Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 74

O significado do Salmos 74 trata de um lamento pela destruição do templo. O escritor parece ter escrito este salmo de lamento comunitário depois que um dos inimigos de Israel destruiu o santuário. [Nota: Veja Ralph W. Klein, Israel in Exile: A Theological Interpretation, pp. 19-2].

A destruição babilônica de Jerusalém e do templo em 586 AC pode, portanto, ser o pano de fundo. Mas o escritor pediu ao Senhor que se lembrasse de Seu povo e derrotasse seus inimigos, como Ele havia feito no passado, para Sua própria glória (cf. Salmos 79; Salmos 137).

“O templo foi violado. O símbolo-chave da vida foi perdido. As coisas em todas as partes da vida desmoronam – precisamente porque o centro não resistiu. Portanto este salmo de protesto e tristeza não diz respeito simplesmente a uma invasão histórica e à perda de um edifício. Fala sobre a violação da chave sagrada de toda a realidade, a cola que mantém o mundo unido.” [Nota: Brueggemann, p. 68].

Um chamado para que Deus se lembre de Seu povo – (Salmos 74:1-2)

Evidentemente, Israel estava sofrendo sob a opressão de um inimigo estrangeiro. O escritor orou para que Deus parasse de disciplinar seu povo escolhido e se lembrasse (agisse) de abençoar a nação que Ele redimiu. A figura da ovelha (Salmos 74:2) enfatiza a condição desamparada e fraca do povo (cf. Salmos 79:13Salmos 95:7; 100:3). A referência à redenção de Israel lembra o Êxodo (cf. Êxodo 15:13). A palavra “tribo” (Salmos 74:2) também retrata Israel como pequeno e vulnerável (cf. Jeremias 10:16). Deus considerou Israel como sua própria herança, (Deuteronômio 4:20). O santuário ficava no Monte Sião nos dias de Asafe.

Um lamento sobre a destruição do inimigo – (Salmos 74:3-9)

Não há registro de que algum dos inimigos de Israel, tenha destruído o santuário central de Israel nos dias de Davi, ou o templo nos dias de Salomão, na extensão que este versículo implica. Talvez Asafe estivesse falando hiperbolicamente, ou seja, descrevendo a destruição em termos extremos por causa do efeito.

Além disso, provavelmente esta descrição é do que aconteceu quando os babilônios destruíram o templo em 586 aC Isso significaria que o escritor era um Asafe que viveu muito depois dos dias de Davi, ou talvez Asafe represente a ordem de músicos que ele chefiava. Outra possibilidade é que este salmo seja uma profecia.

Estas descrições da destruição também retratam uma devastação completa do santuário como o último dos sucessivos locais de encontro de Deus (Salmos 74:8; cf. Êxodo 20:24Salmos 78:60-64). Mas o escritor lamentou o fato de que nenhum profeta poderia dar ao povo uma revelação sobre a duração do presente julgamento de Deus sobre seu povo. Não havia sinais proféticos que indicassem isso.

Um apelo por ajuda divina – (Salmos 74:10-17)

Então o salmista implorou a Deus para ajudar seu povo e subjugar seu inimigo. A reputação do Senhor caiu com o santuário aos olhos dos vizinhos de Israel. Os antigos orientais consideravam o templo de um deus como o reflexo de sua glória. Agora que o templo no Monte Sião havia sofrido danos, as nações teriam concluído que Jeová era incapaz de defender seu povo. Asafe relembrou os atos poderosos de Deus no passado para motivá-lo a agir por seu povo derrotando seu inimigo no presente (Salmo 74:12-17). Em Salmos 74:13-14 descrevem a travessia do Mar Vermelho durante o Êxodo.

Os monstros marinhos referem-se aos soldados do faraó, e Leviatã era um monstro mítico que o escritor usou para descrever o Egito aqui. As criaturas do deserto são os israelitas. Salmos 74:15 lembra eventos nas peregrinações no deserto e na travessia do Jordão. Salmos 74:16-17 remonta à criação do cosmos por Deus.

“O ponto aqui é que o que Baal havia reivindicado no reino do mito, Deus havia feito no reino da história – e feito por seu povo, operando a salvação .” [Nota: Kidner, Salmos 73-150, p. 268].

Um apelo à aliança – (Salmos 74:18-23)

O escritor também apelou à ação por causa da reputação de Deus (“Teu nome”, Salmos 74:18). Ele comparou Israel a uma pomba inofensiva e o inimigo a uma fera furiosa (Salmos 74:19). Deus havia prometido ouvir os gritos de socorro de Seu povo e o fez no passado (cf. Juízes), mas agora Ele estava em silêncio. Consequentemente, Asafe pediu a Deus que se lembrasse de Suas promessas de aliança com Israel (Salmos 74:20). Esta pode ser uma referência às promessas a Abraão (Gênesis 12:1-3) ou às bênçãos e maldições da Aliança Mosaica (Levítico 26; Deuteronômio 28).

A libertação levaria o povo de Deus a louvá-lo (Salmos 74:21). O homem insensato (Salmos 74:22) é o inimigo que não considera a revelação de Deus sobre o destino daqueles que se opõem ao Seu povo. Os adversários de Israel evidentemente zombaram de Jeová enquanto devastavam seu santuário (Salmos 74:23).

Este salmo é um bom exemplo de oração baseada na pessoa e nas promessas de Deus. Quando o povo de Deus sofre por seus pecados, eles podem clamar a Ele por ajuda, mas Ele pode continuar a disciplina mesmo quando eles baseiam suas petições em Seu caráter e aliança.

Fonte da explicação de Salmos 74:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.