ímpios, que estavam se gabando e se regozijando porque estavam se livrando de oprimir os justos.

Portanto esses versículos contêm as ofensas específicas dos ímpios. Além disso, eles se glorificam, afligem o povo de Deus e pensam que Deus não fará nada para se opor a eles.

Um aviso para os malfeitores

Contudo o salmista repreendeu os ímpios por sua estupidez. Deus, que criou o olho e o ouvido, certamente pode ver e ouvir a Si mesmo. Ele sabe o que os ímpios estão fazendo e dizendo. Se Ele disciplina as nações, certamente disciplinará os indivíduos. Se ele ensina sabedoria, certamente ele mesmo é sábio. Ele conhece os pensamentos insípidos daqueles que se opõem a ele, e ele os julgará.

A opressão dos ímpios é a disciplina que Deus permite ao Seu povo (cf. Habacuque 1:5-11). Por isso o escritor viu que tinha valor. No entanto, ele também acreditava que Deus aliviaria os piedosos e não abandonaria seus fiéis. Eventualmente, Deus executará a justiça, e isso encorajará as pessoas a seguirem o caminho da justiça.

Um motivo de consolação – (Salmos 94:16-23)

Depois de procurar em toda parte algum consolo durante a ascensão temporária dos ímpios, o salmista o encontrou somente em Deus. Se Deus não o tivesse fortalecido, ele teria morrido, escorregado em sua caminhada com Deus e se tornado mentalmente distraído.

O poder dos ímpios não poderia durar porque o poder de Deus prevalecerá, embora seus inimigos tenham feito alianças com outros homens maus para oprimir os inocentes. O salmo termina com uma reafirmação do compromisso do escritor com Jeová. Ele confiaria no Senhor até que Deus executasse vingança sobre os ímpios.

Este salmo é um bom exemplo de não se vingar, mas esperar que Deus a faça em seu próprio tempo e maneira ( Deuteronômio 32:35; 1 Samuel 24-26Romanos 12:19). O escritor entregou a situação a Deus em oração, clamou a Ele para julgar com justiça e continuou a confiar e obedecer ao Senhor. Ele próprio não se vingou.

Fonte da explicação de Salmos 94:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.