Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 72

O significado do Salmos 72 trata de um apelo pela capacidade de governar bem. Portanto este salmo real é um dos dois salmos que atribuem autoria a Salomão no cabeçalho (cf. Salmos 127). Descreve seu reinado, mas antecipa o governo de seu sucessor, Jesus Cristo, na terra no futuro. [Nota: Chisholm, “A Theology…”, p. 270.]. O salmista orou pela prosperidade do ungido do Senhor.

“O salmo não é citado em nenhum lugar do Novo Testamento como referindo-se a Jesus, mas certamente descreve os elementos que comporão o reino prometido quando Jesus retornar.” [Nota: Wiersbe, The .  Sabedoria .  pág. 219].

Salomão escreveu sobre as bênçãos que Deus concede por meio de seu governante ungido. Porque o Senhor havia designado o rei e porque ele governava com justiça, Salomão esperava que seu reinado fosse de longo alcance. Ele pediu a Deus que abençoasse seu reinado com paz e prosperidade porque ele protege os oprimidos.

“O salmo começa com uma oração pela realeza messiânica da dinastia de Davi (Salmos 72:1-2) e termina com uma atribuição de louvor à realeza universal do Senhor (Salmos 72:18-19). Oração para o rei, uma oração para a prosperidade e justiça associada com o governo, e uma oração para a extensão do governo.” [Nota: VanGemeren, p. 469].

Um apelo pela capacidade de governar bem – (Salmos 72:1-7)

Esta oração pela capacidade de governar com justiça e retidão é semelhante ao pedido de sabedoria de Salomão, que ele expressou no início de seu reinado (1 Reis 3:9). Suas referências às montanhas e colinas são provavelmente alusões metafóricas ao seu governo (cf. Salmos 30:7Isaías 2:2Isaías 41:15Jeremias 51:25Daniel 2:35Daniel 2:44Apocalipse 17: 9). Salmos 72:4 descreve a justiça básica.

Em Salmos 72:5 , o antecedente de “eles” na NASB é “os oprimidos” de Salmos 72:4 , e “Tu” refere-se a Deus. Na NIV os tradutores, seguindo a Septuaginta, sentiram que o rei era o assunto de todo o versículo. O texto hebraico favorece a renderização NASB. Em Salmos 72:6-7 , o rei é o súdito.

Os efeitos de um rei justo e íntegro, o tipo de pessoa que Salomão pediu a Deus para fazer dele, são tão benéficos para seu povo quanto a chuva e a paz são para a paisagem.

“É o outro lado da realeza para a ‘vara de ferro’ de Salmos 2:9 ; contudo, um é o verdadeiro complemento do outro, como Salmos 72:4 já mostrou.” [Nota: Kidner, p. 255.]

Em Salmos 72:5 , o antecedente de “eles” na NASB é “os oprimidos” de Salmos 72:4 , e “Tu” refere-se a Deus. Na NIV os tradutores, seguindo a Septuaginta, sentiram que o rei era o assunto de todo o versículo. O texto hebraico favorece a renderização NASB. Em Salmos 72:6-7 , o rei é o súdito.

Os efeitos de um rei justo e íntegro, o tipo de pessoa que Salomão pediu a Deus para fazer dele, são tão benéficos para seu povo quanto a chuva e a paz são para a paisagem.

“É o outro lado da realeza para a ‘vara de ferro’ de Salmos 2:9 ; contudo, um é o verdadeiro complemento do outro, como Salmos 72:4 já mostrou.” [Nota: Kidner, p. 255.]

Um apelo por ampla influência – (Salmos 72:8-14)

Não foi um sinal de egoísmo que Salomão pediu um domínio universal, como Salmo 72:12-14 deixa claro (cf. 1 Crônicas 4:10). O “rio” é o Eufrates, o rio mais significativo em termos das promessas de terra que Deus deu a Abraão e seus descendentes. “Társis” provavelmente se refere a Tartessus no sudoeste da Espanha, “Sebá” ao moderno Iêmen no sudoeste da Arábia e “Sebá” ao alto (sul) Egito, que agora é o Sudão.

“Extensão, não limite, é a ideia transmitida. O mundo pertence a Deus: que ele possa conferir a seu representante um domínio mundial! uma esperança a ser realizada somente no reino universal de Cristo.” [Nota: Kirkpatrick, p. 420].

Salomão queria um reino amplo para que pudesse estabelecer justiça e retidão em toda a terra. Então, multidões de pessoas se beneficiariam das maneiras que ele descreveu nesses versículos.

As consequências de um amplo reinado de justiça – (Salmos 72:15-20)

Em troca de seu governo beneficente, o rei receberia a bênção de seu povo. Eles expressariam sua gratidão trazendo-lhe riqueza (cf. 1 Reis 10:10) e orando por ele. Como resultado de sua boa influência, suas terras gozariam de prosperidade, que Salomão comparou a colheitas abundantes, árvores favorecidas e cidadãos prósperos.

“Este versículo [16], e o Salmo como um todo, mostra que o que chamamos de ‘reino moral’ e ‘reino da natureza’ formam um todo indivisível para os israelitas. Harmonia, mas também prosperidade no campo e no rebanho.” [Nota: AA Anderson, O Livro dos Salmos, p. 525]. Tal rei desfrutaria de louvor duradouro, não apenas a apreciação da geração que ele serviu (cf. Gênesis 12:2-3Apocalipse 21:24).

Atrás do rei terreno, Salomão viu o Senhor Deus. Se o louvor viesse a Salomão, ainda mais crédito deveria ir para o Deus de Israel por permitir que o rei exercesse um reinado tão maravilhoso. Salomão reconheceu a soberania de Deus apelando a Ele para o equipamento pessoal que ele precisava para governar com justiça (Salmos 72:1-11). Ele também fez isso atribuindo bênção ao Senhor aqui no final do salmo.

Esta bênção final é uma doxologia semelhante à que terminou o Livro 1 do Saltério (Salmos 41:13). Provavelmente os editores da coleção de salmos colocaram o Salmo 72 aqui por causa dessa doxologia e porque todo o tema desse salmo é tão positivo, otimista e que honra a Deus.

Governo justo e justo de Deus

Então este versículo foi provavelmente uma adição editorial, em vez de uma parte do Salmo 72, em vista do que diz. Pelo menos 18 salmos que se seguem a este eram de Davi (Salmos 86; Salmos 101; 103; 108-110; 122; 124; 131;  133; Salmos, 138-145). Consequentemente, este versículo pode ter encerrado uma edição anterior dos Salmos, em vez da atual. No entanto, este versículo também separa os salmos anteriores associados a Davi daqueles de Asafe que seguem imediatamente (Salmos 73-83).

Alguns estudiosos acreditam que este versículo se refere a todos os salmos davídicos nos dois primeiros livros, [Nota: Por exemplo, Delitzsch, 1:22.] mas outros acreditam que se refere apenas aos seus salmos no Livro Dois. [Nota: Por exemplo, Michael D. Goulder, The Prayers of David (Salmos 51-72), p. 24] Curiosamente, a palavra “orações” é sinônimo de “salmos” como usado aqui. Orações e louvores são as duas marcas mais características do Saltério.

O tema do Salmo 72 é o governo justo e justo de Deus sobre a terra. Salomão orou para que Deus pudesse trabalhar através dele e de sua administração para que tal regra acontecesse. Na maior parte, Deus respondeu às petições de Salomão. No entanto, porque Salomão se mostrou infiel a Deus, seu reinado não foi uma bênção tão grande quanto poderia ter sido.

Quando o sucessor de Salomão, Jesus Cristo, retornar à terra e estabelecer Seu reinado, as condições que Salomão pediu encontrarão cumprimento perfeito. [Nota: Veja Walter Kaiser, “Psalms 72: An Historical and Messianic Current Example of Antiochene Hermemeutical Theoria,” Journal of the Evangelical Theological Society 52:2 (junho de 2009):257-70.] Para nós, as petições de Salomão constituem um modelo do que os piedosos devem desejar – e orar – em relação ao governo justo de Deus na terra (cf. Mateus 6:10).

Fonte da explicação de Salmos 72:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.