Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 71

O significado do Salmos 71 trata de uma suplica de um idoso. No entanto, este salmo de lamento individual, expressa a fé de uma pessoa idosa em necessidade, que confiou em Deus por muitos anos. O escritor é desconhecido para nós. Mas ele combinou elementos, que encontramos em vários outros salmos para comunicar seus pensamentos (cf. Salmos 22; Salmos 31; 35; e 40).

Uma oração pela ajuda do Senhor – (Salmos 71:1-13)

Então o escritor começou reafirmando sua confiança em Deus, em quem havia confiado no passado (cf. Salmos 31:1-3). Ele queria a libertação de Deus dos ataques dos ímpios, para que sua confiança em Deus não fosse em vão. Assim ele falou do Senhor como um refúgio, uma rocha e uma fortaleza. Não sabemos se ele estava sob ataque verbal, físico ou ambos os tipos.

Uma revisão da fé do salmista

O escritor confiou no Senhor desde a juventude, pois Deus o sustentou desde o dia de seu nascimento. Ele O havia louvado durante toda a sua vida. O salmista queria dizer que os espectadores, consideravam o que estava acontecendo com ele como um presságio do que estava por vir. Evidentemente eles sentiram que Deus estava abandonando os justos porque Ele parecia estar abandonando este santo idoso. No entanto, o salmista continuou a louvar a Deus.

Portanto o escritor apelou especificamente ao Senhor para não abandoná-lo em sua velhice, especialmente porque seus adversários estavam alegando que Deus o havia abandonado. Ele não tinha outro defensor e clamou a Deus para fazer o que era certo.

Um novo compromisso com a confiança contínua – (Salmos 71:14-24)

Independentemente do resultado em seu caso, o escritor decidiu continuar confiando e louvando a Deus. O Senhor havia demonstrado sua justiça, salvação e feitos poderosos por muito tempo e de muitas maneiras. Portanto, o salmista prometeu falar deles para sempre, mesmo que não pudesse registrar todos os atos fiéis de Deus. Se Deus o abandonou, ele não poderia relacionar plenamente esses testemunhos à geração atual de seu povo.

As grandes coisas das quais o escritor testificou incluíram a salvação de Deus de muitos problemas pessoais. O salmista já havia caído antes, mas Deus sempre o havia levantado. [Nota: Veja CJ Labuschagne, A Incomparabilidade de Jeová no Antigo Testamento]. Ele orou para que essa fosse sua experiência novamente. Sua grandeza, ou honra, veio de confiar em Deus e ter essa confiança recompensada com libertação.

Promessa de louvor

Antecipando a ajuda de Deus, o escritor prometeu louvá-Lo com instrumentos de cordas, bem como vocalmente. O título “Santo de Israel” (Salmos 71:22) é comum em Isaías, mas raro nos Salmos, ocorrendo apenas três vezes (cf. Salmos 78:41Salmos 89:18).

Em conclusão, o salmista falou da humilhação de seus acusadores como já presente, embora fosse isso que ele estava pedindo. Este é provavelmente outro exemplo de expressar confiança de que algo aconteceria, descrevendo-o como já tendo ocorrido.

Quando as pessoas confiam em Deus por toda a vida e o viram livrá-las de muitas provações, fica mais fácil para elas confiarem nEle no presente. Assim como a incredulidade contínua torna a fé mais difícil, a confiança contínua torna a incredulidade mais difícil.

Fonte da explicação de Salmos 71:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.