Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 30

O significado do Salmos 30 trata de um salmo de louvor. No entanto o título indica que este salmo foi composto para dedicação do templo. A razão pela qual Davi queria louvar a Deus era que o Senhor o havia restaurado (cf. Isaías 38:10-20). Se Deus não tivesse feito isso, o salmista acreditava que seus inimigos poderiam se alegrar com sua morte.

A libertação de Davi da correção de Deus – (Salmos 30:1-5)

O salmista começou reconhecendo a libertação dele pelo Senhor e convocou a congregação de Israel para louvá-Lo. As promessas de louvar ao Senhor, enquadram este salmo de ação de graças individual (Salmos 30:1; 30:12).

Davi emergiu de uma experiência de castigo pelo Senhor, por algum pecado que havia cometido, e O elogiou dizendo que Sua ira é temporária, mas Seu favor é permanente. “Este salmo é um exemplo bastante claro da canção de ação de graças, que Westermann rotula como uma narrativa declarativa.

Ou seja, o título deste salmo está sujeito a duas interpretações. Pode significar que o salmista o compôs para a ocasião da dedicação da casa do Senhor. Esta não seria a dedicação do templo de Salomão, pois Davi já havia morrido quando Salomão o dedicou. Pode significar a tenda que Davi erigiu em Jerusalém para abrigar a arca da aliança quando a trouxe para a cidade (2 Samuel 6:17). Ou talvez esta ocasião tenha sido a dedicação do local do templo (1 Crônicas 21:261 Crônicas 22:1). A correção do rei pelo Senhor precedeu ambos os eventos.

O escritor se referiu a essa disciplina no salmo. Outra possibilidade é que o título não se referisse à ocasião da escrita, mas àquelas ocasiões em que os israelitas deveriam usar este salmo na adoração nacional. Portanto isso me parece menos provável em vista das referências à correção. Há evidências do Talmud, no entanto, que os judeus recitaram este salmo durante o Hanukkah, sua comemoração da reinauguração do templo em 165 aC [VanGemeren].

Oração respondida

Assim Deus respondeu à oração de Davi por libertação, restaurando sua saúde e mantendo-o vivo (cf. Salmos 41). Davi chamou o povo de Deus para louvá-Lo porque Seus castigos são de curta duração, mas Suas bênçãos são perenes.

Portanto Davi usou a noite como uma figura para um momento de angústia. Ele não experimentou compreensão, conforto, alegria ou comunhão por causa do castigo de Deus. A liberação dessas condições é como o amanhecer de um novo dia com todas as suas perspectivas de bênção. “‘A vida cristã vitoriosa’, escreveu o famoso pregador escocês George Morrison, “é uma série de novos começos.” [ Nota: Ibid.]

O motivo da disciplina de Davi – (Salmos 30:6-10)

Davi evidentemente se tornou autoconfiante e esqueceu sua completa dependência do Senhor (cf. João 15:5). Mas a prosperidade muitas vezes nos tenta com uma falsa sensação de nossa segurança (cf. Provérbios 1:32Jeremias 22:21), e Davi escorregou aqui. Então nunca devemos concluir que, por estarmos atualmente experimentando paz e prosperidade, essas condições inevitavelmente continuarão.

Agora que Davi havia recuperado uma visão mais realista de sua dependência de Deus, ele reconheceu que era apenas a bênção do Senhor que o tornava seguro. Contudo, a figura de uma montanha para representar um reino ocorre frequentemente em outros lugares nas Escrituras (cf. Isaías 2:2Isaías 41:15Jeremias 51:25Daniel 2:35Daniel 2:44Apocalipse 17:9). Deus escondendo Seu rosto retrata a remoção de bênçãos e cuidados.

Além disso, Davi havia orado para que o Senhor fosse misericordioso com ele. Certamente ele baseou seu pedido no fato de que, se Deus permitisse que ele morresse, ele não seria mais capaz de glorificar o Senhor com seus louvores públicos. Consequentemente, Davi não seria capaz de honrar a Deus entre Seu povo. Assim Davi baseou sua petição na glória de Deus, não em seus próprios desejos egoístas (cf. Tiago 4:2-3).

Ação de graças de Davi pela misericórdia de Deus – (Salmos 30:11-12)

No entanto, o salmista descreveu a mudança que Deus trouxe em sua vida ao restaurá-lo à saúde em termos da alegre celebração que acontecia nas festas anuais de Israel. Ele considerava sua libertação acontecendo para que pudesse continuar louvando a Deus enquanto vivesse (cf. Salmos 30:9), e ele prometeu fazer exatamente isso.

Assim quando experimentamos o castigo do Senhor por desrespeitá-lo, devemos retornar a ele em oração. Se apelarmos a Ele por misericórdia para que possamos mudar nossos caminhos e continuar a glorificá-Lo, Ele pode nos conceder restauração. Essa libertação deve então nos levar a nos dedicar novamente a louvá-Lo de forma mais consistente pelo resto de nossas vidas. [Nota: Allen, Lord of .]

” Toda experiência difícil da vida – e Davi teve muitas delas – é uma oportunidade de ter uma ‘festa de piedade’ ou assistir a um ensaio para cantar nos coros do céu! Temos uma vida inteira de graça ( Salmos 30:5 ) para preparar nós para uma eternidade de glória.” [Nota: Wiersbe.]

Fonte da explicação de Salmos 30:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.