Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 82

O significado do Salmos 82 trata acerca do Julgamento. Neste salmo, Asafe advertiu os juízes de Israel a julgarem com justiça.

O Juiz dos juízes – (Salmos 82:1)

Portanto o escritor visualizou Deus sentado como Juiz sobre uma reunião de juízes humanos, os juízes que viviam em todas as cidades de Israel. Assim os juízes humanos em Israel serviram como representantes judiciais de Deus entre seu povo.

A palavra hebraica traduzida como “governantes” (NASB) ou “deuses” (NVI) é elohim (lit. fortes). Esta palavra geralmente descreve Deus no Antigo Testamento, mas às vezes se refere aos fortes em Israel, ou seja, os governantes ou autoridades humanas (cf. Salmos 45:6Êxodo 21:6Êxodo 22:8-9). Não se refere a anjos aqui (cf. Efésios 6:12) como pensavam os tradutores siríacos. Isso fica claro pelo contexto. Também não se refere aos deuses dos pagãos (cf. 1 Coríntios 10:20).

A acusação dos juízes – (Salmos 82:2-7)

Os juízes de Israel estavam pervertendo a justiça. Então Deus os chamou para praticar a justiça justa. Além disso, a essência do julgamento adequado era garantir que os indefesos recebessem justiça. Contudo os juízes de Israel, que deveriam ser os mais sábios do povo, ignoravam a importância do julgamento justo e as consequências do julgamento injusto.

Consequentemente, a lei e a ordem, os fundamentos da vida na terra, eram instáveis. Deus advertiu os juízes injustos que eles mesmos sofreriam julgamento por sua injustiça. Deus os designou como “deuses” (isto é, indivíduos com poder pela autoridade de Deus). Ele os fez seus filhos no sentido de seus representantes na terra (cf. 2 Samuel 7:14).

No entanto, por não terem se comportado como Deus, que julga com justiça, morreriam como meros homens sem honra como filhos de Deus. Eles morreriam como todos os outros israelitas. “Homens” e “governantes” (Salmos 82:7) é um merismo que significa todos os mortais. [Nota: Dahood, 2:270].

Os acusadores de Jesus o acusaram de blasfêmia quando Ele afirmou ser o Filho de Deus (João 10:33). Ao responder à acusação deles, Jesus citou Salmos 82:6 para lembrá-los de que Deus chamou os juízes de Israel de seus filhos. Seu ponto era que não era inapropriado para Ele chamar a Si mesmo de Filho de Deus. Jesus, é claro, é o Juiz supremo de Deus de toda a humanidade, por isso era especialmente apropriado para Ele chamar a Si mesmo de Filho de Deus.

O chamado para o julgamento divino – (Salmos 82:8)

Asafe concluiu este salmo pedindo que Deus julgue toda a terra, não apenas Israel. O mundo, então como agora, precisava de um julgamento justo que somente Deus, o justo Juiz, pode fornecer. A provisão de Deus de Jesus Cristo, a quem Ele confiou todo o julgamento (João 5:22-30), foi sua resposta a esta petição.

A necessidade de julgamento justo e o clamor, por isso continuarão até que Jesus Cristo reine e julgue. Assim ele julgará em vários momentos no futuro. Mas para o cristão, isso acontecerá no tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10). Para os santos da Tribulação e os santos do Antigo Testamento, será logo após ele retornar em sua segunda vinda (Apocalipse 20:4Apocalipse 20:6Isaías 26:19Daniel 12:2). Mas para todos os incrédulos, será no julgamento do grande trono branco (Apocalipse 20:11-15).

Fonte da explicação de Salmos 82:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.