Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 97

O significado do Salmos 97 trata a majestade e o domínio de Deus. O escritor deste salmo também viu o Senhor vindo para governar e reinar na terra. Ele exortou seus leitores a se prepararem para esse evento vivendo adequadamente no presente.

O anúncio do reino terrestre de Deus – (Salmos 97:1-9)

Então como sabemos que o salmista estava descrevendo um futuro reino de Deus e não seu reino eterno? A tradução marginal, “assumiu a realeza”, capta o aspecto do reino de Deus que este salmo apresenta. Deus assumirá o domínio mundial, quando Jesus Cristo retornar, e isso proporcionará ocasião para todo o planeta se regozijar como nunca antes.

A aparição do Rei

Portanto esses versículos revelam a aparição do Senhor, em termos semelhantes a outras visões que Deus deu aos seus profetas (cf. Isaías 6:1-4; Ezequiel 1; Apocalipse 1). Mas as palavras do salmista descrevem a glória de Deus em linguagem figurada. Ou seja, nuvens e densas trevas representam um poder impressionante (cf. Deuteronômio 4:11Deuteronômio 5:22-23; cf. Zacarias 14:6-7). O fogo representa o julgamento consumidor de Deus (cf. Hebreus 12:29). Em outros lugares nas Escrituras o tremor das montanhas anunciou a vinda do Senhor à terra (Êxodo 19:18; cf. Miquéias 1:4Naum 1:5).

No entanto quando Ele vier para reinar, seus mensageiros anunciarão sua chegada (cf. Apocalipse 19:11). Todos o verão descer (Zacarias 12:10Apocalipse 1:7). Em vista dessa revelação, os idólatras devem perceber sua loucura. Então o salmista chamou todos os juízes (“deuses”) para adorar Jeová. O povo de Deus pode se alegrar porque Ele governará sobre toda a terra um dia. “Amém. Vem, Senhor Jesus” (Apocalipse 22:20)!

A resposta apropriada – (Salmos 97:10-12)

Visto que Deus ama a justiça, é justo que aqueles que O amam odeiem o mal. Assim ao fazer isso, eles se tornam objetos de sua bênção em vez de participantes de sua disciplina.

Alegria e ação de graças também são respostas apropriadas aos dons de compreensão e alegria de Deus. [Nota: Veja Allen, Redescobrindo a Profecia, pp. 195-213.].

No entanto a visão que este salmo apresenta, de Deus vindo para estabelecer Seu reino, deve levar Seu povo a se preparar para esse grande evento (cf. 2 Pedro 3:10-122 Pedro 3:14).

Fonte da explicação de Salmos 97:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.