Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 45

O significado do Salmos 45 trata de um cântico de casamento. Tal como o título indica. o Salmos 45 é um cântico de casamento. Este cântico é apropriado para um casamento régio. E provavelmente, tenha sido usado em muitas bodas reais através da história de Israel.

Este salmo real glorificou um rei enquanto ele se preparava para seu casamento. O escritor relatou o conselho que a noiva recebeu ao antecipar o casamento. Ele então previu que as pessoas honrariam o rei para sempre por causa dos descendentes nascidos dele. O salmista também parece ter falado profeticamente de Cristo (cf. Efésios 5:32-33Hebreus 1:8-9). [Nota: Kidner,].

“O Salmo 45 é outro exemplo de um salmo real que reflete a situação histórica do antigo Israel, mas que, em última análise, se aplica a Cristo, pois Ele é aquele por meio de quem os aspectos primários de seu retrato idealista do governante davídico são plenamente realizados”. [Nota: Chisholm, “A Theology.].

“Shoshannim” no título significa “lírios”. Isso pode ter sido uma melodia de hino. O significado de “Masquil” ainda não está claro. “Uma canção de amor” (lit., NASB) provavelmente significa “uma canção de casamento” (NVI).

Louvor pelo noivo – (Salmos 45:1-9)

O salmista afirmou estar cheio de alegria e inspiração ao compor esta canção. Ele disse o que fez de coração cheio.  Além disso, para ele, o rei era o maior homem que ele conhecia. Uma evidência disso foi seu discurso gracioso, pelo qual Deus derramou Sua bênção sobre o rei. O escritor convocou seu rei para defender a causa da verdade, humildade e retidão. Ele o encorajou a perseguir os inimigos da justiça e derrotá-los. Ele estava confiante de que, com as armas da justiça, o rei obteria muitas vitórias.

Portanto o escritor se dirigiu ao seu rei humano como “Deus” (Elohim). Ele não quis dizer que o rei era Deus, mas que ele estava no lugar de Deus e O representava. Compare Êxodo 21:6Êxodo 22:8-9; e Salmos 82:1 onde os escritores bíblicos chamavam os juízes de Israel de deuses porque eles representavam Deus. [Nota: Ver também ibid.]. Esta é uma expressão extravagante de louvor ao rei. Deus abençoou este rei porque ele havia representado o Senhor fielmente governando como o Senhor faz. Deus deu ao rei uma dupla unção, afirmou o escritor. Ele o fez rei e o abençoou com grande alegria como rei.

A superioridade do Filho de Deus

O escritor da Epístola aos Hebreus usou esses versículos para apontar a superioridade do Filho de Deus sobre os anjos (Hebreus 1:5-7). Ele também os usou para argumentar a favor da exaltação e do governo justo de Jesus Cristo (Hebreus 1:8-9). Ele viu a unção não tanto como um evento (Mateus 3:16-17) como o estado permanente do Rei (Isaías 11:1-2). Assim ele via esses versículos como proféticos do governo eterno do maior Filho de Davi (cf. Salmos 45:6). Assim o que o escritor do salmo disse sobre seu rei acontecerá quando Jesus Cristo retornar à Terra e estabelecer Seu reino que durará para sempre.

As vestes nupciais do rei eram perfumadas com especiarias aromáticas. Os perfumistas faziam mirra de uma goma que um certo tipo de árvore árabe secretava (cf. Provérbios 7:17Cantares de Salomão 1:13). Aloés aparentemente veio de uma madeira cheirosa (cf. Números 24:6Provérbios 7:17Cantares de Salomão 4:14). Monarcas orientais antigos decoravam seus palácios com marfim, e a quantidade que exibiam representava sua riqueza e glória (cf. 1 Reis 10:181 Reis 22:39Amós 3:15; 6:4). As filhas dos reis estavam entre as mais prestigiosas assistentes em casamentos. Os antigos consideravam o ouro de Ofir, provavelmente situado na Arábia, como o melhor (cf. 1 Reis 9:28;  10:1;  22:48Jó 28:16Isaías 13:12). A imagem total desta cerimônia de casamento é de extrema elegância e beleza, adequada para um rei tão bom.

Conselhos para a noiva – (Salmos 45:10-15)

O salmista deu alguns bons conselhos à noiva. Ela seria sábia em fazer de seu marido seu principal objeto de afeição (cf.Gênesis 2:24). Isso a tornaria ainda mais atraente para ele. Ela também deve honrá-lo porque ele agora era sua autoridade (cf. Gênesis 2:18-22).

Se ela seguisse esse conselho, ela desfrutaria do amor e do respeito de outras pessoas poderosas. Tiro era um porto marítimo fenício. Os fenícios eram viajantes e comerciantes do mundo. Um presente da filha do rei de Tiro (ou possivelmente do povo de Tiro) seria, portanto, muito desejável. Outras pessoas poderosas também cortejariam o favor da noiva se ela glorificasse seu digno marido. A noiva era filha de um rei. Nesses versículos, o salmista a imaginou entrando no palácio para se casar com seu marido.

Bênção do casal – (Salmos 45:16-17)

Assim a memória dos ancestrais do rei empalideceria em comparação com a de seus descendentes. Então os filhos do rei se tornariam príncipes famosos que ocupariam posições de autoridade em toda parte por causa do governo justo do rei. Ele também desfrutaria de uma reputação duradoura e da eterna gratidão de seus súditos.

“Pode haver pouca dúvida de que este salmo estava na mente de João quando ele escreveu Apocalipse 19:6-21 . Enquanto ele esperava o casamento de Cristo, o Cordeiro, no céu, ele lembrou como a noiva se vestiu de justiça em preparação para Ele (Apocalipse 19:6-8). Então João descreveu o noivo real saindo para a batalha em justiça (Apocalipse 19:11-21). O Salmo 45, então, é tipológico do maior Rei Davídico, Jesus Cristo.” [Nota: Ross,].

Nós que somos crentes devemos nos regozijar em nosso glorioso Rei que um dia experimentará a plena união com Sua noiva, a igreja (Efésios 5:23-32). Ele é digno de nosso louvor porque é completamente verdadeiro, humilde e justo. Devemos também nos submeter à Sua autoridade em vista de quem Ele é. Podemos aguardar com grande expectativa nossa união com Ele e nosso glorioso futuro com Ele a partir de então. Seu reino durará para sempre, e todos honrarão Seu nome por toda a eternidade.

Fonte da explicação de Salmos 45:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.