Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 78

O significado do Salmos 78 trata da providência divina na história do seu povo. Portanto este salmo didático ensina as gerações presentes e futuras a aprender com o passado e enfatiza a graça de Deus. Assim os Salmos didáticos oferecem sabedoria ao leitor. Mas alguns chamam isso de salmo histórico (cf. Salmos 105, 106, 114, 135, 136). [Nota: Wiersbe, The . .. Sabedoria., pág. 230].

“Isso poderia ser legendado, em vista de Salmos 78:12Salmos 78:68, De Zoã a Sião, pois revisa a turbulenta adolescência de Israel, desde seu tempo de escravidão no Egito até o reinado de Davi. Cântico de Moisés (Deuteronômio 32) é para sondar a consciência, é história que não deve se repetir, ao mesmo tempo, para aquecer o coração, pois fala de grandes milagres, de uma graça que persiste todos os juízos, e da promessa que ostenta os seus sinais na cidade eleita e no rei escolhido.” [Nota: Kidner, Salmos 73-150, p. 280].

Introdução à instrução – (Salmos 78:1-11)

Asafe apelou para que seus ouvintes ouvissem suas instruções sobre os atos, poder e maravilhas de Deus. Ele havia recebido esses ensinamentos de gerações anteriores e agora os estava passando para a próxima geração, como Deus havia ordenado (cf. Deuteronômio 6:6-7).

O propósito deste ensino era que os jovens não se esquecessem do Senhor, mas confiassem nele e obedecessem à sua Palavra (Salmos 78:7). Isso os capacitaria a evitar os erros de seus ancestrais que eram teimosos, rebeldes e infiéis a Jeová. Os pais precisam comunicar a verdade de Deus através das gerações.

Uma deserção notável

É difícil identificar com certeza a ocasião que esses versículos descrevem. Efraim não era apenas o nome de uma tribo em Israel. Era também o nome da nação do norte de Israel depois que o Reino Unido se dividiu nos dias de Roboão. Assumindo que o escritor foi contemporâneo de Davi, a tribo Efraim parece estar em vista aqui. De qualquer forma, o escritor usou esse incidente como um mau exemplo que seus ouvintes deveriam evitar.

O registro da bondade de Deus e infidelidade de Israel – (Salmos 78:12-72)

Em sua revisão histórica, Asafe começou com as pragas no Egito (Salmos 78:12). Ele desenhou traços largos em sua tela verbal, traçando a fidelidade de Deus até a geração que deixou o Egito no Êxodo (Salmos 78:12-16). Cada versículo desta seção relembra histórias dos livros de Êxodo e Números. Apesar das provisões de Deus, os israelitas se rebelaram contra Ele. Eles colocam Deus à prova, exigindo que ele os prove em seus termos, em vez de simplesmente confiar e obedecer a ele (Salmos 78:17-20).

Em resposta à sua murmuração, Deus enviou fogo que queimava nos arredores do acampamento (Números 11:1-3). Este foi um aviso para o povo. Quando eles pediram pão, Ele os enviou abundantemente (Êxodo 16:14-31). Asafe chamou o maná de comida dos anjos (Salmos 78:25), porque desceu do céu. Quando o povo insistiu em ter carne, Deus enviou codornizes abundantes (Êxodo 16:13Números 11:31). No entanto, Ele também enviou uma praga que deveria tê-los ensinado a se contentar com Suas provisões (Números 11:33).

Apesar de todas essas lições, a geração de israelitas que deixou o Egito no Êxodo continuou a descrer e desobedecer a Jeová. Consequentemente, essa geração pereceu no deserto (Salmos 78:33).

Quando Deus matou alguns daquela geração, outros voltaram para Ele. No entanto, eles não o fizeram de todo o coração ou consistentemente. Ainda assim, Deus mostrou-lhes fielmente compaixão, perdoou-os e não destruiu todos eles de uma vez. O contraste entre a infidelidade de Israel e o amor leal de Jeová se destaca nessa perícope.

No Pentateuco

A ênfase nesta seção está em quantas vezes a geração infiel se rebelou contra Deus apesar dos primeiros sinais de Seu poder e cuidado. No Pentateuco, há 10 pragas sobre os egípcios e 10 ocasiões subsequentes em que Israel se rebelou contra o Senhor, a última das quais ocorreu em Cades Barnea (Números 13-14). Asafe contou várias das pragas que Deus trouxe sobre os egípcios que deveriam ter ensinado Seu povo a confiar e obedecer a Ele.

Portanto a ordem das pragas nesta passagem, como no Salmo 105, é um pouco diferente do registro em Êxodo, uma indicação de licença poética. Apesar dos repetidos casos de murmuração e rebelião, Deus liderou aquela geração como um pastor conduz um rebanho de ovelhas indefesas pelo deserto (Salmos 78:52-53). Ele até os trouxe com segurança para a terra que havia prometido dar a eles, e expulsou os cananeus de diante deles (Salmos 78:54-55).

Então depois que Josué morreu, o povo novamente testou a Deus ao não expulsar os habitantes da terra como Ele havia ordenado que fizessem. Eles se afastaram Dele para adorar falsos deuses (Salmos 78:56-58). Consequentemente, Deus permitiu que os filisteus capturassem a arca em Siló (cf. 1 Samuel 4:4-11). Muitos israelitas morreram naquela ocasião, incluindo os sacerdotes Hofni e Finéias (Salmos 78:64).

Graça de Deus para Israel

O escritor retratava Deus despertando, embora estivesse sempre desperto e ciente da condição de Seu povo. Ele simplesmente não se moveu para libertá-los até o tempo de Davi. Deus rejeitou José (ou seja, as tribos de Efraim e Manassés) e particularmente Efraim, o líder das tribos do norte, no sentido de que Ele escolheu alguém de Judá para liderar Israel. Ele também escolheu o Monte Sião como local de Seu santuário. Davi a tomou dos jebuseus. A provisão de Deus de Davi, o rei pastor, foi a evidência culminante do escritor da graça de Deus para Israel.

“O único rei em quem os salmistas estavam interessados ​​era Davi. Mas na maior parte, a monarquia sai muito bem nos Salmos por causa do grande respeito dos salmistas por Davi e sua linhagem. Essa reverência culmina em Salmos 78, onde a escolha de Davi por Deus é uma mudança drástica na história, uma mudança da linha de Raquel, representada por Saul da tribo de Benjamim, para a linha de Lia, representada por Davi da tribo de Judá.” [Nota: Bullock, p. 115].

Integridade

O pastoreio deve sempre brotar da integridade e sabedoria pessoal (Salmos 78:72). Uma pessoa de integridade é aquela que pratica o que prega. O que uma pessoa é determina o que ela faz . O relacionamento com Deus molda o caráter. A sabedoria envolve levar em consideração o que Deus revelou enquanto vivemos. Integridade e habilidade

“Integridade e habilidade precisam uma da outra, pois nenhuma quantidade de habilidade pode compensar um coração pecaminoso, e nenhuma quantidade de devoção a Deus pode superar a falta de habilidade.” [Nota: Wiersbe, The . . . Sabedoria . , pág. 234].

Em vista de todas as suas bênçãos, o povo de Deus deve aprender com a história e permanecer fiel ao Senhor que foi fiel a eles (cf. 2 Timóteo 2:13). [Nota: Veja Allen, Lord of . . ., págs. 57-70].

Fonte da explicação de Salmos 78:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.