Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 80

O significado do Salmos 80 trata de pedido de restaurações. Assim novamente Asafe clamou a Deus para libertar e restaurar Israel. Além disso, a nação estava oprimida e precisava da salvação de Jeová. Mas este salmo de lamento da comunidade é incomum por causa da figura que o salmista usou para descrever Israel. Ele retratou a nação como uma videira (Salmos 80:8-16). A queda de Samaria em 722 aC pode estar em vista. [Nota: Kidner, Salmos 73-150, p. 288]. Salmos 77, 81 também lamentam a destruição de Samaria, a antiga capital do Reino do Norte de Israel.

Um apelo ao Pastor de Israel – (Salmos 80:1-7)

Então o salmista apelou para Jeová como o Pastor de Seu povo Israel (cf. Salmos 23:1Salmos 28:9); “pastor” era um título comum do rei no antigo Oriente Próximo (cf. Salmos 78:71). Ele também se referiu a Ele como sentado entronizado acima dos querubins no templo (cf. Salmos 99:1). Efraim era a tribo líder no norte e Benjamim era o líder no sul. Manassés era o líder na Transjordânia, no leste.

No entanto Este clamor por restauração é um refrão que o escritor também usou em Salmos 80:7 ; Salmos 80:19 . A figura do rosto brilhando em outro sugere inclinação favorável para aquele (cf. Salmos 4:6; Números 6:25).

Um lamento devido à disciplina divina

O título “Senhor dos Exércitos” sugere a capacidade de Deus de libertar seu povo sempre que ele escolher fazê-lo. O silêncio do Senhor em resposta ao clamor do povo por libertação, implicava que ele estava zangado com eles. Como pastor, Deus alimentou seu povo, mas ele lhes deu lágrimas para comer e beber em vez de comida nutritiva. Sua condição levou as nações vizinhas a zombar deles. Esta perícope também termina com o refrão (cf. Salmos 80:3Salmos 80:19).

A condição oprimida de Israel – (Salmos 80:8-14)

Contudo o salmista agora mudou sua figura, e retratou Israel como uma videira que Deus havia transplantado do Egito para Canaã (cf. Ezequiel 17:6-10Oséias 10:1). Ele limpou a terra de Canaã, e expulsou os nativos. Israel se enraizou na Terra Prometida e, como uma videira, se espalhou em todas as direções. Tornou-se forte e luxuriante sob a bênção de Deus. No entanto, Deus havia derrubado o muro que o protegia, e seus vizinhos agora o consumiam (cf. Isaías 5:5). Esta seção termina com um refrão semelhante, mas ligeiramente diferente, do Salmo 80:3Salmos 80:7Salmos 80:19).

Portanto a figura de uma videira para representar Israel é muito antiga. Provavelmente se originou na bênção de Jacó a José (Genesis 49:22). Mas os profetas a usavam com frequência (cf. Isaías 5:1-7Isaías 27:2-6Jeremias 2:21Jeremias 12:10; Ezequiel 15; Ezequiel 19:10-14Oséias 10:1). O Senhor Jesus também o usou para descrever a si mesmo, o Israel ideal (Jo 15:1Jo 15:5). É uma figura apropriada porque uma videira é uma fonte de bênção para os outros (cf. Gênesis 12:3).

Um apelo por libertação – (Salmos 80:15-19)

Asafe clamou a Deus para dar atenção à condição da videira. Salmos 80:15 olha para a videira como raiz e ramo com as partes representando o todo (um merismo). Então o termo “filho” é uma tradução literal da palavra hebraica que metaforicamente significa ramo. Descreve o novo crescimento na videira, a nova geração de israelitas. Mateus aplicou esta referência a Jesus Cristo (Mateus 2:15; cf. Êxodo 4:22Oséias 11:1). O salmista viu a videira de Israel queimada e cortada por seus inimigos a quem Deus permitiu que a danificassem.

Certamente, o Salmos 80:17 refere-se novamente à geração atual de israelitas como “filho de Deus”. Há um jogo de palavras desde Benjamin (Salmos 80:2) significa “filho da minha mão direita”. O salmista clamou a Deus para apoiar com Sua mão forte o filho de sua destra (isto é, a nação que Deus usou como sua poderosa destra). Ele prometeu que os israelitas seguiriam a Deus fielmente e clamariam a ele por suas necessidades se ele revivesse sua videira. O salmo termina com uma repetição do refrão.

Videira

O povo de Deus é semelhante a uma videira, pois Deus os chamou para serem uma bênção para os outros. No entanto, se nós, que somos o povo de Deus, não andarmos em confiança e obediência, Deus pode nos podar e limitar nossa fecundidade, com o objetivo de aumentar nossa produtividade final. A videira experimenta a bênção a si mesma à medida que se torna uma bênção para os outros. Se nos afastamos de Deus, precisamos invocá-lo para restaurar nossa fecundidade e nos comprometermos com ele novamente. A figura de Israel como uma oliveira em (Romanos 11:17-24), ensina lições semelhantes.

Fonte da explicação de Salmos 80:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.