Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 75

O significado do Salmo 75 trata de Deus como Juiz. Este salmo de ação de graças comunal antecipou uma vitória em Israel quando Deus como Juiz destruiria os ímpios e estabeleceria os justos (cf. 1 Samuel 2:1-10Lucas 1:46-53).

A designação de julgamento de Deus – (Salmos 75:1-8)

Asafe deu graças a Deus por Israel porque Deus estava perto de seu povo e havia realizado maravilhas. Um cantor que representa Deus responde que mesmo quando as condições do mundo parecem desesperadoras,  Deus ainda está no controle. 

Deus julga quando decide que é a hora certa, e julga com justiça. Seu julgamento pode devastar o mundo, mas mesmo assim Ele o sustenta.

O caráter de Deus como Juiz

Esses versículos chamam os ímpios ao arrependimento. Portanto o escritor disse que eles deveriam parar de se gabar e agir com orgulho, como um animal que desafia desafiadoramente seu chifre contra um inimigo. Mas os ímpios recusam-se a curvar-se diante de Deus, como o boi que balança o pescoço recusa o jugo. Nenhuma ajuda de qualquer direção livrará os ímpios quando Deus os julgar.

Assim como Juiz, Deus obriga seus inimigos a beber do cálice que determina as consequências. Ou seja, ele os obriga a beber todo o vinho de julgamento que Ele preparou para eles (cf. Salmos 60:3Isaías 51:17-23Habacuque 2:16). Eles não podem escapar de fazê-lo, ou das consequências de fazê-lo, em seu tempo designado. Em algumas nações, os reis obrigavam criminosos condenados a beber vinho envenenado.

A glória de Deus por julgar – (Salmos 75:9-10)

Asafe concluiu louvando a Deus publicamente e em cânticos por julgar Seus inimigos. Os chifres simbolizam força e representam animais. Os inimigos de Israel perderiam sua força, mas o povo de Deus ficaria mais forte. Deus pode estar falando novamente em Salmos 75:10.

Este salmo inspirador retrata Jeová em seu papel como Juiz de toda a terra. Sua perspectiva é para aquele dia em que Ele agirá em justiça por seu povo. Este dia inevitavelmente chegará, e precisamos mantê-lo em vista, pois Deus espera para julgar. O Juiz de toda a terra fará justiça (Genesis 18:25).

Fonte da explicação de Salmos 75:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.