Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Jó 19

O significado de Jó 19 relata que Jó queixa-se da obstinação e dureza dos seus amigos. Então novamente Jó repreende seus amigos e rejeita sua afirmação de que seus sofrimentos provam que ele deve ser um grande pecador.

A resposta de Jó a Bildade

Contudo o discurso mordaz de Bildade não levou Jó ao pó. Ele reconhece que as palavras atormentaram sua alma e o despedaçaram, mas ele não muda seu ponto de vista. Mesmo que ele tenha pecado, argumenta ele, isso não é da conta deles. Como Jó vê as coisas, ele não foi mau, mas Deus fez parecer que sim, colocando-o nesta situação humilhante. Ou seja, Deus usou seu poder contra Jó e Jó não pode fazer nada a respeito.

Então Jó respondeu: “Até quando vocês continuarão a atormentar-me, e a esmagar-me com palavras? Vocês já me repreenderam dez vezes; não se envergonham de agredir-me! Se é verdade que me desviei, meu erro só interessa a mim. Se de fato vocês se exaltam acima de mim e usam contra mim a minha humilhação, saibam que foi Deus que me tratou mal e me envolveu em sua rede (Jó 19:1-6).

Jó se sente desamparado. Parentes, amigos e servos se voltaram contra ele. Sua esposa o abandonou, as crianças riem dele e as pessoas em geral o acham repulsivo (Jó 19:7-20).

Abandonado pelos homens, ele pede piedade

Os únicos que escolheram ficar com ele foram Elifaz, Bildade e Zofar. Eles não podem, portanto, ter pena dele e dar-lhe algum conforto? Jó deseja que suas palavras sejam gravadas permanentemente, para que algum dia alguém o declare correto.

“Misericórdia, meus amigos! Misericórdia! Pois a mão de Deus me feriu. Por que vocês me perseguem como Deus o faz? Nunca vão saciar-se da minha carne? Quem dera as minhas palavras fossem registradas! Quem dera fossem escritas num livro, fossem talhadas a ferro no chumbo, ou gravadas para sempre na rocha”! (Jó 19:21-24).

Fé suprema

Com este pensamento, Jó recorda seu desejo anterior de uma nova vida após a morte (ver Jó 14:13-17). Desta vez, no entanto, suas palavras são mais do que apenas um desejo. Ele agora está confiante de que deve haver uma vida nova e vitoriosa após a morte, pois se Deus deve fazer uma declaração de que Jó é justo, Jó deve estar lá para ouvi-la. Então, embora seu corpo possa morrer, ele de alguma forma viverá novamente. Em seu próprio corpo, com seus próprios olhos, ele verá Deus.

Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração! (Jó 19:25-27)

Quando esse dia chegar, justiça será feita àqueles que no momento insistem que o sofrimento de Jó é resultado de seus pecados secretos. Seus acusadores serão provados errados e seus perseguidores serão punidos (Jó 19:28-29).

Fonte da explicação de Jó 19:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  3. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.