Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 31

O significado do Salmos 31 trata do clamor de Davi por resgate. Porque Davi estava confiando no Senhor, ele o chamou para defendê-lo. Ele podia fazer isso porque Deus havia prometido ajudar aqueles que O buscavam por ajuda em tempos difíceis (por exemplo, Deuteronômio 28:1-14). Davi usou muitas figuras de linguagem que retratam Deus como uma fortaleza segura nesses versículos (Salmos 31:1-2).

Portanto esse salmo de agradecimento e lamento surgiu de uma experiência na vida de Davi na qual seus inimigos conspiraram para matá-lo. Ou seja, esse incidente lembrou a Davi que o Senhor protegeria aqueles que confiam nEle. Mas ele exortou outros que possam encontrar aflição semelhante a amar e confiar em Deus também.

A confiança de Davi no amor de Deus – (Salmos 31:3-13)

Davi acreditava que Deus o libertaria de seus problemas atuais porque o Senhor havia prometido ajudar os justos em suas aflições. A confiança do salmista de que o Senhor o protegeria era forte. Davi entregou sua vida aos cuidados de Deus. Ele o fez com confiança porque Deus o havia libertado fielmente no passado e provado ser fiel às Suas promessas. O Senhor Jesus fez a primeira linha desta oração na cruz (Lucas 23:46). Devemos também seguir este exemplo em nossos tempos de sofrimento (1 Pedro 4:19

O oposto de confiar em Jeová é confiar em um ídolo, um vão objeto de esperança, qualquer que seja esse objeto (cf. Jonas 2:8). Embora o salmista ainda não tivesse experimentado a libertação, ele se deleitava no amor leal de seu Deus. Deus não o entregou ao seu inimigo, então as perspectivas para o futuro eram animadoras. Embora a libertação final ainda estivesse por vir, Davi podia louvar a Deus enquanto esperava por ela, pois acreditava que Deus seria fiel às Suas promessas de ajudar Seus aflitos. Paulo e Silas cantaram louvores a Deus na prisão de Filipos com a mesma confiança (At 16:25).

Davi contou algumas das razões pelas quais ele precisava da ajuda de Deus. Entre outras coisas, ele admitiu que seus próprios pecados eram parcialmente responsáveis ​​por seus sofrimentos (v.10). Principalmente foi a oposição de pessoas más que foi responsável por sua angústia. Eles resistiram, caluniaram e tramaram contra ele. Ele se sentia sozinho em defender o que era certo.

A oração de Davi por libertação – (Salmos 31:14-24)

Então reafirmando sua confiança no Senhor, Davi clamou a Ele para silenciar seus inimigos e salvá-lo de suas mãos odiosas. Ele pediu a Deus que também calasse suas bocas caluniosas.

O salmista exaltou Jeová por sua bondade para com aqueles que buscam refúgio nele. Deus os protege de conspirações malignas e ataques verbais. O Senhor tinha sido fiel a Davi sob ataque. A referência à cidade sitiada (Salmos 31:21) pode ser figurativa ou literal. Embora a fé de Davi tenha vacilado, Deus ainda o apoiou e o salvou.

Davi exortou aqueles que esperam em Deus a amá-lo de propósito porque Ele é fiel para salvar os piedosos. Ele queria encorajar outros enquanto esperavam pela salvação de Jeová.

E quanto aos piedosos que pereceram nas mãos dos opressores do mal? Nossas vidas não terminam quando morremos. À luz da revelação do Novo Testamento, sabemos que Deus vindicará os justos após a morte se Ele nos permitir cair diante dos ímpios nesta vida. Quando Davi viveu, ele tinha as promessas da Aliança Mosaica que garantia a longa vida piedosa na Terra Prometida (por exemplo, Êxodo 20:12). Deus vindicará os piedosos que morrem prematuramente após a morte (Isaías 26:19Daniel 12:22 Coríntios 5:10).

Em vista da fidelidade consistente de Deus às Suas promessas de abençoar os justos e punir os ímpios, os piedosos podem suportar períodos de perseguição e sofrimento com forte confiança. Podemos confiar na libertação final do Senhor e até mesmo louvá-Lo ao suportarmos tempos difíceis.

Fonte da explicação de Salmos 31:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.