Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Gênesis 18

O significado de Gênesis 18 trata dos mensageiros de Deus a Abraão. Pouco tempo depois, três homens visitaram Abraão, que ainda morava em Hebrom (ver Gênesis 13:18; 14:13).

Depois, apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele. E, vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra, e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Traga-se, agora, um pouco de água; e lavai os vossos pés e recostai-vos debaixo desta árvore; e trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois, passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim, faze como tens dito. (Gênesis 18:1-5) 

Abraão os recebeu, sem perceber a princípio que eram os representantes especiais de Deus. Essa foi outra aparição do anjo do Senhor (Gênesis 18:1-8; ver também: Gênesis 18:22; 19:1; Hebreus 13:2).

Aparentemente, Abraão não conseguiu convencer Sara de que ela teria um filho, por serem ambos já velhos e adiantado em idade; e Sara já havia cessado o costume das mulheres. Então Deus enviou seu mensageiro diretamente a ela. Ela teve que compartilhar a fé de Abraão (Gênesis 18:9-15).

Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra

Como Abraão teve uma parte importante no plano de Deus, não apenas para a nação Israel, mas para o mundo inteiro, Deus decidiu contar a Abraão o que ele pretendia fazer com a cidade perversa de Sodoma. Portanto, enquanto dois dos mensageiros foram para Sodoma, o terceiro ficou para trás com Abraão.

E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agirem com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora e verei se, com efeito, têm praticado segundo este clamor que é vindo até mim; e, se não, sabê-lo-ei. (Gênesis 18:16-21)

O apelo de Abraão a Deus para não destruir Sodoma mostrou um bom entendimento da justiça e misericórdia de Deus, mas também mostrou que Abraão não percebeu o quão ruim Sodoma era (Gênesis 18:22-33).

Fonte da explicação de Gênesis 18:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  • Versículos citados: Versão Almeida Revista e Corrigida.