Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 35

O significado do Salmos 35 trata do clamor por justiça e ajuda divina. Então Davi apelou ao Senhor por defesa, como a um campeão que sai em batalha por outro (cf. Josué 5:13-15). Portanto nesta seção, Davi pediu a Deus que o livrasse dos inimigos que tentavam matá-lo sem motivo.

Uma oração por libertação – (Salmos 35:1-10)

Davi lamentou a oposição injustificada de seus inimigos neste salmo e clamou a Deus para libertá-lo. É realmente uma combinação de três lamentos. A linguagem alterna entre terminologia jurídica e militar.

“Quer este salmo tenha sido escrito ou não como um companheiro do Salmo 34, ele está bem colocado ao lado dele, não apenas por causa de algumas afinidades e contrastes verbais (notavelmente “o anjo do Senhor”, Salmos 34:7Salmos 35:5-6, não encontrado em nenhum outro lugar do Saltério), mas porque fala do tipo de escuridão que acaba de ser dissipada no salmo anterior. sujeito, se Deus quiser, a atrasos agonizantes.” [Nota: Ibid.].

No entanto, ele pediu a Deus para derrotar seus inimigos e humilhá-los. Ele desejou que Deus os soprasse como palha e removesse sua estabilidade para que eles caíssem. O Anjo do Senhor é o líder do exército celestial de Deus, o Cristo pré-encarnado (cf. Salmos 34:7). Davi queria que Ele fizesse com seus inimigos o que eles pretendiam fazer com ele. Isso está de acordo com a forma como Deus geralmente lida com os ímpios.

O motivo do pedido de Davi foram as tentativas injustificadas de seus inimigos de matá-lo. Ele orou para que eles pudessem experimentar o destino que esperavam que fosse o dele. Se Deus concedesse libertação, Davi prometeu se alegrar no Senhor e louvá-lo.

Um lamento pela oposição injusta – (Salmos 35:11-18)

Os inimigos maliciosos do salmista estavam pagando-lhe o mal pelo bem que ele lhes fizera. Evidentemente, eles também o estavam acusando falsamente. Na primeira seção do salmo, a ênfase está na petição, mas nesta está no lamento.

Quando eles estavam doentes, Davi orou por sua recuperação e lamentou sua condição. Ele até jejuou, o que mostra o quanto ele se sacrificou para que eles se recuperassem [Nota: Kent D. Berghuis,]. Por outro lado, quando Davi teve problemas, em vez de mostrar preocupação com ele, eles zombaram e realmente pioraram sua condição. Assim Davi clamou a Deus para parar de esperar e agir por ele. Quando queria, Davi Lhe dava louvor público.

Uma petição por justiça – (Salmos 35:19-28)

Piscando um para o outro, os inimigos de Davi comunicaram sua intenção sorrateira de prender o salmista em sua trama. Eles estavam mentindo para colocar os outros contra ele. Eles também estavam dando falso testemunho sobre suas ações. Nesta seção, a ênfase está na necessidade de Deus agir por Davi.

Suas alegações de ter visto Davi fazer algo ruim eram infundadas, mas Deus tinha visto suas más ações. Davi chamou Deus para acabar com Seu silêncio e agir por ele. Ao justificar Davi, Deus frustraria as tentativas dos ímpios de triunfar sobre os justos.

Para encerrar, Davi pediu a Deus que fizesse com que seus partidários dessem glória ao Senhor por vindicar Seu servo justo. Quando a libertação viesse, Davi também louvaria a Deus por Seus atos justos.

O povo de Deus pode apelar por vindicação quando outros o acusam falsamente de fazer o mal, e pode contar com a libertação de Deus no futuro porque Ele é justo.

Fonte da explicação de Salmos 35:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.