Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 49

O significado do Salmos 49 trata de um salmo de sabedoria. No entanto, No entanto, o escritor refletiu sobre o problema que a prosperidade dos ímpios coloca neste salmo de sabedoria (cf. Salmos 73). Ele observou que existem muitas pessoas ímpias que desfrutam de muitas bênçãos físicas. Ainda assim, ele concluiu que os justos estão em melhor situação porque têm uma esperança segura para o futuro.

Convite para ouvir sabedoria – (Salmos 49:1-4)

O salmista exortou todas as pessoas a ouvir o que ele tinha a dizer neste poema. Assim todos os tipos de pessoas precisam estar cientes do entendimento que ele revelou aqui: tanto os baixos (com pequenas propriedades) quanto os altos (com grandes propriedades), os ricos e os pobres. Isso se aplica tanto aos ímpios quanto aos justos.

O que se segue é sabedoria, mas uma pessoa deve ter discernimento para apreciá-la. É um enigma ou ditado obscuro a esse respeito. A iluminação espiritual nos ajuda a perceber a verdade.

“A linguagem do prelúdio, o chamado para a humanidade, usa muitos dos termos que abrem o livro de Provérbios, e proclama este um salmo de sabedoria, oferecendo instrução aos homens em vez de adoração a Deus.” [Nota:Kidner.].

Observação da prosperidade dos ímpios – (Salmos 49:5-12)

No entanto esta pergunta retórica expõe a loucura de temer quando os ímpios se opõem aos justos. Mas introduz a revelação de que os ímpios prósperos desfrutam de uma falsa segurança (Salmos 49:7-12). “É bom ter coisas que o dinheiro pode comprar, se não perdermos as coisas que o dinheiro não pode comprar. É triste quando as pessoas começam a confundir preços com valores.” [Nota: Wiersbe,].

A riqueza material não pode impedir a morte. Ninguém tem dinheiro suficiente para comprar a vida de volta quando Deus a reivindica na morte. O ponto aqui é que não podemos comprar nosso caminho, ou o caminho de qualquer outra pessoa, para não morrer. O salmista não estava falando de comprar a salvação eterna aqui. Isso vem mais tarde em Salmos 49:15 (cf. Mateus 20:28).

Todos morrem eventualmente, embora alguns vivam com a ilusão da imortalidade. O fato de as pessoas tentarem perpetuar suas reputações na terra para sempre mostra que elas querem viver para sempre. No entanto, o homem – como os animais – acabará indo para a sepultura. É claro que o salmista não quis dizer que o destino do homem é idêntico ao dos animais em todos os aspectos. Ele só quis dizer que ambos morrem. A revelação posterior, de que os santos que vivem na época do Arrebatamento experimentarão a translação sem morrer, não nega o ponto do salmista.

Incentivo a confiar em Deus – (Salmos 49:13-20)

Contudo o escritor maravilhou-se com a insensatez dos orgulhosos ímpios. Como é tolo viver apenas para o presente! A morte acabará com todas as coisas boas pelas quais os ímpios vivem. Os ímpios podem dominar os justos nesta vida, mas está chegando um novo dia em que Deus vai virar a mesa.

“A Bíblia não é contra as riquezas em si, mas a atitude de auto-suficiência e autoconfiança tão frequentemente associada às riquezas. Os ricos são condenados por sua insensibilidade, intrigas, enganos e atitude que governam o mundo (Salmos 49:5; cf. Tiago 5:1-6).” [Nota: VanGemeren,]. A Bíblia não condena os ricos piedosos que receberam suas riquezas como uma bênção de Deus (por exemplo, Jó, Abraão, Davi, etc.).

Então Deus libertará os justos do poder da sepultura e os receberá do outro lado da sepultura. Portanto esta é uma das passagens do Antigo Testamento que revelam que os crentes que viviam quando o salmista tinha esperança de vida após a morte (cf. Jó 19:25Hebreus 11:10). [Nota: TD Alexander,]. A revelação da ressurreição corporal, no entanto, era obscura até a ressurreição de Jesus Cristo e as revelações de Seus apóstolos sobre esse assunto  (1 Tessalonicenses 4; 1 Coríntios 15).

Dias maus

“É possível que o salmista esteja olhando para as realidades escatológicas finais, antecipando sua própria ressurreição e um tempo em que os justos, não os ricos, governarão na terra. No entanto, é mais provável que a ascendência dos justos se refira à sua vindicação nesta vida, um tema bem atestado no Saltério, especialmente nos salmos de sabedoria (veja, por exemplo, Salmos 1, 34, 37, , 112, bem como a discussão acima) . Deus está preservando o salmista através dos ‘dias maus’ (cf. Salmos 49:5), guardando-o da morte prematura e violenta nas mãos dos ricos opressores e da calamidade que os atinge), que traz à mente o alvorecer de um novo dia após uma noite de escuridão, simboliza apropriadamente a cessação desses ‘dias maus'” [Nota: Chisholm,].

Prosperidade temporária

É tolice ter inveja dos incrédulos perversos. Sua prosperidade é apenas temporária. A pessoa sábia não deve permitir que a riqueza do ímpio o intimide.

“Não é pecado ter riqueza, desde que a ganhemos honestamente, gastemos com sabedoria e a invistamos fielmente naquilo que agrada ao Senhor.” [Nota: Wiersbe,].

O salmista repetiu sua declaração final na seção anterior (Salmos 49:12), mas aqui ele mudou um pouco. Aqui ele enfatizou a falta de compreensão da pessoa má. Lá ele enfatizou sua falta de resistência.

Portanto nós que somos crentes não devemos invejar os ímpios que prosperam nesta vida. Também não devemos nos sentir inferiores a eles. Ou seja, tudo pelo que eles vivem perecerá com eles. Aqueles que temem a Deus, no entanto, podem esperar um futuro glorioso com o Senhor além do túmulo. [Nota: Daniel J. Estes,].

Fonte da explicação de Salmos 49:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.