Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 96

O significado do Salmos 96 trata o tributo à glória e majestade de Deus. Portanto aqui está outro salmo que se concentra no reino de Deus. Assim nele, o salmista convocou toda a terra a se unir a Israel em honra e regozijo no governo soberano de Jeová. Ao ser incorporado em uma unidade maior em 1 Crônicas 16, o salmo tornou-se associado com a entrada gloriosa da Arca da aliança em Jerusalém (Cf. 1 Crônicas 16:23-33).

Um convite a todas as pessoas para honrar Jeová – (Salmos 96:1-10)

No entanto, o novo cântico que as pessoas da terra devem cantar é um cântico que louva a Deus por suas novas bênçãos. Estes são frescos todas as manhãs (Lamentações 3:22-23). Todas as pessoas devem ouvir sobre a glória e as obras de Deus porque elas trarão bênçãos para elas. Esta é uma boa notícia.

Então a razão pela qual todos devem louvar ao Senhor é que ele é maior do que todos os chamados deuses que são apenas ídolos sem vida. Jeová é o criador de todas as coisas. Portanto, Ele é forte e glorioso.

Um convite a todos os grupos de pessoas para honrar Jeová

“Famílias” é literalmente “tribos”. Os israelitas convidaram todos os grupos gentios a honrar o verdadeiro Deus. Eles os convidaram a trazer ofertas de adoração a Ele no templo. Havia um “tribunal dos gentios” onde os não-judeus podiam adorá-lo. Compare essa atitude para com os gentios com a de Jonas ou dos fariseus nos dias de Jesus. O salmista convidou os não-judeus a se submeterem a Jeová e se tornarem seus adoradores. Muitos se tornaram prosélitos ao longo dos anos.

É apenas razoável que todas as tribos reconheçam Jeová, pois ele reina sobre toda a terra. Pela revelação posterior, sabemos que Jesus Cristo julgará os povos com justiça quando retornar a esta terra e estabelecer seu reino milenar. Então cada joelho de cada pessoa se dobrará à sua autoridade (Salmos 96:6; cf. Filipenses 2:10).

Um convite a todos para se alegrar com o reinado de Jeová – (Salmos 96:11-13)

O escritor retornou ao seu pensamento anterior de que toda a criação está sob a autoridade de Deus (Salmos 96:4-5). Ele agora convocou toda a criação para louvar a Deus na perspectiva de seu governo justo. No versículo 13 é uma das revelações mais claras e emocionantes de que Deus governará a terra, não apenas do céu.

Ele o fará na pessoa de seu Filho quando retornar à Terra. O Filho veio pela primeira vez para salvar o mundo, e virá pela segunda vez para julgá-lo. Portanto, toda a criação pode se alegrar. Até mesmo o mundo das plantas e animais se beneficiará de seu governo justo (cf. Isaías 35:1-2Isaías 65:25Romanos 8:20-22).

Este salmo favorito se gloria no justo Soberano do universo. Seu reino realmente virá. Ele um dia cumprirá Sua vontade na terra, como hoje outros a realizam no céu (Mateus 6:10).

Fonte da explicação de Salmos 96:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.