Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 69

O significado do Salmos 69 trata do clamor do salmista à Deus para resgata-lo. Portanto, neste salmo imprecatório de lamento individual, Davi buscou a Deus para livrá-lo da destruição. Ele estava sofrendo críticas e rejeição dos israelitas. Por causa das decisões que havia tomado para fazer a vontade de Deus. Mas ele pediu a Deus para lidar com seus opressores e ansiava pelo alívio e pela renovação do louvor a Deus.

Assim alguns estudiosos rotularam este salmo de “indiretamente messiânico” porque, embora não preveja especificamente o Messias, o Messias cumpriu o que o escritor expressou (cf. Salmos 16; 22; 34; 40; 41; 109). [Nota: Chisholm, “A Theology.,]. Depois dos Salmos 110, 22, este é o terceiro salmo mais citado no Novo Testamento.

O ódio injustificado dos inimigos de Davi – (Salmos 69:1-4)

Então o salmista comparou sua condição desesperada à de um homem se afogando. Ele também se imaginou rouco de tanto orar, e perder a visão enquanto se esforçava para ver o livramento de Deus, que ainda não havia aparecido.

Davi enfrentou inúmeros críticos que ele descreveu hiperbolicamente como inumeráveis. Seus inimigos eram pessoas muito poderosas. Ele teve que fazer concessões a eles que eram injustificadas.

Jesus Cristo também sofreu esse tipo de oposição. Ele se referiu aos Seus sofrimentos como um cumprimento do que Davi havia escrito aqui e em outros lugares (Salmos 35:19) em João 15:25 .

A razão e os resultados da condição de Davi – (Salmos 69:5-12)

Davi não fingia ser sem pecado, mas acreditava que o atual antagonismo de seus inimigos não se devia aos pecados que havia cometido. O salmista não queria que outros que confiavam em Deus se sentissem desencorajados pela oposição de seus críticos. Ele parece ter em mente aqueles que o apoiaram na decisão que gerou críticas. Muito poucas pessoas ficaram do lado de Davi. Até seus parentes mais próximos se voltaram contra ele.

Evidentemente, foi a preocupação de Davi com a construção do templo que virou a opinião popular contra ele. Talvez a maioria dos israelitas considerasse isso um projeto extravagante. Ele aumentou os impostos para pagar por isso? Nós não sabemos. O zelo do Senhor Jesus pelo templo que O levou a expulsar os cambistas trouxe este versículo à mente de Seus discípulos (João 2:17).

No entanto, Davi havia expressado seu luto pela oposição que enfrentou chorando internamente, ficando sem comer e vestindo pano de saco. Sua tristeza era genuína e profunda. Ou seja, desde os mais respeitados juízes da cidade que sentavam no portão até os bêbados menos respeitados, todos criticavam Davi.

O apelo de Davi a Deus em oração – (Salmos 69:13-28)

Contudo, Davi queria a libertação de uma morte prematura, e uma palavra do Senhor que o capacitasse a saber o que fazer. O rei baseou sua petição no amor leal e na compaixão de Deus. Assim ele pediu a Deus para redimi-lo de seu problema, tirando-o dele. Deus fez isso quando redimiu Israel da escravidão egípcia.

Davi estava confiante de que Deus conhecia sua situação, e porque ele sabia disso, ele o ajudaria. Certamente a oposição de seus críticos havia ferido o espírito de Davi. Além disso, nenhum de seus amigos o apoiou quando a opinião popular se voltou contra ele. Mas em vez de sustentá-lo com uma boa refeição, deram-lhe veneno para comer e vinagre para beber. Esta é provavelmente uma descrição figurativa de seu tratamento dele. A palavra hebraica barut (comida) descreve uma refeição que amigos solidários deram a um enlutado. [Nota: A. Cohen, Os Salmos,]. O uso dessa palavra em particular por Davi destaca a hipocrisia das ações de seus amigos.

Então um dos discípulos de Jesus o tratou hipocritamente, traindo-o com um beijo (Mateus 26:48), e os inimigos de Jesus lhe deram vinagre real para beber enquanto estava pendurado na cruz (Mateus 27:48).

Até este ponto, Cristo e Sua paixão foram tão evidentemente prefigurados (veja em Salmos 69 versículos 4-9-21), que estamos quase preparados agora para um apelo próximo a ‘Pai, perdoa-lhes’ . A maldição que vem em vez disso é um poderoso lembrete da coisa nova que nosso Senhor fez no Calvário”. [Nota: Kidner,].

Portanto, a maioria desses versículos invoca o castigo de Deus para aqueles que se opuseram ao ungido de Deus que procurou fazer sua vontade e glorificá-lo. Davi não desabafava seu ódio pessoal, mas pedia a Deus que punisse aqueles que resistiam a ele. Uma “armadilha” era uma armadilha que se soltava, e uma “armadilha” pode ter uma isca nela. [Nota: VanGemeren, p. 460].

Apóstolo Paulo

O Apóstolo Paulo aplicou Salmos 69:22-23 aos judeus que se opuseram ao Senhor Jesus, em Romanos 11:9-10 (cf. 1 Tessalonicenses 5:3). A razão pela qual Davi queria que Deus tratasse seus adversários com tanta severidade aparece em Salmos 69:26 . Eles tinham derramado sal em uma ferida que Deus lhe havia dado. Evidentemente, Davi via seu sofrimento como vindo de Deus, no sentido de que Ele o havia permitido. Seus inimigos humanos estavam adicionando insulto à injúria tratando-o da maneira que o tratavam.

Da mesma forma, Deus estava por trás da crucificação de Seu Filho, mas os agentes humanos dos sofrimentos e morte de Jesus também foram responsáveis ​​e tiveram que suportar a punição por suas ações.

Davi pediu que Deus apagasse os nomes de seus inimigos de Seu livro da vida (Salmos 69:28). Isto provavelmente se refere ao livro dos vivos (cf. Apocalipse 3:5). O termo “livro da vida” no Antigo Testamento refere-se ao registro daqueles que estão vivos fisicamente (cf. Êxodo 32:32-33Deuteronômio 29:20Salmos 69:28Daniel 12:1; cf. Êxodo 17:14; Deuteronômio 25:19Isaías 4:3). Chegou a ter um significado mais específico no Novo Testamento.  Lá geralmente se refere à lista dos nomes e ações dos eleitos (Lucas 10:20Filipenses 4:3; Hebreus 12:23Apocalipse 13:8Apocalipse 17:8; 20:12; 20:15; 21:27; 22:19; cf. Apocalipse 2:11; 2:17; 3:5; 3:12). [Nota: Veja Charles R. Smith, “The Book of Life”, Grace Theological Journal 6:2 (Outono de 1985):219-30.] Em outras palavras, Davi pediu a Deus que abreviasse a vida de seus inimigos.

” Muitas pessoas lutam com a ideia de retribuição divina contra pecadores impenitentes. Mas o apelo de Jesus para perdoar os inimigos deve ser equilibrado por Seu papel de Vingador, Aquele que julgará aqueles que permanecerem em rebelião obstinada contra Ele (Apocalipse 19:11-11-16 ).” [Nota: Merrill, “Salmos”, p. 440.]

A resolução de Davi de louvar a Deus – (Salmos 69:29-36)

Então novamente Davi pediu a Deus que o livrasse (cf. Salmos 69:13). Certamente seguro da salvação, ele prometeu louvar ao Senhor, confiante de que isso o agradaria mais do que sacrifícios de animais. Os touros com chifres e cascos (Salmos 69:31) eram animais maduros que faziam boas ofertas.

Quando os pobres e necessitados, que também confiavam em Deus como Davi, viam a libertação de Deus, eles se regozijavam. Tal salvação os encorajaria. Mas antecipação da libertação pessoal encorajou Davi a esperar que Deus também cumprisse suas promessas a Israel. Assim ele convocou toda a criação para louvar a Deus que estabeleceria Israel como Ele havia prometido.

Quando o propósito divino de glorificar a Deus, muitas pessoas se oporão aos seus esforços e os perseguirão. Essa oposição não deve nos afastar de Deus, mas a Ele, para obter a graça de que precisamos para permanecer fiéis. Deus recompensará grandemente esse tipo de fidelidade (por exemplo, Tiago 1:12). Podemos ver a verdade disso na vida de Davi e na vida de Seu maior filho, Jesus Cristo.

Fonte da explicação de Salmos 69:

  1. Autoria:Constable, Thomas. DD. Commentary.