Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 73

O significado do Salmos 73 trata especialmente a prosperidade dos iníquos. Neste salmo, Asafe relatou sua luta mental interior quando comparou sua vida, como alguém comprometido com Jeová, com a vida de seus conhecidos que não colocavam Deus em primeiro lugar. Ele confessou o desânimo. Ao refletir melhor, ele percebeu a pecaminosidade de seus desejos carnais. Por fim, ele explicou que o contraste entre esses dois estilos de vida lhe permitiu manter uma visão adequada da vida em perspectiva.

“Chegamos agora ao que pode ser o mais notável e satisfatório de todos os salmos. Nós o tratamos por último entre os salmos de desorientação. Porque na carreira da fé parece ser a última palavra sobre desorientação, mesmo quando pronuncia a primeira palavra de nova orientação. O próprio processo do Salmo mostra os movimentos feitos na fé, para dentro, através e fora da desorientação, para uma nova orientação, que é marcada por uma confiança jubilosa”. [Nota: Brueggemann, p. 115.]

Este grande salmo é a história de uma busca amarga e desesperada, que agora foi recompensada além de todas as expectativas.” [Nota: Kidner, Salmos 73-150, p. 259.]

Este salmo é semelhante ao Salmo 49. É um salmo de sabedoria por causa da visão sábia que proporciona aos piedosos, mas o veículo de comunicação é um lamento. [Nota: Veja James F. Ross, “Psalms 73,” in Israelite Wisdom: Theological and Literary Essays in Honor of Samuel Terrien, pp. 161-75].

A prosperidade atual dos ímpios – (Salmos 73:1-14)

Asafe começou este salmo afirmando a bondade de Deus para com seu povo. Especificamente aqueles cujos corações são puros porque procuram seguir a Deus fielmente (Salmos 73:1). Este versículo fornece a chave para o salmo, destacando a atitude como mais importante. Pureza de coração significa estar totalmente comprometido com Deus. Referências ao coração aparecem em Salmos 73:1; 73:7; 73:13; 73:21Salmos 73:26 (duas vezes). Um escritor se referiu a este salmo como uma meditação sobre o coração. [Nota: Martin Buber, Certo e Errado, pp. 37-38].

No entanto, Asafe confessou que quase tropeçou em sua caminhada como crente fiel quando pensou na grande prosperidade material dos ímpios. A riqueza e a vida fácil daqueles que não seguem a vontade de Deus tentaram estritamente Asafe a abandonar seu compromisso de viver pela Lei de Deus.

“A dúvida vem de uma mente que luta, enquanto a incredulidade vem de uma vontade teimosa que se recusa a se render a Deus (Salmos 73:7). A pessoa incrédula não acreditará , enquanto a pessoa duvidosa luta para acreditar, mas não pode.” [Nota: Wiersbe, The . .  Sabedoria . ., pág. 222]. Outra característica distintiva deste salmo é a recorrência da frase “mas quanto a mim” (Salmos 73:2; 73:28Salmos 73:22-23 no texto hebraico).

A seguir, o escritor descreveu as maneiras como os ímpios se comportam. Eles parecem mais despreocupados (Salmos 73:4-5), orgulhosos e violentos (Salmos 73:6), bem como irrestritos (Salmos 73:7). Eles falam com orgulho (Salmos 73:8-9), conduzem outros a si mesmos (Salmos 73:10), e agem como se Deus não se importasse com a forma como eles vivem (Salmos 73:11; cf. Salmos 94:7). Com poucos cuidados, eles continuam a prosperar (Salmos 73:12; cf. Salmos 73:4-5).

Observar os ímpios

Depois de observar os ímpios, Asafe sentiu que seu compromisso de seguir fielmente a Deus era um erro. Em vez de prosperar, ele experimentou mais problemas. Deus parecia estar punindo os puros de coração e prosperando os orgulhosos. “Ele não tinha sido culpado de derramamento de sangue ou atividades opressivas; então ele poderia dizer que suas mãos foram lavadas ‘na inocência’ (cf. Salmos 26:6Mateus 27:24 ).” [Nota: VanGemeren, p. 479].

“. . . nós não servimos a Deus por causa do que ganhamos com isso, mas porque Ele é digno de nossa adoração e serviço, independentemente do que Ele permite que venha às nossas vidas.” [Nota: Wiersbe, The . .  Sabedoria . ., pág. 222. O itálico do autor foi omitido.]

O destino futuro dos ímpios e justos – (Salmos 73:15-28)

A condição atual dos ímpios tende a fazer com que os piedosos questionem a sabedoria de seu forte compromisso com o Senhor. No entanto, a condição futura daqueles que desrespeitam a vontade de Deus agora ajudou Asafe a permanecer leal a Jeová.

Se ele tivesse proclamado publicamente suas dúvidas anteriores, teria enganado aqueles que o ouviram porque não estava considerando todos os fatos. Foi somente quando ele viu a vida à luz da revelação de Deus que ele recuperou uma perspectiva adequada. Sentar-se no santuário e refletir trouxe à mente novamente a memória do fim dos ímpios.

Mesmo que os ímpios possam prosperar agora, quando estiverem diante de Deus, Ele os punirá. Seu fim último será ruim, embora sua vida atual possa ser confortável. Sua vida atual lhes parecerá então apenas um sonho em vista dessa realidade final. Asafe também encontrou encorajamento ao refletir sobre seu próprio futuro e o futuro de todos os fiéis.

A consciência da relativa prosperidade dos ímpios levou Asafe a se tornar amargo para com Deus ( Sl 73:21 ). No entanto, agora ele percebeu que estava errado e seu ponto de vista era semelhante ao de um animal, ou seja, ignorante da revelação divina (Salmos 73:22). A reflexão sóbria o lembrou de que Deus não o havia abandonado, mas um dia forneceria as coisas boas que Ele atualmente retinha (Salmos 73:23-24).

Vindicação como cristãos

A frase “para glória” (Salmos 73:24) provavelmente significa “com honra”. A geração de crentes de Asafe não teve muita revelação sobre a vida além da sepultura. Ele provavelmente estava se referindo à vindicação futura durante sua vida, em vez de glória no céu. [Nota: Chisholm, “A Theology…”, p. 286.] Sabemos por revelação posterior que nossa vindicação como cristãos virá principalmente do outro lado da sepultura no tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10).

Salmos 73:25-26 são uma grande expressão de fé e contentamento com as bênçãos espirituais que Deus prometeu ao Seu povo. Asafe estava disposto a ficar sem nada material porque tinha um relacionamento adequado com Deus. Isso foi o suficiente para ele. Deus seria sua força (cf. Salmos 18:1) e sua porção (cf. Salmos 16:5; 119:57; 142:5), para sempre (cf. Filipenses 4:11-13).

Íntima comunhão com Deus

Esses versículos contrastam com 1-3. Aqueles que não seguem a Deus fielmente sofrerão eventualmente. No entanto, aqueles que andam em íntima comunhão com Ele experimentarão sua bênção no final. Portanto, Asafe encerrou este “discurso intrincadamente elaborado” [Nota: Brueggemann, p. 121.]. Reafirmando seu compromisso de permanecer perto de Deus. Isso beneficiaria a si mesmo e a outros com quem ele compartilharia seu testemunho.

“O problema do sofrimento dos justos não tem uma resolução clara. Mas a ‘dor’ é aliviada pela experiência da presença viva de Deus.” [Nota: VanGemeren, p. 476].

Contudo o que Asafe escreveu sobre os ímpios se aplica aos incrédulos e aos crentes que não seguem a Deus fielmente. Muitos crentes nos dias de Asafe, e nos nossos, escolhem viver para o presente e não para o futuro (compare Jacó e Esaú). Então nós, que nos comprometemos a seguir fielmente a Deus e colocar suas prioridades antes de nossas próprias preferências, enfrentamos a mesma tentação que Asafe descreveu aqui.

A transparência desse salmista nos ajudará a ajustar nossa atitude quando também formos tentados a ficar amargos porque não temos muitas das coisas que os incrédulos e os cristãos comprometidos desfrutam materialmente.

Fonte da explicação de Salmos 73:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.