Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Esdras 3

O significado de Esdras 3 relata a construção do altar de Deus. Então Jesua, o sumo sacerdote, com seus irmãos sacerdotes, também Zorobabel e seus irmãos, edificaram o altar do Deus de Israel. Para poder trazer os holocaustos, conforme ordenado na lei. A obediência à Palavra de Deus era sua primeira preocupação. O medo também estava sobre eles por causa do povo desses países, portanto, eles sentiram a necessidade de proteção. Eles sabiam que Jeová é o Escudo e o Refúgio de Seu povo confiante (Esdras 3:1-3).

A festa dos tabernáculos celebrada

Em seguida, eles celebraram a festa dos tabernáculos – como está escrito ( Levítico 23:33-36). Assim eles manifestaram um zelo santo em prestar total obediência à lei de seus pais. A festa dos tabernáculos tipifica a consumação quando o reino vier e a colheita completa.

Outro remanescente de Israel retornará no futuro, sob diferentes circunstâncias, e então quando o Messias, o Rei, estiver no meio de Seu povo, a festa terá seu cumprimento. Além disso aprendemos com isso quão exatos os exilados retornados deveriam estar em obediência à Palavra de Deus.

No entanto sem ter a casa para adorar, destituída de quase tudo, eles tentaram sinceramente agradar a Deus deixando os caminhos da Babilônia e se submetendo à Palavra de Deus. Esta é outra marca do poder e energia do Espírito de Deus em Sua obra graciosa ou restauração; Ele conduz de volta à Palavra de Deus e dá poder para andar em obediência. (Esdras 3:4) .

Os sacrifícios trazidos

Foi um retorno completo à lei de Deus. Ofertas queimadas contínuas eram oferecidas, luas novas e as festas fixas de Jeová eram mantidas. Então o espírito de sacrifício também se manifestou – eles ofereceram uma oferta voluntária ao Senhor. E embora a fundação do templo ainda não estivesse lançada, eles deram dinheiro aos pedreiros e aos carpinteiros em antecipação à colocação da fundação e construção do templo. Carne, bebida e azeite foram dados a eles de Sidom e Tiro, para trazer cedros do Líbano até o mar de Jope. A permissão foi dada para fazer isso por Ciro, rei da Pérsia (Esdras 3:5-7) .

Lançado o fundamento do templo

No segundo mês do segundo ano depois de chegarem ao templo de Deus em Jerusalém, Zorobabel, filho de Sealtiel, Jesua, filho de Jozadaque, e o restante dos seus irmãos, os sacerdotes, os levitas e todos os que tinham voltado do cativeiro para Jerusalém, começaram o trabalho, designando levitas de vinte anos para cima para supervisionarem a construção do templo do Senhor. Os líderes foram os primeiros no trabalho e associaram o povo a si mesmos no empreendimento abençoado. Eles eram “colaboradores” (1 Coríntios 3:9). Eles se apoderaram do trabalho com seriedade.

A ordem neste capítulo é a construção do culto do altar. Obediência à Palavra de Deus, e nessa obra a ordem de Deus não foi ignorada, mas conscientemente seguida, pois os levitas são mencionados primeiro ( Números 41 Crônicas 23:24). 

Em todas as coisas eles aderiram estritamente à Palavra de Deus. E quando a obra foi realmente iniciada, um santo entusiasmo tomou conta deles, e todo o povo louvava ao Senhor com grande brado. Foi uma grande festa, liderada pelos sacerdotes em seus trajes, com trombetas.

Louvor a Deus

Em seguida vieram os filhos de Asafe com címbalos. Seu louvor foi segundo a ordenança de Davi, Rei de Israel. Eles cantavam juntos em cursos de louvor, e agradecimento ao Senhor “porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre para com Israel”. Então todo o povo gritou com grande brado.

O Espírito de louvor tomou conta de seus corações. Eles celebraram a bondade e misericórdia de Jeová para com Seu povo, que não tem fim. Mas também houve lágrimas. Os velhos, sacerdotes e levitas, e outros que ainda se lembravam do templo salomônico em sua grande beleza, chorou em alta voz; enquanto outros gritavam de alegria. A voz do clamor e do choro estava tão misturada que não podia ser discernida. As lágrimas foram ocasionadas pela lembrança das glórias dos dias anteriores, que haviam passado (Esdras 3:8-13) .

Fonte da explicação de Esdras 3:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.