Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 79

O significado do Salmos 79 trata da ruína de Jerusalém e a profanação do Templo. Neste salmo de lamento nacional (comunal): Asafe lamentou a destruição de Jerusalém e implorou a Deus que tivesse misericórdia de Seu povo.  Apesar de seus pecados, por amor de Seu nome (cf. Salmos 74).  Asafe pode ter vivido após a destruição babilônica de Jerusalém. Mas o ponto de vista do escritor parece ser o dos sobreviventes deixados em Jerusalém, e não o dos deportados, como reflete o Salmo 137.

“Este salmo repete os temas do Salmo 74, mas aparentemente com mais veneno. A situação é a mesma: o templo é destruído, Israel está despojado e o inimigo conquistador se regozija. Jeová não pode se dar ao luxo de ser uma parte desinteressada. a santidade partidária de Deus que opera além da religiosidade visível. Israel aqui pressiona Jeová, para decidir o que conta com ele.” [Nota: Brueggemann, p 71].

Um lamento sobre a destruição de Jerusalém – (Salmos 79:1-4)

Contudo os inimigos invadiram Israel, profanaram o templo, destruíram Jerusalém e deixaram os corpos dos soldados de Israel insepultos. Deitar insepulto, como um animal pelo qual ninguém se importava, era a humilhação final. Consequentemente, a herança de Deus tornou-se um objeto de escárnio para seus vizinhos.

“A questão aqui não é a justiça de Deus ao julgar seu povo, mas os meios usados ​​pelo Senhor [cf. Habacuque 1-2]. Os pagãos devem ser responsabilizados por sua profanação do povo santo e do templo santo para que possam ser restaurado e o povo de Deus não experimenta mais contaminação e desgraça (cf. Isaías 35:8Isaías 52:1).” [Nota: VanGemeren, p. 519].

Um apelo por libertação – (Salmos 79:5-12)

O salmista se perguntou por quanto tempo Deus ficaria irado com Seu povo. e permitiria que sofressem derrota e humilhação. Ele deixaria seu ciúme pela afeição de Israel queimar como fogo para sempre? Asafe exortou Deus a dirigir sua ira contra os inimigos de Israel que o desprezaram e devoraram sua habitação. Ele também pediu a Deus que esquecesse os pecados dos ancestrais dos israelitas, e mostrasse compaixão por seu povo humilde. Ele baseou sua petição na glória de Deus, bem como na necessidade dos israelitas.

Asafe continuou a apelar para a salvação física com base na honra de Deus. Mas ele pediu vingança contra o inimigo que havia matado muitos dos eleitos de Deus. Ele exortou Deus a responder às orações dos prisioneiros que apelaram a Ele por libertação. Ele queria uma retribuição completa do opróbrio que o inimigo havia lançado sobre o nome de Jeová, porque o Senhor não havia dado a vitória a Israel.

“Tal oração pode nos incomodar, e não pensaríamos em orar dessa maneira com muita frequência, mas é totalmente bíblica. O orador é honesto o suficiente para conhecer esse anseio, e o orador é fiel o suficiente para submeter o anseio a “Deus”. ” [Nota: Brueggemann, p. 72].

Uma promessa de louvor futuro – (Salmos 79:13)

Então o salmista prometeu que o povo de Deus o recompensaria com louvor incessante se Ele os libertasse. Ele via as pessoas como ovelhas indefesas de Deus. Ele disse que seu louvor por esta salvação seria público a partir de então.

“A cruz de Jesus Cristo é para nós hoje a única evidência que precisamos de que Deus nos ama (Romanos 5:8).” [Nota: Wiersbe, The . . Sabedoria . ., pág. 235].

É apropriado pedir vingança a Deus quando os inimigos derrotam o povo de Deus e, consequentemente, fazem com que Ele pareça mal. Ele vai entregar eventualmente porque Ele prometeu preservar os seus. No entanto, a disciplina pode continuar por muito tempo se o pecado for grosseiro.

Fonte da explicação de Salmos 79:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.