Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 68

O significado do Salmos 68 trata da soberania de Deus. Assim Davi revisou os tratos de Deus com Israel para comemorar a fidelidade de Deus ao Seu povo (cf. Juízes 5). Ele traçou a história de Israel desde as peregrinações no deserto até sua própria captura de Jerusalém. Mas como um poderoso comandante, Deus havia conduzido seu povo oprimido ao glorioso futuro que Ele havia prometido. No processo, Ele venceu muitos inimigos fortes.

“O tema deste magnífico Salmo é a marcha de Deus para a vitória. como seu Senhor e prestar-lhe homenagem.” [Nota: Kirkpatrick,].

Uma oração para que Deus espalhe Seus inimigos- (Salmos 68:1-6)

No entanto, Davi pediu a Deus que manifestasse seu incrível poder. As palavras que ele usou lembram a oração de Moisés sempre que a coluna nublada se movia (Números 10:35). Quando Deus conduz seu povo a cumprir seus propósitos, seus inimigos desaparecem como fumaça e derretem como cera quente. Seu povo também se regozija muito.

Contudo o salmista retratou Jeová como um majestoso guerreiro andando em sua carruagem pelo deserto do deserto. Mas os cananeus nativos descreveram Baal como andando em uma carruagem pelo céu. Davi pode ter pretendido que sua descrição do Senhor fosse uma polêmica contra Baal.

Então o cuidado especial de Deus com os fracos e vulneráveis ​​é louvável. Ele conduziu Israel, uma nação de prisioneiros, à prosperidade da Terra Prometida. Aqueles que não seguiram sua liderança acabaram morrendo no deserto. Este grupo incluía os inimigos de Israel que se opuseram à nação durante a marcha no deserto e os israelitas incrédulos que se recusaram a seguir Calebe e Josué na terra.

O registro de Deus espalhando Seus inimigos – (Salmos 68:7-18)

Os cananeus também creditaram a Baal relâmpagos, trovões, chuva e terremotos. No entanto, Jeová os enviou para confirmar sua presença entre seu povo em suas peregrinações no deserto e para sustentá-los. No Pentateuco, Moisés não registrou Deus enviando chuva no deserto. Não obstante, Débora, assim como Davi, revelou que esta era uma maneira pela qual Ele supria as necessidades de seu povo (cf. Juízes 5:4). A herança do Senhor (Salmos 68:9) era seu povo (cf. Deuteronômio 4:20).

Portanto, esta seção do salmo descreve a conquista estendida da Terra Prometida que continuou no período dos juízes. Muitas pessoas testemunharam os grandes atos de libertação de Deus durante esses anos. O poder sobrenatural de Deus estava operando indiscutivelmente para Israel.

Deus derrotou muitos reis cananeus e deu ao seu povo muitos despojos. Salmos 68:13 pode referir-se àqueles israelitas que, como pombas pacíficas, se recusaram a entrar em guerra contra os cananeus, mas ainda desfrutaram dos despojos que Deus deu a toda a nação (cf. Juízes 5:16). No versículo 14 , a neve no Monte Zalmon (Montanha Negra) pode ser uma descrição figurativa das bênçãos de Deus, ou Davi pode estar se referindo à vitória de Abimeleque no Monte Zalmon perto de Siquém (Juízes 9:48). Nesse caso, ele pode ter visto os cadáveres das vítimas e suas armas como flocos de neve espalhados na montanha. [Nota: VanGemeren,].

As montanhas de Basã

A tradução NIV de Salmos 68:15 é preferível: “As montanhas de Basã são montanhas majestosas, e escarpadas são as montanhas de Basã.” Por mais impressionantes que fossem as montanhas de Basã, a saber, o Monte Hermon e seus cumes vizinhos, a montanha que Deus havia escolhido para sua habitação especial era ainda mais grandiosa, a saber, o Monte Sião.

Topograficamente, o Monte Sião não é tão impressionante, mas porque Deus escolheu habitar entre seu povo ali, foi mais significativo. Davi descreveu Deus, acompanhado por seu exército angelical, escoltando Israel do Monte Sinai ao Monte Sião. Os cananeus acreditavam que Baal vivia no Monte Carmelo. Ao descrever Jeová dessa maneira, Davi estava usando imagens comuns entre seus antigos vizinhos pagãos do Oriente Próximo. Ele fez isso para retratar a grandeza de Jeová.

Os eventos históricos que mais de perto correspondem à ascensão figurativa de Deus até o Monte Sião foram a captura de Jerusalém por Davi dos jebuseus (2 Samuel 5:6-8) e sua introdução da arca naquela cidade (2 Samuel 6). Quando Davi derrotou os jebuseus, ele liderou uma multidão deles cativos e, sem dúvida, tomou muito despojo deles. O escritor viu o despojo como uma espécie de presente que lhe deram. Até os jebuseus rebeldes deram presentes a Davi. Claro, Deus era o verdadeiro Comandante-em-Chefe que tomou a montanha para o Seu povo, levou os cativos cativos e recebeu os presentes deles.

Apostolo Paulo

O apóstolo Paulo se referiu a Salmos 68:18 em Efésios 4:8, mas ele a citou muito vagamente e até mudou receber presentes para dar presentes. Uma explicação para essa diferença é que Paulo pode estar seguindo uma interpretação judaica popular de sua época, o Targum, que atribuía essas ações a Moisés. De acordo com o Targum, Moisés ascendeu ao firmamento, levou o cativeiro cativo e deu presentes aos filhos dos homens. [Nota: Esta é a preferência de Ross, p. 843.].

Outra explicação é que Paulo usou este versículo como base para o que ele disse, mas foi além dele para fazer outro ponto que ele queria enfatizar. Afinal, ele não alegou citar este versículo. Ele apenas lançou suas próprias palavras no molde deste versículo. [Nota: Esta explicação é semelhante à sugerida por Harold W. Hoehner, “Ephesians”, em The Bible Knowledge Commentary: New Testament, p. 634.].

Paulo usou este versículo para ilustrar a ascensão de Jesus ao Monte Sião celestial após Sua ressurreição. Ele também subiu ao alto, levou seus inimigos cativos e recebeu presentes dos homens. Esses presentes podem ser elogios ou presentes mais tangíveis. Eles podem já ter vindo a Ele, ou Sua recepção deles pode ser primariamente futura. Paulo continuou dizendo que Jesus também deu dons aos homens, algo que Deus definitivamente fez e Davi pode ter feito, mas que este salmo não diz que eles fizeram.

Este ponto foi o que Paulo enfatizou em sua explicação a seguir, mas a dádiva de Deus e Davi aos homens não foi a ênfase de Davi aqui quando ele escreveu este salmo. ou Sua recepção deles pode ser primariamente futura.

O efeito de Deus espalhar Seus inimigos – (Salmos 68:19-31)

Davi passou de uma revisão histórica de Deus dando a vitória a Israel para a confiança de que Ele continuaria a fazê-lo diariamente. Qualquer um que resista a Jeová pode contar com Sua poderosa oposição e sua própria derrota inevitável. Referências adicionais a vitórias sobre Ogue, o rei de Basã, a travessia do Mar Vermelho, numerosas vitórias em batalha e a morte de Jezabel (2 Reis 9:33-36) teriam encorajado ainda mais os israelitas. O mesmo Deus que lhes deu sucesso no passado ainda estava pronto para fazê-lo.

Os israelitas testemunharam a entrada gloriosa de Jeová em seu santuário no Monte Sião. Davi descreveu a cena como o que teria acompanhado um monarca terrestre e pode ter acompanhado sua própria entrada em Jerusalém. A “fonte de Israel” (Salmos 68:26 , NASB) retrata a nação de Israel como uma fonte de bênção. Benjamin era a menor tribo do sul, mas ainda assim um líder. Judá era a maior tribo do sul. Zebulom e Naftali eram tribos do norte que Davi pode ter escolhido por causa de sua proeminência na canção de Débora (Juízes 5:18). Juntas, essas quatro tribos representam todos os israelitas, do sul e do norte.

Seu magnífico templo

Em seguida, Davi clamou a Deus para manifestar sua força novamente. Ele previu que os reis estrangeiros temeriam a Jeová quando ouvissem sobre todas as poderosas vitórias que Ele havia conquistado para Seu povo e quando vissem seu magnífico templo. Isso de fato ocorreu durante o reinado de Salomão, como atestado pelo testemunho da Rainha de Sabá. Ou seja, os animais, touros e bezerros aos quais Davi se referiu provavelmente representam governantes estrangeiros. Ele os viu trazendo tributo. Isso também aconteceu quando Salomão reinou. Davi previu que o Senhor desarmaria rebeliões e faria com que inimigos em potencial fizessem as pazes com Israel por respeito ao seu Deus.

A resposta adequada a Deus espalhando seus inimigos – (Salmos 68:32-35)

Concluindo, Davi conclamou as nações a louvarem a Jeová, o governante soberano sobre todos. Sua demonstração de poder e majestade, tão belamente apresentada neste salmo, é uma ampla razão para fazê-lo.

Contudo, em vista do trato de Deus com Israel, toda nação sob o céu deve aprender quem é o verdadeiro Deus e se submeter à Sua soberania. Seu histórico de prosperar aqueles que confiam nEle e destruir aqueles que se opõem a Ele deve levar qualquer povo a se curvar diante dEle.

Fonte da explicação de Salmos 68:

  1. Autoria:Constable, Thomas. DD. Commentary.